A sabatina de Cristiano Zanin Martins na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado será em 21 de junho. A confirmação foi feita pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pelas redes sociais. A ideia é que, se aprovado na comissão, no mesmo dia, o nome do advogado, indicado pelo presidente Lula (PT) para o Supremo Tribunal Federal (STF), seja votado no plenário da Casa.
Pacheco postou uma foto ao lado de Zanin e do presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). “Recebi, nesta segunda-feira, em Brasília, a visita do advogado Cristiano Zanin, que me apresentou seu histórico profissional e sua disposição de integrar o Supremo Tribunal Federal”, escreveu.
O presidente do Senado continuou: “Acompanhou-me no encontro o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, senador Davi Alcolumbre, que definiu para o próximo dia 21 a sabatina na comissão. Tão logo finalizadas a sabatina e a votação na CCJ, darei encaminhamento ao Plenário do Senado na mesma data”.
A expectativa é de que Zanin não enfrente dificuldades para ser aprovado para o STF. Ele foi advogado pessoal de Lula nos casos da Operação Lava Jato. O advogado foi indicado para ocupar a vaga deixada pelo ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou compulsoriamente em abril, ao completar 75 anos.