Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Política

VOTO IMPRESSO

Participação da PF em live de Bolsonaro acendeu alerta em ministros do STF

Possível presença do delegado-geral da PF, que não se concretizou, gerou receio de politização da corporação no debate sobre voto impresso

por Juliana Braga em 30/07/21 14:43

A possível presença do delegado-geral da Polícia Federal, Paulo Maiurino, na live desta semana do presidente Jair Bolsonaro acendeu um alerta em ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Na transmissão ao vivo desta quinta-feira, Bolsonaro prometeu apresentar provas de que as eleições teriam sido fraudadas. O que apresentou, no entanto, foram apenas “indícios”, segundo ele próprio.

Até a tarde de quinta (29), era esperada a participação de Maiurino no evento. Entre ministros do Supremo, a avaliação até então era de que a entrada da Polícia Federal no debate já tão politizado do voto impresso representaria uma ameaça à autonomia institucional da corporação. Poderia evidenciar, também, um enviezamento das investigações sobre a urna eletrônica, o que seria preocupante, tendo em vista que a PF é uma das instituições que monitora a segurança das eleições.

Ao final , Maiurino não compareceu à live. Quem estava presente era o ministro da Justiça, Anderson Torres, que leu relatórios da corporação sobre a segurança da urna, segundo ele, produzidos desde 2016 a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Torres afirmou que a PF recomenda desde então a adoção do voto impresso como forma de auditar as eleições.

Risco de colapso eleitoral

Em entrevista ao Café do MyNews de quinta-feira (29), o diretor-geral do Instituto Liberdade Digital, Diogo Rais, demonstrou preocupação com a pressa em que o tema do voto impresso tem sido abordada. Segundo ele, implementar essa modalidade de urna já para 2022 pode levar o país ao “colapso eleitoral” “Implantar uma mudança tão radical em 100% da eleição brasileira, com mais de 140 milhões de eleitores, de forma tão rápida pra uma próxima eleição, seria adequado?”, questionou o especialista em Direito Eleitoral e Tecnologia.

Assista à íntegra do Café do MyNews, com apresentação de Juliana Braga, no Canal MyNews

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR