Política

CPI da Pandemia

O silêncio de Pazuello

Advocacia Geral da União prepara recurso para que ex-ministro tenha direito de ficar calado durante depoimento

por Sara Goldschmidt em 12/05/21 15:04

O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello já conseguiu adiar uma vez o seu depoimento na CPI da Pandemia, previsto para acontecer na semana passada, alegando que havia entrado em contato com duas pessoas que positivaram para a covid-19. A próxima oitiva está marcada para o dia 19, mas a Advocacia Geral da União (AGU) está trabalhando para que Pazuello tenha o direito de ficar em silêncio ou possa escolher as perguntas às quais responder.

Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, irá depor na CPI da Pandemia.
Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, irá depor na CPI da Pandemia. Foto: Carolina Antunes (Palácio do Planalto).

Como testemunha, o ex-ministro é obrigado a responder a todos os questionamentos e precisa se comprometer a falar a verdade.

A AGU é comandada pelo ministro André Mendonça, e o recurso de habeas corpus que vem sendo preparado pelo órgão deve ser apresentado nos próximos dias ao Supremo Tribunal Federal (STF). O objetivo é blindar Pazuello – e por tabela o presidente Jair Bolsonaro – de questionamentos comprometedores durante seu depoimento na CPI, e evitar que declarações do ex-ministro ampliem as chances de o relator Renan Calheiros (MDB-AL) apresentar um parecer desfavorável ao Palácio do Planalto.

Segundo apurou o jornal Valor Econômico, interlocutores de Pazuello afirmam que o fato de ele já ser investigado pela Justiça sobre a gestão da crise sanitária deveria ser suficiente para impedir seu comparecimento ao colegiado como testemunha. Com isso, a defesa do ex-ministro aposta que investir na tese de que os senadores independentes e da oposição o convocaram como testemunha para obrigá-lo a falar, mesmo sendo investigado, pode garantir uma vitória na Corte.

A oposição acredita que o recurso da AGU não deve ser atendido.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR