Política

Eleições

Programa econômico de Simone Tebet é um tripé com forte base na questão social

A economista Elena Laudau, coordenadora do programa, diz que ele não começa de forma tradicional. Começa pelo capital humano

por da Redação em 01/08/22 16:41

A economista Elena Landau,  coordenadora do programa econômico da candidata Simone Tebet, esteve no Café do MyNews para explicar as bases da proposta econômica da postulante ao Palácio do Planalto. Ela disse que o programa é um tripé com forte base na questão social. “Ele não começa como os programas tradicionais”, disse Elena.

Na verdade, como explicou, é um tripé com forte base na questão social, a partir da formação de capital humano. “E é de forma completa, desde a primeira infância até atendimento à família, saneamento básico, combate a violência contra mulher, diminuição da evasão escolar . Então é uma ideia do capital humano por completo”, explicou a economista. Em suma, disse, é gente e capacitação.

No mesmo nível está a questão ambiental. “O Brasil está totalmente fora do circuito econômico mundial exatamente por conta de uma não política ambientalista”, disse ela. “A ilegalidade que foi a retirada dos mecanismos de fiscalização e combate na Amazônia deixa claro seu preço”, acrescenta. Mas além de economia, o meio ambiente também é social, segundo ela. “Se você olhar a Amazônia é onde estão os piores indicadores sociais. Pior violência, evasão escolar, IDH baixo”.

Um dos nomes de referência no programa de privatização do governo do ex-presidente Fernando Cardoso, Elena disse que programas de desestatização podem vir quando se mostrarem necessários. “E os correios?”, perguntou um internauta. “Acho que passou do tempo, não sei se teriam interessados”, diz. Toda área de desestatização será pensada neste sentido, tornar o estado mais eficiente, fazer revisão de gasto.

“E as reformas econômicas que todo mundo sai dizendo como o programa econômico elas são a sustentação desses dois elementos que são a base do desenvolvimento social do Brasil de longo prazo”, explicou.

No rol de reformas ela elenca a reforma tributária e dar continuidade a uma reforma administrativa. “Essa reforma foi iniciada ainda pelo Bresser Pereira”.

Não é objetivo em si acabar com a estabilidade do funcionalismo público. “Os critérios para a estabilidade do funcionário já estão escritos na Constituição precisa regulamentar”.  Uma abertura comercial, maior integração do Brasil com as cadeias internacionais é outro ponto do programa. “A gente não pensa que a pandemia ou a guerra da Ucrânia seja o momento que tenhamos que nos fechar”. Ela diz que há  várias outras discussões na política industrial, tecnologia e transformação digital do governo. “Queremos um governo mais próximo da sociedade, mais transparente”, diz.

A íntegra da entrevista você confere no vídeo abaixo

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR