Política

PANDEMIA NO BRASIL

Senadores protocolam pedido de CPI da covid-19 para apurar ações do governo

Pedido responsabiliza governo Bolsonaro pela gestao da pandemia. Abertura da CPI depende do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco

por Fernanda Oening em 04/02/21 19:20

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) protocolou nesta quinta-feira (4) um pedido de criação de Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar as ações e omissões do Governo Federal no enfrentamento da pandemia da Covid-19.

O requerimento conta com as assinaturas de 31 parlamentares, mais que as 27 necessárias. Agora, cabe ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), tomar a decisão de instaurar ou não a CPI.

O requerimento afirma que o governo federal viola direitos fundamentais básicos e que o Brasil dá péssimos exemplos no combate ao vírus, além de dizer que a gestão Bolsonaro tem se comportado de maneira irresponsável ao deixar de seguir as normas sanitárias das principais organizações de saúde do mundo.

Sepultamentos no Cemitério Nossa Senhora Aparecida causado pela pandemia de Covid-19 no Amazonas. (Foto: Alex Pazuello/Secom)

O documento também cita que o governo tentou retardar a compra de vacinas, além de desacreditar o efeito dos imunizantes, em uma disputa política. O pedido cita ainda a situação crítica de Manaus, que sofreu um colapso na saúde com a segunda onda da covid-19, com a falta de oxigênio para os pacientes.

“Essa CPI é necessária para investigar as omissões e negligências que ocorreram no combate da pandemia de covid-19 no Brasil, que já resultou lamentavelmente na perda de mais de 220 mil compatriotas. Notadamente, para também investigar as graves omissões que ocorreram no Estado do Amazonas e aqui na Região Norte, o que possibilitou que se alastrasse a nova cepa do coronavirus e também resultasse numa dramática tragédia em Manaus, que chegou a ter mais de 260 mortes por dia. São elementos mais que suficientes para investigar quais foram os responsáveis por tudo isso”, declarou o senador Randolfe Rodrigues.

O documento é assinado por parlamentares de quase toda a oposição: PT, PSB, Podemos, PSDB, PDT, PSD, Rede, PSL, Cidadania, PROS, MDB, e também os senadores Eduardo Braga (MDB-AM), Renan Calheiros (MDB-AL) e Tasso Jereissati (PSDB-CE). Simone Tebet (MDB-MS), candidata que perdeu a eleição para presidência do Senado, também assinou o requerimento.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR