Pedido responsabiliza governo Bolsonaro pela gestao da pandemia. Abertura da CPI depende do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco
por Fernanda Oening em 04/02/21 19:20
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) protocolou nesta quinta-feira (4) um pedido de criação de Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar as ações e omissões do Governo Federal no enfrentamento da pandemia da Covid-19.
O requerimento conta com as assinaturas de 31 parlamentares, mais que as 27 necessárias. Agora, cabe ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), tomar a decisão de instaurar ou não a CPI.
O requerimento afirma que o governo federal viola direitos fundamentais básicos e que o Brasil dá péssimos exemplos no combate ao vírus, além de dizer que a gestão Bolsonaro tem se comportado de maneira irresponsável ao deixar de seguir as normas sanitárias das principais organizações de saúde do mundo.
O documento também cita que o governo tentou retardar a compra de vacinas, além de desacreditar o efeito dos imunizantes, em uma disputa política. O pedido cita ainda a situação crítica de Manaus, que sofreu um colapso na saúde com a segunda onda da covid-19, com a falta de oxigênio para os pacientes.
“Essa CPI é necessária para investigar as omissões e negligências que ocorreram no combate da pandemia de covid-19 no Brasil, que já resultou lamentavelmente na perda de mais de 220 mil compatriotas. Notadamente, para também investigar as graves omissões que ocorreram no Estado do Amazonas e aqui na Região Norte, o que possibilitou que se alastrasse a nova cepa do coronavirus e também resultasse numa dramática tragédia em Manaus, que chegou a ter mais de 260 mortes por dia. São elementos mais que suficientes para investigar quais foram os responsáveis por tudo isso”, declarou o senador Randolfe Rodrigues.
O documento é assinado por parlamentares de quase toda a oposição: PT, PSB, Podemos, PSDB, PDT, PSD, Rede, PSL, Cidadania, PROS, MDB, e também os senadores Eduardo Braga (MDB-AM), Renan Calheiros (MDB-AL) e Tasso Jereissati (PSDB-CE). Simone Tebet (MDB-MS), candidata que perdeu a eleição para presidência do Senado, também assinou o requerimento.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR