Política

Almoço do MyNews

Privatização da Eletrobras “é boa”, mas conta de luz deve aumentar, afirma empresário do setor elétrico

Emerson Kapaz, que também foi deputado federal, diz que venda da estatal vai deixar o Brasil livre de um “gigante” que suga “recursos públicos”

por Luciana Tortorello em 22/06/21 18:12

O ex-deputado federal e empresário do setor energético Emerson Kapaz avalia a privatização da Eletrobrás como benéfica, mas avalia que a conta de luz de muitos brasileiros pode aumentar.

“A privatização é boa, é. Nós vamos ficar livres de um gigante como a Eletrobrás sugando dinheiro de recursos públicos, sim. O problema foi que na privatização, essa venda das ações que vai cair de 60% para 45%, o governo deixa de ter maioria na Eletrobrás e ela passa a ser privada, vai injetar R$ 60 bilhões por esta venda de ações no orçamento do governo. O problema é que os lobbys se mobilizaram e enfiaram um montão de emendas nessa privatização, que vão acabar custando R$ 84 bilhões. Infelizmente a conta de energia no final vai acabar aumentando”, explica Kapaz ao MyNews.

Um dos problemas mais graves do projeto, avalia o empresário, é a autorização da construção de uma linha de energia que passa por uma terra indígena, a implantação dos linhões de Tucuruí, e que isso poderia ser feito sem autorização do Ibama e da Funai. Ele diz que isso é inconstitucional e que vai acabar judicializando o processo, já que muito provavelmente que Ibama e Funai entrarão na justiça para impedir a construção desses linhões.

Para o ex-deputado federal, a privatização da estatal pode sim ter consequências na crise hídrica. Mas ele argumenta que o principal motivo para essa crise que estamos passando é o desmatamento desordenado na Amazônia, que faz com que as chuvas diminuam e consequentemente, temos menos águas em nossas hidrelétricas.

“Nós vamos ter um problema gravíssimo agora no segundo semestre  Possivelmente um racionamento e uma dificuldade porque você não tem fornecimento de água das hidrelétricas. Felizmente no Brasil não é maior [o problema porque] você tem eólicas, você tem energia solar abundante crescendo muito e descentralizando a energia para perto do consumo, isso diminuirá um pouco problema e graças a essas energias, talvez a gente consiga atravessar essa fase e entrar em novembro, dezembro com essa fase de chuva, mas é uma incógnita, é um ponto de interrogação o que vai acontecer no segundo semestre”, analisa Kapaz.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR