Arquivos Sofia Pilagallo - Canal MyNews – Jornalismo Independente https://canalmynews.com.br/post_autor/sofia-pilagallo/ Nosso papel como veículo de jornalismo é ampliar o debate, dar contexto e informação de qualidade para você tomar sempre a melhor decisão. MyNews, jornalismo independente. Tue, 11 Feb 2025 13:09:13 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.2 Morre, aos 96 anos, Jean-Marie Le Pen, líder histórico da extrema direita na França https://canalmynews.com.br/noticias/morre-aos-96-anos-jean-marie-le-pen-lider-historico-da-extrema-direita-na-franca/ Tue, 07 Jan 2025 15:04:37 +0000 https://localhost:8000/?p=49847 Político francês era abertamente racista e tinha ideais extremistas em geral; ao longo da vida, acumulou condenações na Justiça em casos de antissemitismo

O post Morre, aos 96 anos, Jean-Marie Le Pen, líder histórico da extrema direita na França apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Jean-Marie Le Pen, líder histórico da extrema direita na França, morreu aos 96 anos nesta terça-feira (7), informou a família à agência de notícias France Presse (AFP). Ele estava internado em uma casa de repouso havia várias semanas e morreu “cercado por sua família”.

Le Pen era abertamente racista e tinha ideais extremistas em geral. Ao longo da vida, acumulou condenações na Justiça em casos de antissemitismo e era constantemente acusado de xenofobia e racismo.

Leia mais: Bolsonarismo não aceita o fim do período autoritário, diz especialista em extrema direita

Em um dos casos, foi condenado e multado em 1990 por contestar crimes de guerra dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial ao dizer que as câmaras de gás, utilizadas para matar judeus, eram “apenas um detalhe” da história do conflito. O comentário provocou indignação na França.

Em 1972, Le Pen fundou a Frente Nacional, atual Reunião Nacional (RN). Inicialmente, o partido reunia neofascistas. Depois, foi se moderando, mas ainda é considerado a principal sigla da extrema direita na França. O líder extremista concorreu cinco vezes à Presidência da França, todas sem sucesso. A última delas foi em 2007.

Leia mais: Entenda em que momento Ricardo Nunes passou a se alinhar à extrema direita

Jean-Marie é pai de Marine Le Pen, principal nome da extrema direita na política francesa atualmente. Apesar de terem ideais semelhantes, os dois já tiveram desentendimentos que levaram a uma ruptura.

O negacionismo de Jean-Marie com relação à tragédia humanitária ocorrida na Segunda Guerra Mundial levou Marine a expulsá-lo do RN em 2015, causando um “racha” na família. À época, o líder extremista acusou a filha de traição e disse ter vergonha que a presidente do partido levasse seu nome.

O presidente da França, Emmanuel Macron, um centrista, expressou “suas condolências à família e aos amigos (de Le Pen)”, em uma declaração curta, diferentemente do usual, emitida pelo palácio presidencial. Nas redes sociais, o atual presidente do RN, Jordan Bardella, lamentou a morte do líder extremista, afirmando que ele “sempre serviu à França”, defendendo sua “identidade” e “soberania”.

Entenda como a extrema direita se articulou para se tornar forte e unificada:

O post Morre, aos 96 anos, Jean-Marie Le Pen, líder histórico da extrema direita na França apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
GCM mata secretário dentro da prefeitura de Osasco, na Grande São Paulo https://canalmynews.com.br/brasil/gcm-mata-secretario-dentro-da-prefeitura-de-osasco-na-grande-sao-paulo/ Tue, 07 Jan 2025 00:56:54 +0000 https://localhost:8000/?p=49832 Antes de efetuar os disparos, o agente, Henrique Marival de Souza, manteve Adilson Moreira como refém, trancou as portas de acesso ao local e montou barricadas

O post GCM mata secretário dentro da prefeitura de Osasco, na Grande São Paulo apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Um guarda civil municipal (GCM), identificado como Henrique Marival de Sousa, atirou e matou, dentro da prefeitura de Osasco, na Grande São Paulo, o secretário municipal adjunto de Segurança e Controle Urbano, Adilson Moreira. Segundo a prefeitura, antes de efetuar os disparos, o GCM manteve Moreira como refém, trancou as portas de acesso ao local e montou barricadas.

O caso ocorreu na tarde desta segunda-feira (6) após uma reunião, na prefeitura, entre o secretário e guardas civis. O guarda civil se entregou à polícia por volta das 19h30. A negociação foi conduzida por equipes do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE), da Polícia Militar (PM).

Leia mais: Policial derruba homem de moto com chutes em Itapevi (SP); Secretaria repudia ação

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do estado de São Paulo, o atirador foi encaminhado ao 5º Distrito Policial da cidade, onde será ouvido e indiciado. De acordo com a SSP, “exames periciais foram solicitados e mais informações serão fornecidas após o registro do boletim de ocorrência. O acesso à prefeitura foi interditado e o Paço municipal só pode ser acessado pela polícia.

Nas redes sociais, o prefeito de Osasco, Gerson Pessoa, lamentou a morte de Moreira. Segundo Pessoa, o secretário-adjunto era funcionário público há mais de 25 anos.

“Estou consternado com essa situação”, escreveu. “Vamos acompanhar a família do Moreira e oferecer todo o apoio necessário neste momento de dor. Nossas orações a família e aos amigos da vítima neste dia tão triste para Osasco.”

O post GCM mata secretário dentro da prefeitura de Osasco, na Grande São Paulo apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Esporte se tornou classe de ativos viável para o investidor, diz fundador da Outfield https://canalmynews.com.br/opiniao/esporte-se-tornou-classe-de-ativos-viavel-para-o-investidor-diz-fundador-da-outfield/ Mon, 06 Jan 2025 20:41:46 +0000 https://localhost:8000/?p=49819 Desde 2021, houve o surgimento de mais de 70 novas Sociedades Anônimas do Futebol e a injeção de mais de R$5 bilhões em capital novo na indústria do esporte

O post Esporte se tornou classe de ativos viável para o investidor, diz fundador da Outfield apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O esporte tem se provado uma classe de ativos viável aos olhos do investidor. Foi o que afirmou ao MyNews o empresário Pedro Oliveira, fundador da Outfield, empresa de inteligência, estratégia e investimentos no esporte, games e entretenimento.

Em agosto de 2021, com a criação da Lei 14.193/2021, que instituiu a Sociedade Anônima do Futebol (SAF), clubes de futebol passaram a ser estimulados a migrar da associação civil sem fins lucrativos para a empresarial. Desde então, houve o surgimento de mais de 70 novas Sociedades Anônimas do Futebol e a injeção de mais de R$5 bilhões em capital novo na indústria do esporte.

Leia mais: Elaboração de testamentos tem aumentado entre empresas familiares, diz advogada

“O esporte está se provando ser uma classe de ativos viável aos olhos do investidor”, afirmou Oliveira em conversa com a jornalista Mara Luquet, CEO do MyNews, e o economista Marcelo Fonseca, da REAG Investimentos, durante o programa Além das Manchetes.

“Apesar de a indústria [do esporte] existir há 120 anos, no Brasil, essa indústria tem se formalizado de cerca de cinco anos para cá. Isso tem sido possível a partir da injeção de capital, da entrada de interlocutores cada vez mais qualificados e do capital privado interessado em participar desse processo de transformação”, acrescentou.

Leia mais: Não declarar pagamento ou recebimento aluguel é crime, alerta advogado tributarista

No Brasil, a instituição da Lei das SAFs possibilitou compras importantes de clubes de futebol. Em maio de 2023, o City Football Group, por exemplo, maior grupo de investidores do futebol mundial, comprou o Bahia SAF. Cerca de um mês depois, em junho, o Treecorp, fundo de private equity, adquiriu o Coritiba SAF. O futebol europeu também vem recebendo grande injeção de recursos de fundos de private equity e fundos soberanos, a exemplo do Redbird no Milan; do Oaktree, na Inter de Milão; e do PIF, o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita, no Newcastle.

Assim como o futebol, outros esportes se tornaram negócios lucrativos nos últimos anos. A Fórmula 1, por exemplo, voltou a ser um fenômeno sócio-cultural. As modalidades do nicho vêm crescendo vertiginosamente, apoiadas pela facilidade na distribuição de conteúdo por meio do streaming. As ligas americanas também estão mais fortes e globais do que nunca, com a National National Football League (NFL) e NBA (National Basketball Association) faturando bilhões por ano.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Saiba como os investimentos estão transformando o mundo do esporte no Brasil:

O post Esporte se tornou classe de ativos viável para o investidor, diz fundador da Outfield apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Alguns fazem patrimônio pulando de casamento em casamento, diz advogado https://canalmynews.com.br/noticias/ha-pessoas-que-constroem-patrimonio-pulando-de-casamento-em-casamento-diz-advogado/ Thu, 02 Jan 2025 18:28:08 +0000 https://localhost:8000/?p=49740 Segundo Kevin de Souza, golpistas apresentam um padrão: já tiveram vários relacionamentos, transitam pela alta sociedade e têm uma vida luxuosa

O post Alguns fazem patrimônio pulando de casamento em casamento, diz advogado apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Há pessoas que constroem patrimônio pulando de casamento em casamento. Foi o que afirmou ao MyNews o advogado Kevin de Souza, sócio do escritório Souza & Rosa Advogados Associados.

Segundo Souza, é possível observar um padrão de comportamento nos golpistas, que entram em sucessivos relacionamentos com o único objetivo de obter ganhos financeiros. Todas já tiveram vários casamentos, transitam pela alta sociedade e fazem questão de ter uma vida luxuosa a todo custo.

Leia mais: Está prestes a se aposentar? Entenda o que muda na aposentadoria em 2025

“Nós vemos os casos mais abomináveis do ponto de vista jurídico. Há pessoas que fazem isso [pulam de casamento em casamento] propositalmente, que já estão no terceiro ou quarto casamento fazendo a mesma coisa. São profissionais, que podem ser tanto homens quanto mulheres”, explica.

“É possível observar algumas características em comum nessas pessoas: frequentam os mesmos círculos sociais, fazem questão de manter um alto nível de sofisticação e pensam: ‘Não vou baixar o meu nível, custe o que custar. Se eu entrar em um relacionamento e não der certo, vou para outro'”, acrescenta.

Leia mais: Previdência: STF torna inconstitucional cobrança de imposto sobre planos

De acordo com o advogado, há casos de pessoas que o procuram para fazer um processo conhecido como due dilligence (diligência prévia) —  neste caso, voltada a uma pessoa com quem o cliente tem a intenção de se relacionar. O procedimento, diz ele, é “extremamente comum”.

Originalmente, o termo refere-se ao processo de investigação de uma oportunidade de negócios que investidores solicitam para avaliar os ricos de uma transação. No caso de uma due dilligence voltada a uma pessoa, o advogado fica encarregado de apontar os riscos que seu cliente corre ao se relacionar com ela, a depender da posição que ocupa ou do patrimônio que detém.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Como se comportam os golpistas que querem o patrimônio de seus parceiros e onde circulam:

O post Alguns fazem patrimônio pulando de casamento em casamento, diz advogado apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Soraya Thronicke: ‘Muita gente, inclusive senadores, não quer que CPI das bets ande’ https://canalmynews.com.br/politica/soraya-thronicke-muita-gente-inclusive-senadores-nao-quer-que-cpi-das-bets-ande/ Thu, 02 Jan 2025 15:38:02 +0000 https://localhost:8000/?p=49721 Senadora e relatora da Comissão Parlamentar de Inquérito acredita que alguns de seus colegas tenham familiares ou amigos envolvidos com apostas online

O post Soraya Thronicke: ‘Muita gente, inclusive senadores, não quer que CPI das bets ande’ apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Há muita gente, inclusive senadores, que não quer que a CPI das Bets siga seu curso. Foi o que afirmou ao MyNews a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), relatora da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga possíveis irregularidades e impactos das apostas online no Brasil, instalada no Senado Federal em novembro de 2024.

A CPI apura a influência dos cassinos digitais no orçamento das famílias brasileiras, possíveis associações das empresas do ramo com organizações criminosas e o uso de influenciadores digitais na promoção da prática. Em 2023, o Brasil se tornou o país do mundo com mais pessoas que apostam em jogos de azar online, segundo dados apresentados na própria comissão.

Leia mais: ‘Brasil vive pandemia de jogos de azar’, diz Soraya Thronicke, relatora da CPI das Bets

“Há muita gente que não quer que a CPI ande, inclusive senadores”, disse Soraya em conversa com os jornalistas Afonso Marangoni e Mara Luquet, do MyNews, e João Paulo Biage, do Jornal O Povo. “Alguns senadores têm familiares ou amigos envolvidos [com apostas online], acho, e estão tentando [atrasar a CPI] de todo jeito. Estou tendo dificuldades, e é bom que todo mundo saiba, porque não vou ceder.”

Desde o início da CPI, os senadores já aprovaram a convocação de diversos influenciadores digitais e celebridades que fazem a divulgação de bets. Influenciadores como Virginia Fonseca, Gkay e Deolane Bezerra, além dos cantores Gusttavo Lima, Wesley Safadão e Jojo Todynho, e do humorista Turilipa, foram chamados para depor.

Leia mais: Veja quais são as bets autorizadas a funcionar no Brasil

Questionada pelos jornalistas se a convocação desses influenciadores e celebridades à CPI tem como objetivo atrair visibilidade para a comissão, Soraya foi enfática ao responder que não. Ela revelou, inclusive, que uma dessas figuras teria reagido mal ao ser convocada para depor, afirmando que iria “sapatear na cabeça” da senadora.

“[A convocação de influenciadores e celebridades à CPI] não é para dar visibilidade”, garantiu Soraya. “Um influenciador, ou influenciadora, que não vou contar quem é, falou: ‘Pode me chamar [para depor] que eu vou sapatear na cabeça da Soraya.’ Se quiser fazer cena, eu fecho a porta. Não quero fazer esse tipo de alarde porque preciso entregar um relatório consistente.”

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Veja revelações de Soraya Thronicke sobre temas que estão sendo discutidos no Senado Federal:

O post Soraya Thronicke: ‘Muita gente, inclusive senadores, não quer que CPI das bets ande’ apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Análise: Com Trump, americanos e brasileiros passam a ser concorrentes https://canalmynews.com.br/internacional/analise-com-trump-na-presidencia-americanos-e-brasileiros-passam-a-ser-concorrentes/ Tue, 31 Dec 2024 16:09:49 +0000 https://localhost:8000/?p=49666 Em vez de disputar exportações com México, Vietnã e outros países, Brasil deve passar a competir com os Estados Unidos no cenário econômico internacional

O post Análise: Com Trump, americanos e brasileiros passam a ser concorrentes apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Com o republicano Donald Trump na presidência, americanos e brasileiros passam a ser concorrentes no cenário econômico internacional. Essa é a análise do político Márcio Fortes, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) durante o governo de José Sarney, que integra a bancada do videocast Não é Bem Assim, exibido pelo Canal MyNews.

Durante o programa, o último do ano, a bancada debateu os desafios e oportunidades do ano de 2025, que, segundo Fortes, chega em um período de boas perspectivas para as contas externas. Entre os assuntos discutidos na ocasião, estão as implicações da posse de Trump e o que o retorno do republicano à Casa Branca significa para a economia global e para o Brasil.

Leia mais: Entenda como as ameaças de Trump contra o Brics podem ser um tiro no pé

“Os americanos vão passar a ser concorrentes dos brasileiros”, afirma Fortes. “Em vez de competirmos com México, Vietnã, Tailândia, Bangladesh e África do Sul, vamos competir com os próprios Estados Unidos devido aos estímulos para os negócios por lá, o que vai chacoalhar um pouco as elites empresariais brasileiras.”

Trump tomará posse em 20 de janeiro, dia tradicional para cerimônias de posse de presidentes nos Estados Unidos, chamado de “Inauguration Day” (“Dia da Inauguração”). Antes disso, no dia 6, O Congresso americano fará a contagem oficial dos votos das eleições.

O processo formal de transição de governo sofreu semanas de atraso e só teve início do final de novembro, quando a equipe de transição de Trump assinou um acordo com a Casa Branca. A equipe de Trump rejeitou os apelos do governo do presidente democrata Joe Biden para assinar rapidamente um memorando de entendimento e se opôs a alguns elementos de um acordo de transição tradicional.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

O post Análise: Com Trump, americanos e brasileiros passam a ser concorrentes apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Elaboração de testamentos tem aumentado entre empresas familiares, diz advogada https://canalmynews.com.br/noticias/elaboracao-de-testamentos-tem-aumentado-entre-empresas-familiares-diz-advogada/ Mon, 30 Dec 2024 18:36:25 +0000 https://localhost:8000/?p=49641 Separações e divórcios, mortes e incapacidade civil são as principais situações em que a sucessão de um negócio pode virar um problema

O post Elaboração de testamentos tem aumentado entre empresas familiares, diz advogada apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A elaboração de testamentos, prática antes tida como um “tabu”, tem aumentado no Brasil, e na América Latina como um todo, entre empresas familiares de pequeno e médio porte nos últimos anos. Foi o que afirmou ao MyNews a advogada Renata Guimarães, especialista em Direito de Família e Sucessões.

Em entrevista à jornalista Mara Luquet, CEO do MyNews, Renata apontou que separações e divórcios, mortes e incapacidade civil são as principais situações em que a sucessão de negócios familiares pode virar um problema. O ideal, portanto, é traçar um planejamento sucessório antes que qualquer uma dessas coisas possa vir a acontecer, eventualmente.

Leia mais: Taxa de desemprego em novembro atinge 6,1%, a menor desde 2012

“A questão do planejamento familiar aumentou fortemente de 10 a 15 anos para cá. Há hoje empresas de pequeno porte que procuram por esse serviço”, diz. “Atendo clientes do interior de Minas Gerais que têm negócios interessantíssimos, com potencial de crescimento, mas que não tomaram ainda nenhuma providência mínima de sucessão. São casos interessantes de se trabalhar.”

Os filhos e cônjuges são os chamados “herdeiros necessários” de empresas e patrimônios. Isso significa que eles têm direito a parte legítima da herança. Apesar disso, explica a advogada, nem sempre os filhos ou cônjuges têm o perfil mais indicado para assumir determinados negócios.

Em casos de incapacidade civil, por exemplo, a situação de uma família pode mudar subitamente, a partir de um acidente ou outra fatalidade que se apresenta sem aviso prévio. Por isso, é importante estabelecer previamente um curador patrimonial, que assume o dever de administrar os bens do curatelado.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Dinheiro, família e negócios: como evitar conflitos que podem destruir tudo:

O post Elaboração de testamentos tem aumentado entre empresas familiares, diz advogada apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Mara Luquet explica como ganhar dinheiro ainda este ano declarando imposto de renda https://canalmynews.com.br/noticias/mara-luquet-explica-como-ganhar-dinheiro-ainda-este-ano-declarando-imposto-de-renda/ Thu, 19 Dec 2024 16:06:56 +0000 https://localhost:8000/?p=49506 Há pessoas que, por fazerem declaração simplificada, optam por um plano de previdência VGBL; mas, em alguns casos, a declaração completa pode ser mais indicada

O post Mara Luquet explica como ganhar dinheiro ainda este ano declarando imposto de renda apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Dezembro é o último mês para você ganhar dinheiro declarando Imposto de Renda (IR) — e é possível fazer isso aprendendo a declarar da maneira correta. A jornalista Mara Luquet, CEO do MyNews, explica como.

Há pessoas que, por fazerem declaração simplificada, optam por um plano de previdência privada do tipo Vida gerador de benefício livre (VGBL). Apesar disso, em alguns casos, a declaração completa pode ser mais indicada. Dependendo da situação, é possível abater até 12% da renda tributável do contribuinte. Para descobrir se a declaração completa vale a pena para você, basta simular a aplicação no plano de previdência, como se fosse uma despesa dedutível.

Leia mais: Previdência: STF torna inconstitucional cobrança de imposto sobre planos

“E como você vai descobrir isso [se é melhor optar pela declaração completa]? Você vai descobrir isso simulando, no site da Receita Federal — simulando ali um Imposto de Renda e colocando [na planilha] os gastos que você pode abater do IR, o que seria a sua contribuição para o plano de previdência. Na prática, isso entra como um gasto que você tem, que você pode abater do imposto a pagar”, explica Mara.

“Aí me diz, o que a Receita falou? É melhor você fazer simplificada ou completa? Muita gente hoje faz simplificada, quando poderia fazer a completa e ganhar uma grana investindo para a Previdência”, acrescenta.

A CEO do MyNews orienta, ainda, que é importante começar a investir, ainda que um valor pequeno. Pode ser um investimento de R$ 5, R$ 10 ou R$ 15. O Fundo de Previdência, explica, não serve só para a aposentadoria, mas para qualquer investimento de médio a longo prazo. Com o decorrer do tempo, os juros compostos representam uma diferença significativa sobre o valor investido incialmente.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

O post Mara Luquet explica como ganhar dinheiro ainda este ano declarando imposto de renda apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Análise: Ambiente nas Forças Armadas não está ‘muito bem’, como disse ministro https://canalmynews.com.br/opiniao/analise-ambiente-nas-forcas-armadas-nao-esta-muito-bem-como-disse-ministro/ Wed, 18 Dec 2024 17:00:04 +0000 https://localhost:8000/?p=49468 Segundo jornalista que conversou com fontes militares, há um 'incômodo' muito grande na corporação com relação à prisão do general Walter Braga Netto

O post Análise: Ambiente nas Forças Armadas não está ‘muito bem’, como disse ministro apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O ambiente nas Forças Armadas não está “muito bem”, como afirmou o ministro da Defesa, José Múcio. Essa é análise do jornalista João Vitor Revedilho, repórter da Revista IstoÉ, em Brasília, que conversou com fontes militares e participou do Segunda Chamada de terça-feira (17).

Lula e Múcio se encontraram na casa do presidente, em São Paulo, na tarde de terça-feira (17), para discutir a prisão do general Walter Braga Netto e o projeto que altera a previdência dos militares. Depois da conversa, o ministro concedeu entrevista aos jornalistas que o aguardavam do lado de fora da residência.

Leia mais: ‘Marco para o fortalecimento da democracia’, diz historiador sobre prisão de Braga Netto

Perguntado sobre como estava o ambiente nas Forças Armadas depois da prisão de Braga Netto, Múcio respondeu: “Muito bem”. Depois, acrescentou: “Como eu disse, estão constrangidas. É o primeiro general quatro estrelas que é detido no Exército, mas não foi surpresa para ninguém.”

Segundo Revedilho, fontes militares ouvidas por ele reforçaram que há um “incômodo” muito grande nas Forças Armadas com relação à prisão de Braga Netto. Ele é o primeiro general quatro estrelas — o mais alto nível na hierarquia do Exército — que foi preso na história por ordem do Poder Judiciário, e não por ordem do Supremo Tribunal Militar (STM). O jornalista acrescentou que a detenção do general “fecha o cerco” sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e que a cúpula bolsonarista, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, tem demonstrado preocupação com a detenção do general.

Leia mais: Análise: Ex-presidente Jair Bolsonaro fez das Forças Armadas uma extensão de seu governo

Em relatório enviado ao STF, no mês passado, a PF indiciou 37 acusados, entre eles Braga Netto e Bolsonaro, por tentativa de golpe de Estado após as eleições gerais de 2022. A instituição apurou que uma das reuniões realizadas para tratar do plano golpista foi realizada na casa de Braga Netto, em 12 de novembro de 2022. A trama incluía o assassinato de Lula, de seu vice, Geraldo Alckmin (PSDB-SP), e do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A Polícia Federal (PF) prendeu Braga Netto na manhã de sábado (14), quando realizou um mandado de busca e apreensão preventiva na casa do general, em Copabacana, no Rio de Janeiro. O mandado de busca e apreensão foi expedido por Moraes, relator do inquérito no STF. De acordo com a PF, o general estaria atrapalhando as investigações, “na livre produção de prova durante a instrução do processo penal”.

A coluna do jornalista Valdo Cruz, do g1, apurou que a cúpula das Forças Armadas acredita que mais militares podem ser incluídos em futuras operações da Polícia Federal. Um nome dado como praticamente certo é o do general Augusto Heleno, que também foi indiciado no inquérito da tentativa de golpe. Heleno também é um general quatro estrelas, assim como Braga Netto, e foi ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no governo Bolsonaro.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Veja o que revela ministro da Defesa sobre bastidores da prisão de Braga Netto:

O post Análise: Ambiente nas Forças Armadas não está ‘muito bem’, como disse ministro apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Análise: Jair Bolsonaro fez das Forças Armadas uma extensão de seu governo https://canalmynews.com.br/opiniao/analise-ex-presidente-jair-bolsonaro-fez-das-forcas-armadas-uma-extensao-de-seu-governo/ Tue, 17 Dec 2024 17:31:36 +0000 https://localhost:8000/?p=49442 Para o sociólogo Rodrigo Prando, a partir do momento em que a instituição se mistura com ideologia política, os pilares que a sustentam se quebram

O post Análise: Jair Bolsonaro fez das Forças Armadas uma extensão de seu governo apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez das Forças Armadas uma extensão de seu governo. Foi o que afirmou o sociólogo Rodrigo Prando, colunista do site do MyNews, que participou do Segunda Chamada de segunda-feira (16). Não por acaso, Bolsonaro e militares do alto escalão do Exército se uniram para tentar dar um golpe de Estado após as eleições de 2022.

Para Prando, a partir do momento em que as Forças Armadas se misturam com ideologia política, quebram-se os pilares que sustentam a instituição, que são hierarquia, disciplina e obediência à Constituição Federal. Em 2021, um projeto de lei alterou o Estatuto dos Militares para deixar claro que a instituição é rigorosamente apartidária.

Leia mais: ‘Marco para o fortalecimento da democracia’, diz historiador sobre prisão de Braga Netto

“[O historiador e sociólogo brasileiro] Sérgio Buarque de Holanda diz que o Estado não é uma ampliação do círculo familiar. Ao contrário, Estado e família são elementos antagônicos”, afirmou Prando. “O Estado não pode ser uma ampliação do círculo familiar. Bolsonaro fez das Forças Armadas uma extensão de seu governo — e as Forças Armadas se deixaram encantar por isso.”

Um relatório de 2021 do Tribunal de Contas da União (TCU) mostrou que, sob a presidência de Bolsonaro, o governo federal mais que dobrou a presença de militares em cargos até então ocupados por civis. Segundo levantamento do órgão, em 2020, 6.175 membros das Forças Armadas ocupavam esses postos. Em 2019, no primeiro ano do governo Bolsonaro, esse número era de 3,5 mil.

A auditoria partiu do ministro Bruno Dantas, que, em 2020, pediu para a Corte de Contas apurar o que chamou de uma “possível militarização excessiva do serviço público civil”. Anteriormente, o ministro Luis Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (PT), havia criticado a “militarização” do governo federal.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Veja o que afirmou o ex-presidente Jair Bolsonaro depois da prisão do general Walter Braga Netto:

O post Análise: Jair Bolsonaro fez das Forças Armadas uma extensão de seu governo apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
‘Governo está comprimido entre o Congresso e o BC’, diz economista sobre orçamento https://canalmynews.com.br/opiniao/governo-esta-comprimido-entre-o-congresso-e-o-bc-diz-economista-sobre-orcamento-de-2025/ Mon, 16 Dec 2024 20:25:09 +0000 https://localhost:8000/?p=49410 Tanto a casa legislativa quanto a instituição monetária fazem pressões pela redução dos gastos públicos e pedem cortes em programas sociais

O post ‘Governo está comprimido entre o Congresso e o BC’, diz economista sobre orçamento apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O governo federal está “comprimido” entre o Congresso Nacional e o Banco Central (BC), que fazem pressões por um orçamento mais enxuto em 2025. Foi o que afirmou o economista Euzébio de Souza, professor na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), durante participação no Segunda Chamada de sexta-feira (13).

Nos últimos dias, o governo tem feito negociações com o Congresso para aprovar o novo pacote fiscal anunciado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). O governo liberou bilhões em emendas individuais e de bancada, incluindo as chamadas “emendas Pix”, que permitem transferências diretas para estados e municípios.

Leia mais: Câmara aprova urgência do corte de gastos e governo promete negociar

Apesar do pagamento, o Congresso ainda pressiona por mais recursos, especialmente as emendas de comissão, herdeiras do orçamento secreto. O pacote de medidas inclui cortes no salário mínimo, mudanças no Bolsa Família e no Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de gatilhos para o arcabouço fiscal. Em consonância com a casa legislativa, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, também faz pressão por mais cortes no orçamento.

“O governo vai ter que negociar. A questão que fica são quais concessões terão que ser feitas”, afirmou Euzébio de Souza. “Grande parte dessas concessões impactam o potencial do Brasil de construir um projeto de desenvolvimento de médio a longo prazo. O Brasil precisa, por exemplo, de uma indústria competitiva, mas também empenhada em promover uma transição ecológica e capaz de garantir a resolução de problemas estruturais do mercado de trabalho.”

Leia mais: Sem acordo na CCJ, Lira deve pautar PEC do corte de gastos no plenário da Casa

O novo pacote fiscal anunciado no final de novembro prevê uma economia de R$ 70 bilhões em dois anos (R$ 30 bilhões em 2025 e R$ 40 bilhões em 2026). Entre os principais pontos da proposta de contenção de gastos estão a redução a médio prazo do abono salarial e um teto no reajuste do salário mínimo. Para distribuir o impacto dos cortes aos mais ricos, o governo propõe acabar com brechas que burlam o teto dos supersalários no serviço público e reformar a previdência dos militares.

O pacote prevê também a limitação na concessão de benefícios fiscais enquanto as contas do governo estiverem deficitárias e um teto no crescimento das emendas parlamentares. Para reduzir o impacto político dos cortes de gastos obrigatórios, o governo propõe elevar a faixa de isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil, em troca de uma alíquota efetiva de 10% para quem recebe mais de R$ 50 mil por mês.

Orçamento 2025: saiba como as negociações no Congresso podem parar o Brasil

O post ‘Governo está comprimido entre o Congresso e o BC’, diz economista sobre orçamento apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
‘Marco para o fortalecimento da democracia’, diz historiador sobre prisão de Braga Netto https://canalmynews.com.br/politica/marco-para-o-fortalecimento-da-democracia-diz-historiador-sobre-prisao-de-braga-netto/ Mon, 16 Dec 2024 17:51:44 +0000 https://localhost:8000/?p=49386 Detenção do general é um evento inédito na história do país; esta é a primeira vez que um militar quatro estrelas é preso desde a redemocratização

O post ‘Marco para o fortalecimento da democracia’, diz historiador sobre prisão de Braga Netto apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A prisão do general Walter Braga Netto é um marco importante para o fortalecimento da democracia brasileira, afirmou ao MyNews o historiador e cientista político Carlito Neto. Segundo ele, a prisão de Braga Netto é um evento inédito na história do país, uma vez que é a primeira vez que um militar quatro estrelas — o mais alto nível na hierarquia do Exército — é preso por ordem do Poder Judiciário, e não por ordem do Supremo Tribunal Militar (SPM). Atualmente, o Brasil tem apenas 19 generais quatro estrelas.

A prisão de Braga Netto ocorreu na manhã de sábado, quando a Polícia Federal (PF) realizou um mandado de busca e apreensão preventiva na casa do general, em Copabacana, no Rio de Janeiro. O mandado de busca e apreensão foi expedido pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF). Braga Netto é um dos alvos do inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado no país após as eleições de 2022 e, segundo a PF, o general estaria atrapalhando as investigações, “na livre produção de prova durante a instrução do processo penal”.

Leia mais: ‘Essa era a arquitetura do golpe’: entenda por que Bolsonaro criou rixa com o STF

“A justiça e as instituições democráticas têm mandado um recado direto não só para os indivíduos que tentaram dar um golpe de Estado no Brasil durante o governo Bolsonaro, mas para o mundo”, afirmou Neto em cobertura especial sobre a prisão de Braga Netto, exibida no sábado (14). “Se em alguns lugares do mundo a democracia não está sendo respeitada, e a justiça não é feita [..] no Brasil, a mensagem é bem clara: ‘Quem ataca as instituições democráticas não pode ficar sem punição’.”

Em relatório enviado ao STF, no mês passado, a PF apontou que Braga Netto teve participação efetiva nos atos relacionados à tentativa de golpe de Estado e da abolição do Estado Democrático de Direito. Ele e outros 36 acusados, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foram indiciados no caso. A instituição apurou ainda que uma das reuniões realizadas para tratar do plano golpista para impedir a posse do presidente eleito e matar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice, Geraldo Alckmin, e o ministro Alexandre de Moraes, foi realizada na casa de Braga Netto, em 12 de novembro de 2022.

Braga Netto foi candidato a vice-presidente em 2022 na chapa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Antes, ocupou os cargos de ministro da Casa Civil e da Defesa no governo Bolsonaro. Em 2018, comandou a intervenção federal na segurança do estado do Rio de Janeiro. Após a prisão, o general foi entregue ao Comando Militar do Leste e ficará sob custódia do Exército.

Veja o que se sabe sobre a prisão preventiva do general Braga Netto:

O post ‘Marco para o fortalecimento da democracia’, diz historiador sobre prisão de Braga Netto apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
‘Bastante improvável’, diz analista sobre possibilidade de Lula desistir de reeleição https://canalmynews.com.br/opiniao/bastante-improvavel-diz-analista-sobre-possibilidade-de-lula-desistir-de-reeleicao/ Wed, 11 Dec 2024 19:24:58 +0000 https://localhost:8000/?p=49265 Para Fábio Zambelli, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), deve ser o principal cotado para compor a chapa com o presidente nas eleições de 2026

O post ‘Bastante improvável’, diz analista sobre possibilidade de Lula desistir de reeleição apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A possibilidade de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desistir de disputar a reeleição em 2026 é “bastante improvável”. Foi o que afirmou o analista político Fábio Zambelli, vice-presidente da Ágora Assuntos Públicos, durante participação no Segunda Chamada de terça-feira (10).

No programa, os comentaristas debateram o jogo político no próximo ano eleitoral, uma vez que Lula, considerado o único nome capaz de derrotar a direita nas urnas, apresentou um problema de saúde nos últimos dias. Apesar de o presidente estar “bem” e “lúcido”, segundo apontou o último boletim médico do petista, divulgado no início da tarde desta terça-feira (11), o estado de saúde dele preocupa, especialmente a longo prazo.

Leia mais: Trepanação: entenda o que é o procedimento pelo qual Lula passou

Após sentir dor de cabeça, Lula foi a unidade do Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, na segunda-feira (9), para fazer exame de imagem. A ressonância magnética mostrou hemorragia intracraniana, decorrente do acidente domiciliar sofrido em 19 de outubro. O presidente foi transferido para a unidade do hospital, em São Paulo, onde passou pelo procedimento cirúrgico.

“Acho bastante improvável que Lula desista da disputa presidencial, mesmo em condições de saúde questionáveis”, afirmou Zambelli, ressaltando que, naturalmente, os questionamentos sobre o estado de saúde do presidente viriam de opositores, como o mercado financeiro, o empresariado e parte da mídia. “Há hoje uma convicção bem consolidada na esquerda de que só o petista seria capaz de produzir uma vitória eleitoral em 2026 diante da direita.”

Leia mais: Hemorragia não afeta função cerebral do presidente Lula, diz médico

Para Zambelli, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), deve ser o principal cotado para compor a chapa de Lula nas eleições de 2026. Ele avalia como improvável a possibilidade de o presidente fazer um gesto nesse sentido a favor de Geraldo Alckmin (PSDB-SP), atual vice-presidente.

Na visão do analista político, tal indicação seria “muito difícil de ser digerida” pelos partidos de esquerda, inclusive pelo próprio Partido dos Trabalhadores (PT). Alckmin é considerado um político de centro-direita e foi escolhido como vice de Lula em 2022 justamente para atrair a confiança de eleitores mais conservadores e derrotar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas urnas.

Entenda a urgência no caso de saúde de Lula: por que ele foi transferido para São Paulo?

O post ‘Bastante improvável’, diz analista sobre possibilidade de Lula desistir de reeleição apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Lula está ‘lúcido’, ‘conversando’ e ‘passou a noite bem’, diz novo boletim médico https://canalmynews.com.br/noticias/lula-esta-lucido-conversando-e-passou-a-noite-bem-diz-novo-boletim-medico/ Wed, 11 Dec 2024 15:46:57 +0000 https://localhost:8000/?p=49257 Documento afirma ainda que presidente 'evoluiu bem' no pós-operatório imediato e que permanece ainda com o dreno enquanto aguarda novos exames de rotina

O post Lula está ‘lúcido’, ‘conversando’ e ‘passou a noite bem’, diz novo boletim médico apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que foi internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na madrugada de segunda-feira (9), para o tratamento de uma hemorragia intracraniana, está “lúcido”, “conversando” e “passou a noite bem”. As informações constam no novo boletim médico de Lula, divulgado às 12h desta terça-feira (10).

“Evoluiu bem no pós-operatório imediato, sem intercorrências. Está lúcido, orientado, conversando e passou a noite bem. O Presidente permanece ainda com o dreno enquanto aguarda novos exames de rotina”, afirma o boletim.

Leia mais: Trepanação: entenda o que é o procedimento pelo qual Lula passou

Segundo o primeiro boletim divulgado pelo Sírio-Libanês, Lula esteve na unidade de Brasília do hospital, na noite de segunda-feira, para exame de imagem, após sentir dor de cabeça. A ressonância magnética mostrou hemorragia intracraniana, decorrente do acidente domiciliar sofrido em 19 de outubro. O presidente foi transferido para a unidade do hospital, em São Paulo, onde passou pelo procedimento cirúrgico.

De acordo com a equipe médica — liderada por Roberto Kalil — o procedimento pelo qual Lula passou inclui uma pequena perfuração no crânio, entre duas lâminas da meninge, seguida da colocação de um dreno por onde sairá o sangue acumulado no local. Os orifícios feitos no crânio são pequenos, seguindo um procedimento padrão que terá cicatrização espontânea, sem necessidade de intervenção futura

Ainda conforme os médicos, hemorragia intracraniana detectada não comprometeu qualquer função cerebral. A expectativa da equipe médica — liderada por Roberto Kalil — é de que Lula retome as atividades na semana que vem.

O post Lula está ‘lúcido’, ‘conversando’ e ‘passou a noite bem’, diz novo boletim médico apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Tarcísio vem passando por sucessivas crises e tem evitado a imprensa, diz jornalista https://canalmynews.com.br/politica/tarcisio-vem-passando-por-crises-desde-a-eleicao-e-tem-evitado-a-imprensa-diz-jornalista/ Thu, 05 Dec 2024 15:00:18 +0000 https://localhost:8000/?p=49116 Segundo repórter da Jovem Pan, governador de São Paulo tem dado declarações curtas nas coletivas e não tem aberto espaço para perguntas

O post Tarcísio vem passando por sucessivas crises e tem evitado a imprensa, diz jornalista apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), vem passando por sucessivas crises de reputação desde as eleições e tem evitado falar com a imprensa. Foi o que afirmou a jornalista Beatriz Manfredini, repórter da Jovem Pan, que participou do Segunda Chamada de quarta-feira (4).

A primeira crise ocorreu em 26 de outubro, dia do segundo turno das eleições municipais, quando, durante coletiva de imprensa, Tarcísio afirmou, sem apresentar provas, que a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) teria orientado voto no então candidato à Prefeitura Guilherme Boulos (PSOL). A segunda se deu em 22 de novembro, quando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), padrinho político do governador de São Paulo, foi indiciado por tentativa de golpe de Estado.

Leia mais: Sérgio Ramalho: ‘Política de segurança do governo de SP empodera o policial truculento’

Agora, Tarcísio vem enfrentando nova crise. Nos últimos dias, dois casos de violência policial em São Paulo chamaram a atenção pela brutalidade dos crimes e ganharam destaque no noticiário. O primeiro ocorreu em 3 de novembro, mas só veio à tona na última semana. Nesse dia, um policial à paisana atirou pelas costas de um homem de 26 anos e o matou com 11 tiros, logo depois que o suspeito foi flagrado roubando produtos de limpeza de um supermercado, na zona sul de São Paulo.

Quase um mês depois, na madrugada de segunda-feira (2), um policial militar foi flagrado jogando um homem do alto de uma ponte, também na zona sul de São Paulo. A vítima é um motociclista de 25 anos que teria fugido de uma abordagem da PM. Ele foi ajudado por moradores do entorno e sobreviveu.

Leia mais: ‘Sensação de impunidade por parte de agentes do Estado é legado da ditadura’, diz ex-preso político

“Tarcísio tem vindo de uma onda de crises que foram aumentando e respingando no colo dele”, afirmou Beatriz. “Desde aquela época [da primeira crise] não há clima para falar com a imprensa. Nas agendas, ele faz um pequeno pronunciamento, mas não abre para perguntas. Faz o pronunciamento e vai embora. Há uma tentativa de evitar que ele fale muito ali sem pensar.”

Segundo Beatriz, “várias pessoas” ligadas a Tarcísio comentaram sobre uma reunião de emergência que o governador teria convocado na tarde de terça-feira (3), após os casos terem ganhado grande repercussão na imprensa e nas redes sociais. A reunião contou com o comandante da Polícia Militar de São Paulo (PMESP), coronel Cássio Araújo, e outros agentes do alto escalão da corporação.

O propósito do encontro teria sido promover um “alinhamento” sobre as punições aos policiais envolvidos nos casos. Tarcísio teria pedido “punições exemplares” e falado em dar exemplo para o restante dos agentes frota.

Casos recentes em São Paulo põem em xeque preparo da PM e geram revolta:

O post Tarcísio vem passando por sucessivas crises e tem evitado a imprensa, diz jornalista apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Saiba os desafios para democratizar planos de seguro e previdência social no Brasil https://canalmynews.com.br/mynews-investe/saiba-os-desafios-para-democratizar-planos-de-seguro-e-previdencia-social-no-brasil/ Thu, 05 Dec 2024 12:00:00 +0000 https://localhost:8000/?p=49099 Para presidente do Instituto Locomotiva, primeiro empecilho é 'o presente', uma vez que a grande maioria dos brasileiros vive em algum grau de vulnerabilidade social

O post Saiba os desafios para democratizar planos de seguro e previdência social no Brasil apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Uma pesquisa da Fenaprevi, encomendada ao Instituto Datafolha e apresentada no último dia 28 de novembro, mostrou que pessoas de todas as classes sociais têm procurado por seguros e planos de previdência social no Brasil. Entre os respondentes, metade dos que tinham plano de previdência eram das classes C, D e E. Apesar disso, a democratização desses produtos impõe desafios.

Para o empresário Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, que conversou com o MyNews, o primeiro desafio é “o presente”, uma vez que a grande maioria dos brasileiros vive em algum estágio de vulnerabilidade social. Nesse contexto, um gasto mensal com previdência pode ser encarado como uma despesa que pesa no bolso.

Ainda segundo a pesquisa da Fenaprevi, 45% dos entrevistados consideraram “reduzir as despesas para sobrar renda” como principal empecilho para se planejarem financeiramente. Outros 42% mencionaram ter dificuldades para gerar receita suficiente para poupar.

Leia mais: Envelhecer com qualidade de vida é privilégio da elite, diz Alexandre Kalache

“O segundo desafio é trazer o futuro para o presente”, afirmou Meirelles. “Isso significa incorporar ganhos imediatos a esses planos de previdência. Desta forma, o brasileiro não fica com uma sensação de que está perdendo dinheiro, mas sim que está apostando em um futuro melhor.”

O estudo da Fenaprevi mostrou também o comportamento dos brasileiros em relação aos gastos com itens considerados supérfluos. Entre os participantes, 46% afirmaram não ter despesas supérfluas e, por isso, não teriam da onde cortar gastos.

Apesar disso, quando perguntados diretamente, um quarto (25%) disseram que costumam participar de jogos de azar ou fazer apostas online. Deste grupo, 10% consideraram esse tipo de gasto mais importante do que contratar um seguro de vida.

Previdência social: quais são os maiores desafios para as classes C e D?

O post Saiba os desafios para democratizar planos de seguro e previdência social no Brasil apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Sérgio Ramalho: ‘Política de segurança do governo de SP empodera o policial truculento’ https://canalmynews.com.br/politica/sergio-ramalho-politica-de-seguranca-do-governo-de-sp-empodera-policial-truculento/ Wed, 04 Dec 2024 14:39:11 +0000 https://localhost:8000/?p=49082 Nos últimos dias, dois casos de violência policial em São Paulo noticiados pela imprensa chocaram a sociedade pela brutalidade dos crimes

O post Sérgio Ramalho: ‘Política de segurança do governo de SP empodera o policial truculento’ apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A política de segurança do governo de São Paulo empodera o policial truculento. Foi o que afirmou ao MyNews o repórter investigativo Sérgio Ramalho, co-autor do livro Oficiais do crime, publicado em outubro deste ano. A obra, escrita em conjunto com um sargento da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ), expõe como a corrupção e violência acontecem sistematicamente dentro da PM e mostra como os crimes são praticados, especialmente pelo alto escalão da corporação.

Nos últimos dias, dois casos de violência policial em São Paulo noticiados pela imprensa chocaram a sociedade pela brutalidade dos crimes. No dia 3 de novembro, um policial à paisana atirou pelas costas de um homem de 26 anos e o matou com 11 tiros, logo depois que o suspeito foi flagrado roubando produtos de limpeza de um supermercado, na zona sul de São Paulo. O caso só ganhou notoriedade na última semana.

Quase um mês depois, na madrugada de segunda-feira (2), um policial militar foi flagrado jogando um homem do alto de uma ponte, também na zona sul de São Paulo. A vítima é um motociclista de 25 anos que teria fugido de uma abordagem da PM. Ele foi ajudado por moradores do entorno e sobreviveu.

Leia mais: ‘Sensação de impunidade por parte de agentes do Estado é legado da ditadura’, diz ex-preso político

“O que se tem constatado em São Paulo é que a política adotada pelo governo empodera esse tipo de comportamento do policial truculento. Não podemos nos esquecer que a culpa é também da sociedade, que fez essa opção”, afirmou Ramalho. “Eu não sei se o eleitor do governo de São Paulo está insatisfeito com isso [a postura da polícia]. Pelo menos, não me parece. A polícia acaba replicando os anseios de uma parcela da população.”

O aumento das mortes causadas por policiais na gestão Tarcísio preocupa. Dados do Ministério Público apontam que as mortes cometidas por policiais militares no estado de São Paulo cresceram 46% em 17 de novembro deste ano, se comparado a 2023. De janeiro a 17 de novembro deste ano, 673 pessoas foram mortas por policiais militares, contra 460 nos 12 meses do ano passado. A média é de duas mortes por dia.

Após a repercussão dos casos, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que os crimes serão “rigorosamente punidos” e que policiais que “atiram pelas costas” ou “jogam pessoas de pontes” não estão à altura de vestir a farda da PM. O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, comentou o episódio do homem jogado do alto de uma ponte, classificando a ação dos policiais como “lamentável” e informando que os profissionais envolvidos foram afastados de suas funções.

Entenda os casos de brutalidade policial em SP que chocaram e o que isso mostra ao país:

O post Sérgio Ramalho: ‘Política de segurança do governo de SP empodera o policial truculento’ apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Bolívar Lamounier conta como foi parar no DOPS-MG durante a ditadura: ‘Perigoso comunista’ https://canalmynews.com.br/brasil/bolivar-lamounier-conta-como-foi-parar-no-dops-mg-durante-a-ditadura-perigoso-comunista/ Wed, 04 Dec 2024 11:00:52 +0000 https://localhost:8000/?p=49075 Ao MyNews, sociólogo e cientista político revela que teve o visto americano cancelado e, na sequência, foi mantido preso por três meses no órgão de repressão política

O post Bolívar Lamounier conta como foi parar no DOPS-MG durante a ditadura: ‘Perigoso comunista’ apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A ditadura militar no Brasil (1964-1985) ficou marcada pela perseguição política de figuras das mais diversas — militantes, artistas, jornalistas e todos os que eram considerados opositores ao regime da época. Entre eles, estava o sociólogo e cientista político Bolívar Lamounier, que conversou com o MyNews sobre seu mais recente livro, Antes que eu me esqueça, obra que reúne crônicas e contos.

Em entrevista à jornalista Mara Luquet, Lamounier revela uma das histórias que constam no livro: a vez em que foi parar no Departamento de Ordem Política e Social de Minas Gerais (DOPS-MG), em Belo Horizonte. Os DOPS eram órgãos tradicionais de repressão política legal, ligados aos governos estaduais desde os anos 1920. O de Minas Gerais começou a operar em 1927.

Leia mais: Série do MyNews mostra relatos de ex-presos políticos e líderes guerrilheiros da ditadura

Lamounier conta que, em 1966, cursava pós-graduação na Califórnia, nos Estados Unidos, quando decidiu voltar ao Brasil para passar algumas semanas. Na hora de voltar aos EUA, foi barrado por uma atendente do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, que o informou que seu visto americano havia sido cancelado.

Para tentar resolver a questão, Lamounier teve de viajar a Belo Horizonte, cidade onde o visto havia sido emitido. Chegando na capital mineira, procurou por Peter Bell, amigo dos tempos da faculdade que, depois, veio a ajudar a fundar o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), que reuniu intelectuais no auge da ditadura. Ele o acompanhou na ida ao consulado.

Leia mais: ‘Sensação de impunidade por parte de agentes do Estado é legado da ditadura’, diz ex-preso político

“Chegando lá, o moço nos fez saber pela secretária dele que não iria nos receber juntos. Achei aquilo estranho. Eu entrei primeiro”, relembrou Lamounier. “Era um sujeito grandão. Foi logo me dizendo: ‘Não vou te dar um visto para os EUA em hipótese alguma porque te considero um perigoso comunista. Depois entrou Peter Bell. O moço falou as mesmas coisas para ele, que não me concederia o visto.”

Ao saírem do consulado, os amigos foram surpreendidos por três policiais. Lamounier foi levado em uma caminhonete. Bell foi poupado. De lá, foram para o DOPS-MG, que funcionava na Avenida Afonso Pena, uma das principais da cidade. Ele ficou por três meses no local, sem que os agentes o fizessem uma única pergunta. Sua soltura se deu em 2 de dezembro de 1966, por decisão unânime do Superior Tribunal Militar.

“Depois disso, fui ver meus amigos de faculdade, dar um abraço, tomar um chopp e começar a tentar viabilizar meu retorno à Califórnia”, recordou. “Certo dia, um jornalista foi até minha casa e disse: ‘Se eu fosse você, me mandava daqui o mais rápido possível. O pessoal do 11º Regimento, [onde estava o inquérito policial militar] não gostou nem um pouco da decisão do Supremo Tribunal Militar e está disposto a te prender de novo’. Aí eu caí na real. Mais do que depressa, fiz minha mala e me mandei para os Estados Unidos.”

Veja e entenda sobre o período da redemocratização por quem viveu | Memórias de Bolívar Lamounier:

O post Bolívar Lamounier conta como foi parar no DOPS-MG durante a ditadura: ‘Perigoso comunista’ apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
‘Brain rot’ é eleita a palavra do ano pelo dicionário de Oxford; saiba o que significa https://canalmynews.com.br/noticias/brain-rot-e-eleita-a-palavra-do-ano-pelo-dicionario-de-oxford-saiba-o-que-significa/ Tue, 03 Dec 2024 12:37:39 +0000 https://localhost:8000/?p=49051 Primeiro registro do uso do termo, traduzido livremente como 'deterioração cerebral', data de 1854, mas ganhou novo significado na era digital

O post ‘Brain rot’ é eleita a palavra do ano pelo dicionário de Oxford; saiba o que significa apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A Oxford University Press, que edita o dicionário de inglês Oxford, anunciou “brain rot” (deterioração cerebral, em tradução livre) como a Palavra do Ano de 2024. O anúncio veio após uma votação pública que contou com a participação de mais de 37 mil pessoas, encarregadas de escolher entre esta e outras cinco palavras (veja abaixo).

O primeiro registro do uso de “brain rot” data de 1854, em um livro do escritor Henry David Thoreau. O termo se propõe a descrever a deterioração do estado mental ou intelectual de uma pessoa, vista como resultado do consumo excessivo de material considerado de baixo valor.

Apesar disso, “brain rot” ganhou novo significado na era digital, particularmente nos últimos 12 meses, segundo a Oxford Press. Em 2024, a expressão teve um aumento de 230% na frequência de uso em comparação com o ano anterior.

Leia mais: Repatriação de brasileiros do Reino Unido foi voluntária, diz Itamaraty

A definição de “brain rot” como palavra do ano evidencia as crescentes preocupações da sociedade sobre o alto consumo de redes sociais. Pesquisas mostram que o ato de rolar o feed infinitamente, por pequenas doses de dopamina, tem tido um custo cognitivo para os usuários.

Segundo um estudo, publicado na revista científica NeuroImage, existem áreas do cérebro humano que são ligadas a um sistema de recompensa. Nesse sentido, aplicativos como o TikTok e o Instagram são responsáveis por ativar esse conjunto por meio dos seus vídeos e produzem uma sensação de satisfação momentânea.

As imagens ali exibidas remetem, em alguma medida, a memórias afetivas. A situação é equivalente a entrar em determinado lugar, sentir o cheiro de algum alimento que fez parte da infância e ficar com vontade de consumi-lo, muitas vezes por conta de momentos felizes com a família e amigos. A experiência de prazer é potencializada quando o usuário é submetido a vídeos curtos, com edições aceleradas e músicas populares e escolhidas pelo algoritmo.

Veja as outras palavras que ganharam destaque em 2024, segundo o Dicionário de Oxford:

Demure: “Modesto” ou “discreto”. A palavra viralizou nas redes a partir da a criadora de conteúdo Jools Lebron, que passou a usar a expressão de forma irônica. Escolher um conjunto de alfaiataria para tomar um café superfaturado? Very demure (muito modesto).

Dynamic pricing: “Preço dinâmico” (variação de preços de acordo com a demanda).

Lore: Conjunto de conhecimentos ou histórias relacionados a um tema.

Romantasy: Gênero literário que mistura romance e fantasia

Slop: Conteúdo gerado por inteligência artificial, considerado de baixa qualidade.

Saiba a origem da palavra ‘dinheiro’ e o peso que o conceito carrega para todos nós:

O post ‘Brain rot’ é eleita a palavra do ano pelo dicionário de Oxford; saiba o que significa apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Black Friday 2024 registra recorde histórico de reclamações no Reclame AQUI https://canalmynews.com.br/brasil/black-friday-2024-registra-recorde-historico-de-141-mil-reclamacoes-no-reclame-aqui/ Mon, 02 Dec 2024 19:14:44 +0000 https://localhost:8000/?p=49029 Fenômeno mostra um comportamento vigilante dos consumidores em meio ao maior evento promocional do ano, realizado na última sexta-feira (29)

O post Black Friday 2024 registra recorde histórico de reclamações no Reclame AQUI apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A Black Friday 2024 bateu recorde histórico de reclamações registradas no Reclame AQUI: 14,1 mil. O pico de reclamações, atingido na tarde da última sexta-feira (29), mostra um comportamento vigilante dos consumidores em meio ao maior evento promocional do ano.

Dados do Reclame AQUI revelam que os consumidores fizeram pesquisas minuciosas sobre as empresas antes de finalizar as transações. Nos dias 28 e 29 de novembro, o portal registrou uma média de 1,3 milhão de usuários diários consultando reputações de empresas e avaliações de outros clientes. A companhia também identificou um aumentou de 22% nas buscas pela plataforma no Google nos últimos sete dias.

Leia mais: Pacote fiscal reflete visão do governo sobre gastos

Ferramentas como o Detector de Site Confiável foram amplamente utilizadas, com mais de 160 mil usuários únicos verificando a legitimidade de lojas online entre 25 e 28 de novembro. Desde o início da semana, 68,4 mil consumidores foram alertados sobre possíveis fraudes em 37 mil sites diferentes.

Os consumidores fizeram compras nos mais diversos segmentos, e o ranking das 10 empresas mais reclamadas reflete essa diversidade. Sephora, Magazine Luiza e Amazon lideram a lista, ao lado de marcas de nichos como a plataforma de apostas Cassinopix e a Natura, do setor de cosméticos.

Leia mais: Série do MyNews mostra relatos de ex-presos políticos e líderes guerrilheiros da ditadura

Os dados também expõem os desafios que persistem ano após ano. Entre as principais causas de reclamação estão: atraso na entrega (17,41%); propaganda enganosa (16,98%); produto não recebido (15,27%); estorno do valor pago (10,42%); e problemas na finalização da compra (4,19%).

“A maioria dessas empresas, apesar do alto volume de reclamações, mantém boas reputações, reconhecidas pelos consumidores. O desafio agora será a forma como cada uma lidará com essas insatisfações”, afirma o empresário Felipe Paniago, CMO e cofundador do Reclame AQUI.

Assista abaixo ao Segunda Chamada de sexta-feira (29):

O post Black Friday 2024 registra recorde histórico de reclamações no Reclame AQUI apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Série do MyNews mostra relatos de ex-presos políticos e líderes guerrilheiros da ditadura https://canalmynews.com.br/brasil/serie-do-mynews-mostra-relatos-de-ex-presos-politicos-e-lideres-guerrilheiros-da-ditadura/ Fri, 29 Nov 2024 20:48:42 +0000 https://localhost:8000/?p=49008 'Tempos de chumbo', apresentada pelo jornalista Cid Benjamin, figura central na resistência, é lembrete poderoso das consequências da tirania

O post Série do MyNews mostra relatos de ex-presos políticos e líderes guerrilheiros da ditadura apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Até alguns anos atrás, a sociedade acreditava que a ditadura militar brasileira (1964-1985) era só “uma página infeliz da nossa história”, como canta Chico Buarque em Vai Passar (1984). O povo, antes dividido em basicamente dois grupos — a centro-esquerda, representada pelo Partido dos Trabalhadores (PT); e a direita democrática, representada pelo Partido Social Democrata (PSDB) — jamais poderia imaginar o que ocorreria nos anos seguintes, desde a eleição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2018, até a tentativa de golpe de Estado, em 2022.

Se antes a democracia era tida como uma instituição firme e sólida, hoje sabe-se que essa ideia está bastante equivocada. Uma nova ruptura democrática no país chegou muito perto de se concretizar, e só não teve êxito porque não contou com a adesão de comandantes das Forças Armadas. Diante desse cenário, é importante relembrar a história, para que ela não se repita jamais.

Leia mais: Bolsonarismo não aceita o fim do período autoritário, diz especialista em extrema direita

Em janeiro deste ano, o MyNews lançou a série Tempos de Chumbo (clique neste link para assistir), apresentada pelo jornalista Cid Benjamin, figura central na resistência. Nos anos 1960 e 1970, ele militou na luta armada e, ao lado de nomes como o também jornalista Franklin Martins, idealizou e participou do sequestro do embaixador americano Charles Elbruck, com o objetivo de libertar Vladimir Palmeira.

Essas e outras histórias são contadas na série, que mostra depoimentos de ex-presos políticos, líderes guerrilheiros e aqueles que sobreviveram ao período da repressão. Num momento em que a democracia é posta à prova, Tempos de Chumbo é um lembrete poderoso das consequências da tirania.

O maior líder na resistência contra a ditadura militar: conheça a história de Vladimir Palmeira:

O post Série do MyNews mostra relatos de ex-presos políticos e líderes guerrilheiros da ditadura apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Alta do dólar: saiba em qual aplicações apostar de acordo com seu perfil https://canalmynews.com.br/noticias/alta-do-dolar-saiba-em-qual-aplicacoes-apostar-de-acordo-com-seu-perfil/ Fri, 29 Nov 2024 18:10:22 +0000 https://localhost:8000/?p=48979 Forte disparada no câmbio ocorreu em reação ao pacote de ajuste fiscal anunciado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT)

O post Alta do dólar: saiba em qual aplicações apostar de acordo com seu perfil apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O dólar bateu um novo recorde nesta sexta-feira (29) ao disparar e atingir os R$ 6,11. A forte disparada no câmbio ocorreu em reação ao pacote de ajuste fiscal anunciado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), em especial a reforma do Imposto de Renda (IR) e os detalhes do pacote de contenção de gastos públicos.

De um lado, Haddad anunciou a isenção do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) para quem ganha até R$ 5.000 —uma das promessas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enquanto ainda candidato à presidência. De outro, garantiu que o pacote de contenção de gastos terá impacto de R$ 70 bilhões nas contas públicas até 2026.

Leia mais: Entenda pacote de gastos de R$ 70 bilhões anunciado por Haddad

No mercado de ações, enquanto uns perdem, outros ganham. Nesse sentido, a alta do dólar prejudica alguns investimentos e favorece outros, segundo o economista Rodrigo Moliterno, head de renda variável da Veedha Investimentos. Em entrevista à Mara Luquet, ele afirmou que o investidor pode tomar vários direcionamentos diante desse cenário, a depender de seu perfil.

“O investidor tem várias opções. Não é porque o dólar está alto, ou os juros estão altos, que a bolsa tem que cair. Existe uma certa correlação entre bolsa e juros, mas não é 100%. E existe também, dentro do universo da bolsa, empresas que se favorecem com a alta do dólar, em especial as exportadoras”, disse.

Leia mais: Pacote de corte de gastos prevê economia de R$ 327 bi em cinco anos

Moliterno explica que um dólar mais alto significa uma inflação mais elevada. Em momentos como este, a aplicação de juros mais altos se faz necessária para conter essa inflação. Sendo assim, fundos de renda fixa, os famosos IPCAs (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) são uma opção para aqueles investidores mais conservadores.

Os mais arrojados podem apostar em ações de empresas exportadoras ou mesmo de companhias que perderam valor com a alta do dólar, mas que tem seus fundamentos muito bem consolidados. Segundo o economista, a alta do dólar, assim como outros cenários, é propícia para vários tipos de investimento, a depender do risco que se está disposto a assumir.

‘Até onde vai esse dólar?’: economista explica o que todo mundo quer saber:

O post Alta do dólar: saiba em qual aplicações apostar de acordo com seu perfil apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
MPB4 faz shows em São Paulo nesta sexta (29), sábado (30) e domingo (1º) https://canalmynews.com.br/mais/mpb4-faz-shows-em-shows-em-sao-paulo-nesta-sexta-29-sabado-30-e-domingo-1o/ Fri, 29 Nov 2024 14:31:47 +0000 https://localhost:8000/?p=48969 Eventos fazem parte da turnê lançamento do álbum '60 anos de MPB', que contou com a participação de Alceu Valença, Chico Buarque, Milton Nascimento e outros nomes

O post MPB4 faz shows em São Paulo nesta sexta (29), sábado (30) e domingo (1º) apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O MPB4, banda da qual faz parte Aquiles Reis, colunista do site do MyNews, fará shows nesta sexta-feira (29), sábado (30) e domingo (1º), em São Paulo, em comemoração aos seus 60 anos de carreira. O grupo apresenta-se no Sesc Pinheiros, na sexta e no sábado, às 21h, e no domingo, às 18h. Os eventos fazem parte da turnê lançamento do álbum 60 anos de MPB, lançado em julho deste ano, que contou com a participação de Alceu Valença, Chico Buarque, Milton Nascimento e outros nomes consagrados da música brasileira.

O roteiro do espetáculo, dirigido por Hugo Sukman, inclui canções do novo álbum, como Velas içadas (Ivan Lins e Vitor Martins), Paz e amor (Kleiton Ramil e Kledir Ramil), Angélica (Miltinho e Chico Buarque) e O cantador (Dori Caymmi e Nelson Motta). Também não faltarão clássicos do repertório do MPB4, como Amigo é pra essas coisas (Silvio da Silva Júnior e Aldir Blanc) e Roda viva (Chico Buarque).

Leia mais: O clarone é o protagonista

Os shows contarão com as participações de Daniel Gonzaga, filho de Gonzaguinha e neto de Luiz Gonzaga (dia 29); Priscilla Frade (dia 30); e Fred Demarca (dia 1º). No palco com o MPB4, estará a banda que os acompanha há mais de 30 anos, formada por João Faria (baixo), Pedro Reis, (guitarra e bandolim) e Marcos Feijão (bateria).

Para Miltinho, um dos fundadores do grupo, junto com Aquiles, em 60 anos, o MPB4 construiu uma carreira “totalmente comprometida com a música brasileira e sempre ao lado da liberdade e da democracia”. “São seis décadas com algumas perdas, mas muitas parcerias, conquistas e alegrias”, acrescentou. Já Aquiles resumiu as últimas seis décadas como toda sua vida. “Certeza do futuro conquistado a cada dia, a cada música cantada, a cada sorriso dado, a cada lágrima derramada.”

 

Serviço

MPB4 – 60 anos de MPB

Dia 29 (sexta-feira), às 21, com participação de Daniel Gonzaga

Dia 30 de novembro (sábado), às 21h, com participação de Priscilla Frade

Dia 1º de dezembro (domingo), às 18h, com participação de Fred Demarca

Sesc Pinheiros – rua Paes Leme 195 – Pinheiros – São Paulo

Ingressos: R$ 70 (inteira), R$ 35 (meia) e R$ 21 (credencial plena)

Duração: 90 minutos

 

Imperdível: Aquiles fala sobre música brasileira, tempos modernos e revolução:

O post MPB4 faz shows em São Paulo nesta sexta (29), sábado (30) e domingo (1º) apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
‘Brasil vive pandemia de jogos de azar’, diz Soraya Thronicke, relatora da CPI das Bets https://canalmynews.com.br/politica/brasil-vive-pandemia-de-jogos-de-azar-diz-soraya-thronicke-relatora-da-cpi-das-bets/ Thu, 28 Nov 2024 22:59:11 +0000 https://localhost:8000/?p=48957 Dados do Banco Mundial mostram que, em 2023, o país se tornou aquele com maior número de pessoas que apostam em bets; em 2010, nação sequer aparecia na lista

O post ‘Brasil vive pandemia de jogos de azar’, diz Soraya Thronicke, relatora da CPI das Bets apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O Brasil vive uma pandemia de jogos de azar, afirmou ao MyNews a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), relatora da CPI das Bets, que investiga possíveis irregularidades e impactos das apostas online no Brasil. Pela terceira semana consecutiva, senadores avaliam a influência dos cassinos digitais no orçamento das famílias brasileiras, possíveis associações das empresas do ramo com organizações criminosas e o uso de influenciadores digitais na promoção da prática.

Na sessão da CPI de terça-feira (26), o delegado Erik Salum, da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), trouxe dados alarmantes do Banco Mundial que mostram a realidade dos jogos de aposta no Brasil. Em 2010, o país sequer aparecia entre aqueles com maior número de pessoas que apostam em bets. À época, os Estados Unidos lideravam o ranking, seguido de Reino Unido e Índia. Em 2019, a situação começou a mudar e, em 2023, o Brasil se tornou o primeiro colocado da lista.

Leia mais: Veja quais são as bets autorizadas a funcionar no Brasil

“O processo legislativo é lento, e nós estamos vendo danos irreparáveis em famílias. Pessoas tirando suas vidas, separações, dívidas”, disse Soraya durante participação no Segunda Chamada de quarta-feira (27). “Daí a necessidade de fazermos nossa parte, independentemente dos inquéritos que estão tramitando e dos processos que tramitam em segredo de Justiça. Nenhum pode excluir o outro. Estamos trabalhando em plena harmonia.”

Em 2023, a Comissão de Esporte do Senado (CEsp) aprovou a regulamentação de apostas esportivas. Esse tipo de aposta, no entanto, é diferente das apostas promovidas por jogos de azar, como o famoso Tigrinho, que se popularizou após ser divulgado por influenciadores digitais. Soraya esclarece que, no caso das apostas esportivas, o usuário lida com elementos que ele conhece previamente, como jogadores ou times que ele sabe que são bons. No caso dos jogos de azar, o usuário lida com o desconhecido. Por isso, o grau de risco é tão alto.

Representante do Tigrinho mente em CPI das Bets e deve ser convocado novamente:

O post ‘Brasil vive pandemia de jogos de azar’, diz Soraya Thronicke, relatora da CPI das Bets apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
‘Reforma da previdência deve voltar à pauta em 2025’, diz presidente da FenaPrevi https://canalmynews.com.br/mynews-previdencia/reforma-da-previdencia-deve-voltar-a-pauta-em-2025-diz-presidente-da-fenaprevi/ Thu, 28 Nov 2024 20:41:30 +0000 https://localhost:8000/?p=48922 Para Edson Franco, assunto deve ser discutido dentro do contexto do equilíbrio fiscal e a da necessidade da contenção dos gastos públicos

O post ‘Reforma da previdência deve voltar à pauta em 2025’, diz presidente da FenaPrevi apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A reforma da previdência deve voltar à pauta em 2025 dentro do contexto do equilíbrio fiscal e da necessidade da contenção dos gastos públicos. Foi o que afirmou o presidente da FenaPrevi, Edson Franco, durante coletiva de imprensa no evento 11º Fórum Nacional de Seguros de Vida e Previdência Privada, realizado nesta semana, em São Paulo. Segundo ele, os regimes próprios de servidores públicos, militares e outros segurados estão crescendo progressivamente, e impondo um peso cada vez maior ao orçamento público.

“A discussão da reforma da previdência dentro do contexto da responsabilidade fiscal e de controle de gastos é mandatória e vai voltar com bastante força em 2025, na minha opinião. Acho que, desde a última reforma da previdência [aprovada no governo Temer e colocada em prática no primeiro ano do governo Bolsonaro], criou-se uma consciência da insustentabilidade do sistema previdenciário. A pandemia também levou à conscientização das pessoas em relação à importância de proteção à renda diante de uma morte prematura ou uma doença grave”, afirmou Franco.

Leia mais: Mara Luquet: ‘Novas gerações talvez precisem trabalhar a vida inteira’

Segundo a pesquisa Percepção dos Brasileiros Sobre Proteção e Planejamento da Fenaprevi, encomendada ao Instituto DataFolha e apresentada no evento, o número de pessoas que contrataram planos de previdência privada e/ou seguros de pessoas aumentou 0,1% comparação com a edição inicial da pesquisa, realizada em 2021. O presidente da Fenaprevi ressalta que, ao contrário do que pode se imaginar, pessoas de todas as classes sociais têm procurado por esses produtos, não só as mais privilegiadas. Da amostra, 50% dos participantes com planos de previdência são das classes C, D, e E.

Ainda assim, há obstáculos que impedem a adesão dos mais pobres a adesão a planos previdenciários. Entre os entrevistados, 45% consideraram “reduzir as despesas para sobrar renda” como principal empecilho para se planejarem financeiramente. Outros 42% mencionaram ter dificuldades para gerar receita suficiente para poupar.

O estudo mostrou também o comportamento dos brasileiros em relação aos gastos com itens considerados supérfluos. Entre os participantes, 46% afirmaram não ter despesas supérfluas e, por isso, não teriam da onde cortar gastos. Apesar disso, quando perguntados diretamente, um quarto (25%) disseram que costumam participar de jogos de azar ou fazer apostas online. Deste grupo, 10% consideraram esse tipo de gasto mais importante do que contratar um seguro de vida.

Previdência social: quais são os maiores obstáculos para as classes C e D?

O post ‘Reforma da previdência deve voltar à pauta em 2025’, diz presidente da FenaPrevi apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
‘Essa era a arquitetura do golpe’: entenda por que Bolsonaro criou rixa com o STF https://canalmynews.com.br/opiniao/essa-era-a-arquitetura-do-golpe-entenda-por-que-bolsonaro-criou-rixa-com-o-stf/ Mon, 25 Nov 2024 15:54:36 +0000 https://localhost:8000/?p=48849 Para Castro Rocha, ex-presidente acreditava que a instabilidade entre os poderes traria brecha constitucional para a consumação de uma ruptura democrática

O post ‘Essa era a arquitetura do golpe’: entenda por que Bolsonaro criou rixa com o STF apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
“Inimigo externo ou crise entre poderes”. Esta foi a resposta do jurista Ives Gandra Martins ao major Fabiano da Silva Carvalho, que questionou em quais circunstâncias as Forças Armadas poderiam ser empregadas “na garantia dos poderes constitucionais”. A troca de mensagens entre Ives Gandra e Carvalho mostra que o plano golpista, descoberto nos últimos dias pela Polícia Federal (PF), foi muito bem elaborado e, inclusive, passou por consulta jurídica para simular legalidade.

Para o escritor e historiador João Cezar de Castro Rocha, foi com base nessa tese, que chegou a ser descrita por Ives Gandra em artigo publicado em maio de 2021, que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) começou a criar rixa com o Supremo Tribunal Federal (STF). Depois, ao tentar se defender das acusações relativas ao plano golpista, Bolsonaro reforçou sua culpa, ainda que “de maneira involuntária”.

Leia mais: Bolsonarismo não aceita o fim do período autoritário, diz especialista em extrema direita

Após ser indiciado pela PF por tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa, Bolsonaro voltou a atacar o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso. Em entrevista ao portal Metrópoles, ele afirmou que o ministro “faz tudo o que não diz a lei”, como conduzir o inquérito em que ele próprio é uma das vítimas, ajustar depoimentos e prender sem denúncia.

“Quando Bolsonaro volta a atacar Moraes, ele apenas deixa claro que havia um roteiro de golpe muito bem traçado”, disse Castro Rocha durante participação no Segunda Chamada de sexta-feira (22). “Por isso, lá atrás, Bolsonaro começou a criar uma rixa insolúvel com o STF, especialmente com Moraes. Essa era a arquitetura do golpe, que agora foi revelada em minúcias. Ao tentar se defender, ele reforça a própria arquitetura do golpe que procura contestar.”

Leia mais: Marcelo Rubens Paiva: ‘Classe artística foi massacrada por Temer e Bolsonaro’

Para sustentar a tese de que as Forças Armadas poderiam atuar como poder moderador em caso de instabilidade entre os poderes, Gandra Martins mencionou o artigo 142 da Constituição Federal, que regulamenta o papel das Forças Armadas. Segundo o texto, uma das três funções atribuídas constitucionalmente à instituição é o papel da defesa da lei e da ordem.

Juristas contestam a interpretação de Gandra Martins e afirmam que o artigo jamais poderia ser acionado para a desconstituição dos poderes. Em novembro de 2022, questionado pela coluna do jornalista Jamil Chade, do portal UOL, ele próprio reconheceu isso e voltou atrás em seu posicionamento, dizendo que a intervenção das Forças Armadas só se justificaria “se houvesse fraude sistêmica na votação e se a Justiça Eleitoral não tomasse medidas para saná-la”.

Plano golpista

A Polícia Federal (PF) prendeu preventivamente, na última terça-feira (19), quatro militares do alto escalão do Exército e um policial federal envolvidos em um plano para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O objetivo era assassinar Lula, seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), e Moraes; dar um golpe de Estado; e restringir a atuação do Poder Judiciário. Ao todo, 37 pessoas, entre elas Bolsonaro, aliados do ex-presidente e militares das Forças Especiais (FE), foram indiciadas no caso.

Durante as investigações, a PF encontrou um arquivo intitulado “Punhal Verde e Amarelo”, documento de Word que continha detalhes do plano, de suposta autoria do general da reserva Mário Fernandes, um dos cinco envolvidos presos preventivamente. Durante o governo Bolsonaro, ele ocupou cargo na Secretaria-Geral da Presidência da República.

Segundo a PF, os envolvidos teriam planejado os atos golpistas durante reunião com figuras do alto escalão do governo Bolsonaro, que teria sido realizada em 12 de novembro de 2022 na casa do ex-ministro e candidato a vice na chapa de Bolsonaro, Walter Braga Netto. Indícios apontam também que havia a intenção de criar um gabinete paralelo para administrar o país após a concretização do golpe, que ficaria vigente até a realização de novas eleições.

Veja as estratégias de Bolsonaro após indiciamento e possível plano para 2026:

O post ‘Essa era a arquitetura do golpe’: entenda por que Bolsonaro criou rixa com o STF apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Falta olhar para o aspecto moral da questão, diz analista sobre benefício fiscal https://canalmynews.com.br/opiniao/falta-olhar-para-o-aspecto-moral-da-questao-diz-jornalista-sobre-beneficio-fiscal/ Thu, 21 Nov 2024 11:00:03 +0000 https://localhost:8000/?p=48762 Vantagem tributária está prevista na lei e, portanto, quem se beneficia dela não está cometendo crime; apesar disso, para Pedro Menezes, política precisa ser revista

O post Falta olhar para o aspecto moral da questão, diz analista sobre benefício fiscal apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Falta olhar para o aspecto moral da questão, afirmou ao MyNews o jornalista e economista Pedro Menezes, repórter e analista de política e economia do jornal A Tarde, de Salvador, sobre o benefício fiscal concedido a empresas multimilionárias. A vantagem tributária está prevista na lei e, portanto, quem se beneficia dela não está cometendo crime. Apesar disso, para Menezes, é preciso revisar essa política e analisar se ela tem servido aos interesses da população.

“É importante não perder o lado moral da coisa. Acho que é um pouco o que falta no Brasil. Falta olhar para o lado moral e entender que somos membros de uma mesma comunidade”, disse Menezes. “Às vezes, existem políticas públicas inefetivas, que podem estar beneficiando certos grupos da população. Ferramentas como o Portal da Transparência são a oportunidade de a sociedade aumentar a vigilância sobre esse tipo de benefício e discutir o assunto coletivamente.”

Leia mais: Ricardo Cappelli rebate argumento de que Brasil tem ‘alto risco fiscal’: ‘Não existe isso’

O benefício fiscal foi tema do Segunda Chamada de quarta-feira (20) e um dos assuntos mais comentados desta semana, depois que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), tornou de conhecimento público que o governo federal concedeu R$ 9,7 bilhões em incentivos fiscais em 2024 por meio do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). O programa foi criado em maio de 2021, em meio à pandemia de covid-19, para aliviar os prejuízos enfrentados pelo setor de eventos, prevê renegociação de dívidas, indenizações e isenção total de quatro tributos federais (IRPJ, CSLL, PIS e COFINS) até 2027.

Cerca de 15 mil empresas foram beneficiadas pelo Perse, sendo as principais delas o iFood (R$ 336 milhões), a Azul Linhas Aéreas (R$ 303 milhões) e a Enotel Hotel Resorts (R$ 171 milhões). O top 100 inclui ainda companhias de famosos e influenciadores, como Gusttavo Lima (R$ 18 milhões), Felipe Neto (R$ 14 milhões) e Ana Castela (R$ 9 milhões).

Atualmente, o Perse é alvo de investigações da Receita Federal por suspeita de irregularidades. O programa foi criado com o intuito de ajudar empresas dos setores de evento, turismo e restaurantes. Apesar disso, companhias de outros segmentos — como segurança privada, construções e reforma e até mesmo o mercado varejista de embarcações e acessórios — também foram beneficiadas pelas isenções fiscais, ainda que não tenham tido suas atividades paralisadas durante a pandemia.

Saiba os detalhes da lista de benefícios fiscais divulgada pelo ministro Fernando Haddad:

O post Falta olhar para o aspecto moral da questão, diz analista sobre benefício fiscal apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Bolsonarismo não aceita o fim do período autoritário, diz especialista em extrema direita https://canalmynews.com.br/opiniao/bolsonarismo-nao-aceita-o-fim-do-periodo-autoritario-diz-especialista-em-extrema-direita/ Wed, 20 Nov 2024 11:00:03 +0000 https://localhost:8000/?p=48702 Movimento foi pauta do 'Segunda Chamada' após a divulgação de um plano efetuado por militares e policial federal que pretendia executar Lula, Alckmin e Moraes

O post Bolsonarismo não aceita o fim do período autoritário, diz especialista em extrema direita apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Como todos os fenômenos políticos, o bolsonarismo é complexo, e não pode ser plenamente definido em algumas poucas palavras. Apesar disso, a antropóloga Isabela Kalil, pesquisadora do Observatório da Extrema Direita, se arriscou a fazer isso. Durante participação no Segunda Chamada desta terça-feira (19), ela afirmou que, se pudesse definir o bolsonarismo de forma concisa, diria que se trata de um movimento que não aceita a Constituição Federal de 1988, estabelecida depois do fim da ditadura militar (1964-1985).

“Se eu pudesse dar uma definição básica [do bolsonarismo], eu diria que é um fenômeno que não aceita a Constituição de 1988. Do ponto de vista ideológico, é um movimento que não se conforma com o fim do período autoritário e com o modo que a democracia brasileira se reestruturou. Isso inclui diversos aspectos, como questões da Constituição de maneira mais ampla, questões de direitos, a organização entre os três poderes e o lugar das Forças Armadas [na sociedade]”, disse Isabela.

Leia mais: Polícia Federal prende militares suspeitos de planejar matar Lula e Alckmin

A declaração de Isabela veio em meio à discussão sobre uma notícia que tomou o noticiário nesta terça-feira. A Polícia Federal (PF) efetuou a prisão de cinco pessoas envolvidas em um plano, elaborado em 2022, que tinha objetivo os assassinatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Com exceção de um dos acusados, que é da Polícia Federal, os demais são militares integrantes dos chamados “kids pretos”, considerados a “elite do Exército”.

Segundo relatório da Polícia Federal (PF), o general da reserva Mário Fernandes, considerado o idealizador do plano pela PF, afirmou, em conversa com o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, tenente-coronel Mauro Cid, que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) autorizou ações até 31 de dezembro de 2022, último dia de seu mandato. O general ainda teria pressionado por maior agilidade: “Eu disse, pô, presidente, mas o quanto antes, a gente já perdeu tantas oportunidades.”

Em um diálogo interceptado pela investigação, datado de 8 de dezembro de 2022, Fernandes relata uma conversa com Bolsonaro ao Mauro Cid: “Durante a conversa que eu tive com o presidente, ele citou que o dia 12, pela diplomação do vagabundo, não seria uma restrição, que qualquer ação nossa pode acontecer até 31 de dezembro e tudo”, disse o general, referindo-se à diplomação de Lula. De acordo com a PF, Fernandes teria pedido a Cid que intercedesse junto a Bolsonaro para proteger manifestantes de eventuais ações judiciais.

Saiba o que é o ‘kids pretos’, que teve integrantes presos pela PF acusados de planejar matar Lula:

O post Bolsonarismo não aceita o fim do período autoritário, diz especialista em extrema direita apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Cappelli rebate argumento de que Brasil tem ‘alto risco fiscal’: ‘Não existe isso’ https://canalmynews.com.br/politica/ricardo-cappelli-rebate-argumento-de-que-brasil-tem-alto-risco-fiscal-nao-existe-isso/ Mon, 18 Nov 2024 20:35:13 +0000 https://localhost:8000/?p=48606 Presidente da ABDI afirmou que agentes do mercado financeiro alegam essa preocupação para que os juros subam e eles ganhem mais dinheiro

O post Cappelli rebate argumento de que Brasil tem ‘alto risco fiscal’: ‘Não existe isso’ apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, rebateu o argumento do mercado financeiro de que há um “alto risco fiscal” no Brasil e que, portanto, os juros no país precisam ser altos. Em entrevista ao MyNews, nesta segunda-feira (18), ele afirmou que o Brasil tem uma relação dívida/PIB muito menor do que países que aplicam taxas de juros inferiores às brasileiras.

A relação dívida/PIB indica o quanto um governo deve em relação ao tamanho de sua economia. Quando o índice tem percentual baixo, é um sinal de que a economia está gerando ganhos suficientes para pagar por seus empréstimos.

Leia mais: ‘Governo e Faria Lima não se entendem’, diz Mendonça de Barros, ex-BNDES, ao MyNews

“Eu desafio qualquer economista a apresentar por que o risco [fiscal] no Brasil é tão alto. Não existe isso. Nós temos uma relação dívida/PIB muito menor em comparação com países que tem taxas de juros inferiores. O Brasil tem mais de R$ 370 bilhões em reservas. Que risco é esse?”, afirmou Cappelli.

“[Esses argumentos] são profecias autorrealizáveis. Eles [os agentes do mercado financeiro] vão falando, vão especulando e, com isso, vão pressionando para que os juros subam e eles ganhem mais dinheiro”, acrescentou.

Leia mais: ‘Mercado deveria estar mais preocupado’, diz economista sobre troca do presidente do BC

Para Cappelli, o “pessimismo” do mercado, que espalha o que ele chamou de “terror econômico”, destoa da situação econômica do Brasil, avaliada pelo presidente da ABDI como muito favorável. Ele ressalta que, em 2024, o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu acima do esperado, aumentou a produção industrial e bateu taxas recordes de pessoas empregadas — no trimestre encerrado em setembro, o índice de desemprego ficou em 7,7%, o menor desde 2015.

Outra crítica contundente feita ao governo pelo mercado diz respeito às contas públicas, que estão em desequilíbrio. Agentes financeiros têm pressionado o governo a fazer um corte de R$ 50 bilhões do orçamento. Alcançar o equilíbrio fiscal é do interesse de todos, mas a discussão não é simples, porque é preciso saber da onde cortar.

Leia mais: Taxar super-ricos não é uma ideia maluca, diz cientista político americano

No domingo (17), o MyNews divulgou que, pela primeira vez na história, o Ministério da Fazenda deu transparência aos R$ 546 bilhões concedidos às empresas em benefícios fiscais. O valor que o mercado exige que seja cortado do orçamento — R$ 50 bilhões — corresponde a menos de 10% dos benefícios que os mais ricos recebem. Depois da divulgação dos dados inéditos, Cappelli se pronunciou sobre o assunto nas redes sociais, afirmando que estava “fácil” identificar os cortes necessários.

“546 BILHÕES em benefícios fiscais para os mais ricos. O ‘mercado’ pede um corte de 50 BI. Tá fácil”, escreveu o presidente da ABDI no X (antigo Twitter). “É menos de 10% dos benefícios que os mais ricos recebem. Dá pra cortar fácil, ou melhor, tenho certeza que, comprometidos com o equilíbrio fiscal, eles mesmos irão se apresentar.”

Assista abaixo à entrevista com Ricardo Cappelli:

O post Cappelli rebate argumento de que Brasil tem ‘alto risco fiscal’: ‘Não existe isso’ apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Marcelo Rubens Paiva: ‘Classe artística foi massacrada por Temer e Bolsonaro’ https://canalmynews.com.br/opiniao/classe-artistica-foi-massacrada-por-temer-e-bolsonaro-relembre-entrevista-de-marcelo-rubens-paiva/ Fri, 15 Nov 2024 20:51:19 +0000 https://localhost:8000/?p=48557 Para o escritor, dramaturgo e jornalista, lidar com a ameaça iminente que colocava em risco o futuro de sua profissão foi a parte mais difícil de atravessar os dois governos

O post Marcelo Rubens Paiva: ‘Classe artística foi massacrada por Temer e Bolsonaro’ apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A classe artística foi massacrada durante os governos de Michel Temer (MDB-SP) e de Jair Bolsonaro (PL-RJ). Foi o que afirmou o escritor, dramaturgo e jornalista Marcelo Rubens Paiva, que conversou com o MyNews em fevereiro de 2022. Mais de dois anos depois da entrevista, as salas de cinema de todo Brasil estão lotadas para a exibição de Ainda estou aqui, filme baseado na autobiografia de mesmo nome escrita por ele.

À jornalista Myrian Clark, Rubens Paiva contou que, desde o fim do governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT-MG), recebeu diversos ataques nas redes sociais, mas que nunca deu muita importância para esse tipo de “cancelamento” digital. Para ele, lidar com a ameaça iminente que colocava em risco o futuro de sua profissão foi a parte mais difícil de atravessar esse período.

“A classe artística vem sendo massacrada desde o fim do governo Dilma e início do governo Temer, e agora com Bolsonaro”, disse o escritor, que trouxe à tona as “intervenções” da Agência Nacional do Cinema (Acine) e o repúdio dos bolsonaristas com relação às leis de incentivo à cultura, em especial a Lei Rouanet. “Esse tipo de lei é algo completamente normal em qualquer país, todos os países têm leis desse tipo. Inclusive, é até uma lei liberal, pois busca patrocinar a cultura por meio do empresariado.”

Leia mais: Alexandre de Moraes diz que origem de atentado está no ‘gabinete do ódio’

Os governos Temer e Bolsonaro, especialmente a gestão do ex-presidente do PL, ficaram marcados pelo desmonte do setor cultural. A extinção do Ministério da Cultura, o desmonte da Ancine, além de acusações de censura e polêmicas envolvendo citações nazistas e alusões à ditadura militar, foram alguns dos episódios que mancharam a história da cultura brasileira entre os anos de 2018 e 2022.

Em janeiro de 2020, em um dos casos mais emblemáticos ocorridos no governo Bolsonaro, o então secretário de Cultura do Governo, Roberto Alvim, fez um discurso semelhante ao de Joseph Goebbels, ministro da Propaganda do líder nazista Adolf Hitler. Em meados do século 20, Goebbels afirmou que a “arte alemã da próxima década será heroica” e “imperativa”. Alvim, por sua vez, disse que a “arte brasileira da próxima década será heroica” e “imperativa”. Após a repercussão negativa do caso, Bolsonaro decidiu exonerá-lo do cargo.

Ainda estou aqui

Dirigido por Walter Salles e protagonizado por Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, Ainda estou aqui é ambientado na época da ditadura militar no Brasil. O filme gira em torno de Eunice Paiva (interpretada por Fernanda Torres), mãe de Marcelo Rubens Paiva, que se vê obrigada a assumir sozinha a criação dos cinco filhos e se reinventar como ativista depois de um evento traumático.

Em 1971, o marido de Eunice, Rubens Paiva (interpretado por Selton Mello), foi levado para interrogatório pelos militares e, sob a custódia dos agentes, desapareceu sem deixar rastros. A morte dele fora confirmada só 40 anos depois, graças às investigações da Comissão Nacional da Verdade (CNV). O órgão foi criado no governo Dilma com o intuito de apurar as graves violações de direitos humanos ocorridas no Brasil entre 1946 e 1988, em especial no período da repressão.

A estreia de Ainda estou aqui ocorreu no Festival de Veneza, em 1º de setembro de 2024 e, na ocasião, foi aplaudido por dez minutos consecutivos pelo público. Depois, foi exibido em diversos outros vários festivais renomados, como Cannes e Veneza, onde foi igualmente bem recebido. Após ganhar destaque global, o longa foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais (ABCAA) para representar o Brasil no Oscar em 2025 na categoria “Melhor filme internacional”.

O post Marcelo Rubens Paiva: ‘Classe artística foi massacrada por Temer e Bolsonaro’ apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Quem era o homem responsável pelas explosões na Praça dos Três Poderes https://canalmynews.com.br/noticias/quem-era-francisco-wanderley-luiz-responsavel-pelas-explosoes-na-praca-dos-tres-poderes/ Thu, 14 Nov 2024 13:18:29 +0000 https://localhost:8000/?p=48500 Francisco Wanderley Luiz, conhecido como Tiü França, de 59 anos, era de Rio do Sul (SC); ele foi candidato ao cargo de vereador do município em 2020, mas não foi eleito

O post Quem era o homem responsável pelas explosões na Praça dos Três Poderes apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O homem que provocou as explosões na Praça dos Três Poderes, em Brasília, na noite de quarta-feira (13), por volta das 19h30, era Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, conhecido como Tiu França, de Rio do Sul (SC). A identidade dele foi confirmada pela Polícia Federal (PF) na manhã desta quinta-feira (14).

Em 2020, Francisco Luiz, que atuava como chaveiro, foi candidato pelo Partido Liberal (PL) ao cargo de vereador do município de Rio do Sul, mas não foi eleito. Conseguiu somente 98 votos.

O homem seria o dono do veículo que explodiu no Anexo 4 da Câmara dos Deputados. A polícia encontrou fogos de artífício e tijolos no porta-malas do veículo.

Leia mais: Explosões são registradas na Praça dos Três Poderes, em Brasília; uma pessoa morreu

Segundo a investigação, Francisco Luiz estava hospedado há cerca de quatro meses na Região Administrativa de Ceilândia (DF), a uma distância de 30km do centro de Brasília. Após o crime, a polícia encontrou diversas mensagens em redes sociais publicadas pelo homem, em que “antecipava” o atentado e fazia ameaças a autoridades de diferentes.

Policiais militares fizeram uma varredura na Praça dos Três Poderes após as duas explosões e, só na manhã desta quarta-feira, removeram o corpo de Francisco Luiz do local. O acesso de pedestres e carros à Esplanada dos Ministérios foi fechado em decorrência do ocorrido.

Em nota, o STF afirmou que foram “ouvidos dois fortes estrondos ao final da sessão e os ministros foram retirados do prédio com segurança”. Os servidores e colaboradores também foram retirados por medida de cautela.

Saiba quem é o homem das bombas que se explodiu em frente ao STF e chocou o país | Tiü França:

O post Quem era o homem responsável pelas explosões na Praça dos Três Poderes apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Explosões são registradas na Praça dos Três Poderes, em Brasília; uma pessoa morreu https://canalmynews.com.br/politica/explosoes-sao-registradas-na-praca-dos-tres-poderes-em-brasilia-uma-pessoa-morreu/ Wed, 13 Nov 2024 23:47:39 +0000 https://localhost:8000/?p=48481 Um homem, identificado como Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, explodiu quatro artefatos no local, sendo um deles em si próprio

O post Explosões são registradas na Praça dos Três Poderes, em Brasília; uma pessoa morreu apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Explosões foram registradas na Praça dos Três Poderes, em Brasília, no início da noite de quarta-feira (13). Um homem, identificado como Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, explodiu quatro artefatos no local.

Por volta das 19h30, houve uma primeira explosão, em um carro que estava num estacionamento entre o STF e o Anexo 4 da Câmara dos Deputados. Francisco Luiz lançou também dois artefatos em direção ao STF e, por fim, acendeu mais um em si próprio.

Leia mais: Alexandre de Moraes diz que origem de atentado está no ‘gabinete do ódio’

O esquadrão antibombas foi ao local para fazer uma varredura e verificar a existência de mais explosivos nos arredores, inclusive em veículos e no corpo do homem que morreu. Por segurança, o corpo dele só foi removido da área na manhã desta quinta-feira (14).

Em nota, o STF afirmou que ministros, servidores e colaboradores foram retirados do local em segurança. O secretário de Segurança do DF, Sandro Avelar, informou que a Esplanada dos Ministérios foi fechada.

A repórter Ester Cauany, do MyNews, conversou in loco com a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), que estava na Praça dos Três Poderes quando os primeiros estrondos foram ouvidos. Erika afirmou que, em um primeiro momento, acreditou que os barulhos fossem decorrentes de de bombas de efeito moral. Ela disse também que compara o episódio aos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, ainda que “em uma escala menor”.

***O texto foi atualizado com novas informações na manhã desta quinta-feira (14)***

Veja o que se sabe sobre explosões próximas ao STF e à Câmara dos Deputados, em Brasília:

O post Explosões são registradas na Praça dos Três Poderes, em Brasília; uma pessoa morreu apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Erika Hilton: ‘Tudo que parte de grupos oprimidos enfrenta resistência avassaladora’ https://canalmynews.com.br/brasil/erika-hilton-tudo-que-parte-de-grupos-oprimidos-enfrenta-resistencia-avassaladora/ Tue, 12 Nov 2024 17:34:04 +0000 https://localhost:8000/?p=48445 Deputada federal e autora da PEC que propõe o fim da escala 6x1 falou ao MyNews sobre a proposta, que está em vias de começar a tramitar no Congresso Nacional

O post Erika Hilton: ‘Tudo que parte de grupos oprimidos enfrenta resistência avassaladora’ apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) afirmou ao MyNews, na noite de segunda-feira (11), que todas as iniciativas que partem de grupos oprimidos enfrentam “resistência avassaladora” na sociedade. A declaração veio enquanto ela comentava a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) pelo fim da escala 6×1 — aquela em que o trabalhador tem direito a uma folga a cada seis dias trabalhados. O assunto ganhou as redes sociais nos últimos dias e está em vias de começar a tramitar no Congresso Nacional.

“Tudo aquilo que parte de grupos minoritários e oprimidos na sociedade enfrenta uma resistência avassaladora”, disse Erika durante participação no Segunda Chamada, acrescentando que opositores têm apresentado argumentos para tentar inviabilizar a PEC a todo custo.

Leia mais: ‘Precisamos avançar’, diz deputada sobre representação feminina no legislativo

“É como se essas vozes [as vozes dos oprimidos] não pudessem falar, como se esses grupos não tivessem condições de produzir mudanças estruturais nas suas próprias vidas. Não podemos permitir que isso [argumentos que tentam deslegitimar a PEC] prospere”, acrescentou a deputada, ressaltando que fará o que estiver ao seu alcance para sustentar a viabilidade do proposta.

A PEC, de autoria de Erika em parceria com o vereador eleito Rick Azevedo (PSOL-RJ), fundador do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), chegou a ser um dos assuntos mais comentados no X (antigo Twitter) nesta semana. Internautas têm usado as redes para pressionar os deputados a assinarem o requerimento de apoio à proposta, que precisa de 171 assinaturas para ser apresentada oficialmente. Até a noite de segunda-feira, o texto contava com 143 assinaturas.

Leia mais: Procurador-Geral da República aciona Supremo Tribunal Federal contra bets

O objetivo da PEC, segundo Erika, é “transformar a realidade do trabalho” no Brasil e “dar dignidade ao trabalhador”, tirando-o de uma situação de vulnerabilidade e impedindo-o de trabalhar até a exaustão e a morte. Sem citar o nome da vítima ou da empresa, ela relembrou o caso de Luiz Felipe Dominicalli, ex-funcionário do Mercado Livre que cometeu suicídio em 19 de fevereiro deste ano.

Luiz Felipe tirou a própria vida minutos depois de ter sido demitido de um centro de distribuição em Cajamar, na Grande São Paulo, onde passou nove meses recebendo e destinando pacotes do Mercado Livre para embalagem. À época, o Sindicato dos Empregados do Comércio de Franco da Rocha de Região afirmou que a vítima “vinha sofrendo grave pressão psicológica por parte de seus superiores”, que impunham metas abusivas e condições de trabalho desumanas.

“Este não é um caso isolado”, disse Erika. “Nós precisamos que o trabalhador tenha tempo de estudar, de amar, de conviver com a sua família, de usufruir da cidade, da cultura, dos espaços. Precisamos de uma economia aquecida com o consumo desse trabalhador, que poderá escolher ir a um restaurante, um shopping, um parque, um cinema. Essa PEC discute dignidade e cidadania.”

‘Eu quero conseguir desmontar qualquer argumentação de inviabilidade’, diz Erika Hilton sobre PEC do fim da escala 6×1:

O post Erika Hilton: ‘Tudo que parte de grupos oprimidos enfrenta resistência avassaladora’ apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Temer diz que não será vice de Bolsonaro, mas fala em ‘ótima’ relação com ex-presidente https://canalmynews.com.br/noticias/temer-diz-que-recusaria-compor-chapa-de-bolsonaro-em-2026-mas-fala-em-otima-relacao-com-ex-presidente/ Thu, 07 Nov 2024 20:09:24 +0000 https://localhost:8000/?p=48323 Por telefone, emebedista afirmou ao MyNews que saiu da vida pública e que eventual convite provavelmente partiria de um 'reconhecimento' de seu governo

O post Temer diz que não será vice de Bolsonaro, mas fala em ‘ótima’ relação com ex-presidente apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O ex-presidente Michel Temer (MDB-SP) afirmou ao MyNews, nesta quinta-feira (7), que não aceitaria um eventual convite do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) para ser vice de sua chapa nas eleições gerais de 2026. Em conversa por telefone, Temer afirmou que a recusa não é uma questão pessoal e que tem uma “ótima” relação com Bolsonaro.

“Eu saí da vida pública”, disse Temer. Questionado sobre os motivos que poderiam ter levado Bolsonaro a querer formar essa aliança, titubeou: “Confesso que não sei. Acho que foi um reconhecimento ao meu governo.”

Leia mais: Em jantar, Michel Temer e empresários riem de imitação que desmoraliza Bolsonaro

Os rumores de que Temer poderia concorrer à vice-presidente na chapa de Bolsonaro surgiram nesta semana a partir de uma publicação em um blog. Depois da repercussão dos boatos, Bolsonaro foi procurado pela imprensa. Ao ser questionado pelo jornal Folha de S.Paulo se Temer seria um bom nome para compor a chapa de sua candidatura, afirmou que “não falava sobre esse assunto”, mas que não descartava conversar com ninguém.

Bolsonaro, impedido de concorrer a cargos políticos até 2030, acredita que conseguirá reverter sua inelegibilidade. Em entrevista à Folha, ele afirmou que sua volta ao poder é “uma caminhada de mil passos” e que a vitória eleitoral do republicano Donald Trump é um “passo importantíssimo” nessa jornada.

Leia mais: Bolsonaro descartou um dos presentes sauditas, revela jornalista

Em junho de 2023, Bolsonaro foi condenado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por “prática de abuso de poder político” e “uso indevido dos meios de comunicação” durante reunião realizada no Palácio da Alvorada com embaixadores estrangeiros, em 18 de julho de 2022. Na ocasião, ele fez uma série de ataques contra o TSE, o processo eleitoral e as urnas eletrônicas.

A reunião foi amplamente transmitida pela TV Brasil, emissora da estatal Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), e compartilhada nas redes sociais para milhões de seguidores. Logo depois, o Partido Democrata Trabalhista (PDT) entrou com uma ação no TSE, solicitando a imediata retirada do conteúdo do ar e pedindo a inelegibilidade de Bolsonaro. Após quatro sessões de julgamento, por um placar de 5 votos a 2, ficou decidido que o ex-presidente ficaria de fora da política pelos próximos oito anos.

Veja abaixo os detalhes do convite de Bolsonaro a Temer para ser seu vice em 2026:

O post Temer diz que não será vice de Bolsonaro, mas fala em ‘ótima’ relação com ex-presidente apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Lula parabeniza Trump pela vitória eleitoral: ‘Democracia deve ser respeitada’ https://canalmynews.com.br/noticias/lula-parabeniza-trump-pela-vitoria-eleitoral-democracia-deve-ser-respeitada/ Wed, 06 Nov 2024 14:40:24 +0000 https://localhost:8000/?p=48275 Recentemente, presidente havia manifestado preferência pela democrata Kamala Harris, que disputou a corrida eleitoral após a desistência de Joe Biden

O post Lula parabeniza Trump pela vitória eleitoral: ‘Democracia deve ser respeitada’ apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou o presidente eleito dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, pela vitória nas eleições gerais, realizadas na terça-feira (5). Ao defender o respeito ao resultado eleitoral, Lula desejou sorte e sucesso ao republicano, que retorna à Casa Branca após quatro anos.

“Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”, escreveu Lula em post publicado nas redes sociais.

Leia mais: Como é o sistema eleitoral dos EUA, onde quem ganha no voto popular nem sempre leva?

Recentemente, Lula havia manifestado preferência por Kamala Harris, que disputou a corrida eleitoral após a desistência do presidente Joe Biden, em julho. Segundo o presidente brasileiro, uma vitória da democrata resultaria em fortalecimento da democracia. Em 2020, quando Trump perdeu a eleição para Biden, o republicano falou em “fraude eleitoral” e instigou a invasão ao Capitólio, o Congresso dos EUA, em 6 de janeiro de 2021.

A vitória de Trump foi cravada às 7h32 (horário de Brasília) desta quarta-feira (6), quando ele garantiu 276 delegados. Para ser eleito nos EUA, um candidato precisa obter o apoio de ao menos metade do colégio eleitoral —269 delegados — mais um, para formar maioria.

Trump venceu também no voto popular, embora isso não seja requisito para levar a eleição. Ele obteve 51% dos votos (71.202.731), contra 47,5% de Kamala (66.264.540). O republicano ganhou, inclusive, em estados como a Pensilvânia (50,7%), onde nasceu e cresceu Biden; e na Geórgia (50,8%), estado-pêndulo onde havia perdido na eleição passada.

Entenda a questão dos estados-pêndulo e o que podemos esperar de Trump como presidente dos EUA:

O post Lula parabeniza Trump pela vitória eleitoral: ‘Democracia deve ser respeitada’ apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Donald Trump é eleito presidente dos EUA e voltará à Casa Branca após quatro anos https://canalmynews.com.br/noticias/donald-trump-e-eleito-presidente-dos-eua-e-voltara-a-casa-branca-apos-quatro-anos/ Wed, 06 Nov 2024 12:58:25 +0000 https://localhost:8000/?p=48260 Vitória foi cravada às 7h32 (horário de Brasília), quando o republicano garantiu o apoio de 276 delegados, além do mínimo necessário de 270

O post Donald Trump é eleito presidente dos EUA e voltará à Casa Branca após quatro anos apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O republicano Donald Trump venceu a democrata Kamala Harris nas urnas e será o próximo presidente dos Estados Unidos após conquistar mais de 270 delegados no colégio eleitoral. A vitória foi cravada às 7h32 (horário de Brasília), quando ele garantiu 276 delegados. Para ser eleito nos EUA, um candidato precisa obter o apoio de ao menos metade do colégio eleitoral —269 delegados — mais um, para formar maioria.

Trump venceu também no voto popular, embora isso não seja requisito para levar a eleição. Ele obteve 51% dos votos (71.202.731), contra 47,5% de Kamala (66.264.540). O republicano ganhou, inclusive, em estados como a Pensilvânia (50,7%), onde nasceu e cresceu o presidente Joe Biden, que o derrotou nas urnas em 2020; e na Geórgia (50,8%), estado-pêndulo onde havia perdido na eleição passada.

Leia mais: Como é o sistema eleitoral dos EUA, onde quem ganha no voto popular nem sempre leva?

Durante a campanha, Trump usou a frágil situação econômica dos EUA como cabo eleitoral. Em cada um de seus comícios, abria da mesma forma: “Vocês estão melhores agora ou quando eu era presidente?”.

O apelo à situação sócio-econômica reverberou inclusive entre latinos e afroamericanos, tradicionais eleitores dos democratas. Nem mesmo a série de processos judiciais que enfrenta foram capazes de impedir o retorno do republicano.

Leia mais: Como funciona a apuração nos EUA, onde os resultados podem levar semanas para sair?

No quesito econômico, o novo governo de Trump deve ser marcado pela redução da inflação, corte de impostos e protecionismo. Ele também deve tentar acabar com qualquer traço de política climática “verde” e recolocar a produção de petróleo e gás no centro da economia. No primeiro mandato, prometeu tirar os EUA do Acordo de Paris, tratado internacional sobre mudanças climáticas, adotado em 2015.

As políticas anti-migratórias, que predominaram no primeiro mandato, também devem voltar agora, com ainda mais força. Trump chegou a citar a “Lei dos Inimigos Estrangeiros”, de 1978, para defender uma deportação em massa de imigrantes. O companheiro de chapa do republicano, JD Vance, estimou que o número de deportações anuais poderia chegar a 1 milhão.

Entenda a questão dos estados-pêndulo e o que podemos esperar de Trump como presidente dos EUA:

O post Donald Trump é eleito presidente dos EUA e voltará à Casa Branca após quatro anos apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Como é o sistema eleitoral dos EUA, onde quem ganha no voto popular nem sempre leva? https://canalmynews.com.br/noticias/como-e-o-sistema-eleitoral-dos-eua-onde-quem-ganha-no-voto-popular-nem-sempre-leva/ Tue, 05 Nov 2024 16:28:01 +0000 https://localhost:8000/?p=48235 Ganha a eleição o candidato que tiver a maioria do colégio eleitoral, grupo de pessoas indicadas para nomear o presidente e vice-presidente

O post Como é o sistema eleitoral dos EUA, onde quem ganha no voto popular nem sempre leva? apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Nos Estados Unidos, o candidato que vence no voto popular nem sempre é o que leva a eleição. Isso porque, diferentemente do Brasil, o sistema eleitoral dos EUA funciona por votação indireta. O eleitor americano vota, mas ganha o pleito o candidato que tiver a maioria do colégio eleitoral.

O “colégio eleitoral” consiste em um grupo de pessoas, os chamados “delegados”, indicadas para nomear o presidente e o vice-presidente. Cada estado tem um número de delegados proporcional ao tamanho de sua população.

Ao todo, o colégio eleitoral é formado por 538 delegados. Um candidato precisa do apoio de ao menos 270 delegados para ser eleito, o que se traduz em metade dos 538 (ou 269) mais um.

Leia mais: Resultado das eleições definirá política externa dos Estados Unidos

Ao votar, os eleitores ordenam aos delegados que votem no candidato que escolheram. Em alguns estados, não há uma obrigatoriedade expressa nesse sentido, mas, na prática, esses delegados sempre votam no candidato que ganhou mais votos em seu estado.

Se um delegado votar contra a escolha presidencial de seu estado, é considerado “infiel”. Até hoje, nenhum resultado foi alterado por eleitores “infiéis”.

No sistema eleitoral americano, pode ocorrer de um candidato ter a maioria do voto popular nacionalmente, mas não ganhar a eleição. Isso já aconteceu cinco vezes desde que o sistema foi implantado, em 1787.

Leia mais: Por que enfrentar Kamala é o pior cenário para Trump?

A mais recente eleição em que isso aconteceu foi a de 2016, quando o republicano Donald Trump disputou a presidência com a democrata Hilary Clinton. Hilary ganhou no voto popular, com 65.844.610 votos, mas só obteve 232 votos no Colégio Eleitoral. Trump, por sua vez, conquistou 62.979.366 votos populares e 306 votos dos delegados dos estados.

Há estados em que os eleitores são tradicionalmente republicanos, como Mississipi, Alabama, Kansas e Idaho. De outro lado, há estados tradicionalmente democratas, a exemplo de Oregon, Michigan e Massachussets.

Existem ainda os chamados “swing states”, ou “estados-pêndulo”, que não têm um lado muito bem definido, a exemplo da Flórida. A Flórida é considerada um estado-chave para as eleições americanas, uma vez que é o terceiro mais populoso do país.

Entenda como funcionam as eleições nos Estados Unidos e veja as grandes diferenças com as do Brasil:

O post Como é o sistema eleitoral dos EUA, onde quem ganha no voto popular nem sempre leva? apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Mestre em crítica textual pela USP ministra curso gratuito para membros do MyNews https://canalmynews.com.br/noticias/mestre-em-critica-textual-pela-usp-ministra-curso-online-e-gratuito-para-membros-do-mynews/ Sat, 02 Nov 2024 12:19:05 +0000 https://localhost:8000/?p=48180 Oportunidade, voltada a todos que querem aprender a escrever e se comunicar melhor, acontece na próxima semana, dias 4, 5, 6 e 7, das 19h às 19h45

O post Mestre em crítica textual pela USP ministra curso gratuito para membros do MyNews apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Você sabe apreciar um bom texto, seja ele literário ou não e, por vezes, já se perguntou como os bons escritores conseguem escolher tão sabiamente as palavras certas para compor uma frase, um parágrafo ou um livro inteiro? Pois saiba que você pode aprender a fazer igual, ou até melhor. Escrever é uma arte como qualquer outra. E, por trás de toda arte, existe técnica.

Neste mês de novembro, o MyNews vai presentear os membros do canal com um curso gratuito de quatro dias ministrado por Vanessa Ferrari, uma das editoras mais experientes do mercado e mestre em crítica textual pela Universidade de São Paulo (USP). O curso é online e acontece na próxima semana, dias 4, 5, 6 e 7, das 19h às 19h45. Para participar, basta virar membro do Canal MyNews e acessar os vídeos na aba de vídeos exclusiva para membros.

Leia mais: Escola de contos eróticos para viúvas é a obra do mês no Clube do Livro do My News

Segundo a jornalista Mara Luquet, CEO do MyNews, a ideia do curso surgiu a partir do Clube do Livro, outra experiência exclusiva para membros do canal. A cada mês, os membros se debruçam sobre uma obra literária diferente e se reúnem ao fim de 30 dias para debatê-lo, sempre com a presença do(a) autor(a) como convidado(a). O projeto reúne escritores e pessoas, em geral, que se interessam por leitura e pela escrita. Nesse contexto, o surgimento do curso foi um processo natural.

“Conheço o trabalho da Vanessa de perto. Ela já editou um livro meu. Para mim, é uma das melhores editoras do país”, afirma Mara, que comenta o livro O lugar das palavras, a ser trabalhado no curso. “Li o livro dela e achei maravilhoso. Vale a pena a leitura, mesmo que você não queira ser escritor. Te ensina a escrever bem, se comunicar bem. A ideia do curso surgiu a partir dessa leitura e foi algo natural.”

O objetivo do curso vai além de ensinar a escrever bem. Para Mara, é também aproximar os membros, que têm interesses em comum. Em fevereiro de 2023, a CEO do MyNews promoveu uma expedição fotográfica para a Islândia com membros do canal que se interessavam por fotografia. O curso é, portanto, mais uma experiência enriquecedora proporcionada aos membros com exclusividade. A ideia é que projetos semelhantes, com outros autores, sejam colocados em prática com frequência.

Sobre a autora

Vanessa Ferrari é jornalista de formação, mas nunca conseguiu se encaixar na urgência do dia a dia jornalístico. Por isso, enveredou para a área de edição de textos literários. Ela começou a carreira como editora temporária na Companhia das Letras, uma das mais renomadas editoras brasileiras. Virou editora assistente por lá e, anos depois, foi promovida a editora sênior. Ao todo, trabalhou por seis anos na editora.

Durante o período, editou livros de ficção adulta, obras clássicas da Penguin e Quadrinhos. Essa experiência acabou despertando em Vanessa o interesse em fazer um mestrado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH-USP). Como boa parte do trabalho de um editor é ler originais, nacionais e estrangeiros, e opinar sobre uma possível publicação, se debruçou sobre centenas de livros, e então entendeu que havia pontos em comum entre eles.

A partir de anotações sem nenhum propósito específico, acabou estabelecendo uma tipologia de cinco narradores: saudosista, conciso, poético, erudito e autobiográfico. A teoria virou tema de uma pesquisa acadêmica e é um dos assuntos abordados no livro O lugar das palavras, que será trabalhado no curso do MyNews.

Hoje, Vanessa é professora no curso de Pós-graduação para escritores no Instituto Vera Cruz, em São Paulo, e coordena um projeto, subsidiado pela Companhia das Letras, de clubes de leitura e remição de pena em doze unidades prisionais no estado paulista. No passado, trabalhou também na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), onde, por quatro anos, produziu textos do catálogo e outras peças gráficas.

O post Mestre em crítica textual pela USP ministra curso gratuito para membros do MyNews apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Depoimento de Lessa mostra que violência das milícias do RJ foi normalizada, diz deputado https://canalmynews.com.br/opiniao/depoimento-de-lessa-mostra-que-violencia-das-milicias-foi-normalizada-no-rj-diz-deputado/ Thu, 31 Oct 2024 20:17:40 +0000 https://localhost:8000/?p=48125 Para Tarcísio Motta (PSOL), assassino condenado demonstrou frieza na audiência, quando falou com 'naturalidade' sobre a atuação dele no mundo do crime

O post Depoimento de Lessa mostra que violência das milícias do RJ foi normalizada, diz deputado apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O depoimento do ex-sargento reformado da Polícia Militar Ronnie Lessa, autor confesso do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, mostra que a violência das milícias do Rio de Janeiro foi normalizada. Foi o que afirmou o deputado federal Tarcísio Motta (PSOL), que acompanha presencialmente o julgamento do caso e conversou com a jornalista Mara Luquet, CEO do MyNews, na manhã desta quinta-feira (31). Para Motta, Lessa demonstrou frieza durante depoimento neste segundo dia de audiência, quando falou com “naturalidade” sobre a atuação dele no mundo do crime.

“O depoimento do Ronnie evidencia aquilo que chamamos de ‘banalidade do mal’, o quanto se banalizou esse tipo de situação aqui no Rio de Janeiro. Ele falava com a maior naturalidade sobre o serviço dele, querendo dizer que tudo que ele conquistou na vida é fruto de trabalho duro. O trabalho dele é ser matador. É ser um mercenário contratado por poderosos do Rio de Janeiro para meter medo nas pessoas”, disse Motta.

Leia mais: Em depoimento ao STF, Chiquinho Brazão nega conhecer Ronnie Lessa

“Ronnie diz que cometeu o crime por causa de uma oportunidade financeira. A partir disso, começa a se pensar na quantia prometida ao Ronnie e o quanto isso representa de possibilidade financeira e de poder aos mandantes. […] Essa é a fonte de poder e de riqueza das milícias e desses grupos armados aqui no Rio Janeiro”, acrescentou o deputado, ressaltando que a Marielle e outras lideranças do PSOL eram vistas como um “obstáculo” pelas milícias porque tinham a ousadia de enfrentá-las.

Na quarta-feira (30), primeiro dia do julgamento, Lessa afirmou que receberia R$ 25 milhões pela execução e que aceitou a proposta porque ficou “cego” pelo dinheiro. Na audiência, disse que se arrepende do crime e pediu perdão às famílias de Marielle e Anderson. Alegou, também, que decidiu confessar o crime e fazer a delação premiada para “amenizar a angústia” dos familiares das vítimas, assumindo a própria responsabilidade no caso e indicando os outros envolvidos.

Leia mais: Morte de Marielle Franco expôs pandemia criminosa sobre o Rio, diz autor de livro sobre o crime

O julgamento de Ronnie Lessa e de Élcio de Queiroz, que dirigia o carro usado no crime, pode levar três dias. Todas as nove testemunhas previstas já prestaram depoimento. A primeira a ser ouvida foi a jornalista Fernanda Chaves, única sobrevivente do atentado. Depois, falaram a mãe de Marielle, Marinete da Silva; a viúva da vereadora, Monica Benício; a viúva de Anderson, Ágatha Reis; a perita criminal Carolina Rodrigues; os agentes da Polícia Civil do Rio Luismar Cortelettili e Carlos Alberto Paúra Júnior; e o agente federal Marcelo Marcelo Pasqualetti.

Encerrada a fase dos depoimentos, na quarta-feira, o dia seguinte foi marcado por argumentações de acusação e defesa, bem como a votação por parte do júri que declarou culpados os réus pelo assassinato de Marielle e Anderson. A juíza Lucia Glioche condenou Lessa e Queiroz  a 78 anos e 59 anos de prisão, respectivamente. Ambos também foram sentenciados a pagar pensão ao filho de Anderson até que ele complete 24 anos e indenizar as famílias das vítimas em R$ 706 mil.

Veja o que diz o deputado direto do tribunal do júri sobre caso Marielle | Tarcísio Motta:

O post Depoimento de Lessa mostra que violência das milícias do RJ foi normalizada, diz deputado apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Análise: Veto à Venezuela tem mais a ver com eleições do que com crise diplomática https://canalmynews.com.br/sem-categoria/analise-veto-a-venezuela-tem-mais-a-ver-com-eleicoes-do-que-com-crise-diplomatica/ Thu, 31 Oct 2024 17:27:14 +0000 https://localhost:8000/?p=48100 Brasil barrou a entrada da Venezuela no Brics, alegando que país vizinho não cumpre requisitos básicos para se juntar ao bloco de países emergentes

O post Análise: Veto à Venezuela tem mais a ver com eleições do que com crise diplomática apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A decisão do Brasil de vetar a entrada da Venezuela nos Brics tem mais a ver com as eleições municipais deste mês de outubro do que com a crise diplomática entre os dois países. Essa é a análise do diplomata Rubens Barbosa, ex-embaixador e presidente do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Irice), que participou do Segunda Chamada de quarta-feira (30).

Na 16ª Cúpula do Brics, encerrada na noite da última quinta-feira (24), em Kazan, na Rússia, o Brasil usou seu poder de veto para barrar a entrada da Venezuela nos Brics, alegando que o país vizinho não cumpre requisitos básicos para se juntar ao bloco de países emergentes. Segundo o chanceler Celso Amorim, o Brasil prioriza a entrada de países “com influência e que possam ajudar a representar a região”.

Leia mais: ‘Primeiro passo’, diz Kotscho sobre indício de que Lula deve vetar Venezuela nos Brics

“Acho que essa atitude do Brasil de vetar a Venezuela [nos Brics] tem a ver com uma política interna, não externa”, afirmou o diplomata Rubens Barbosa. “O Brasil estava sendo muito criticado. Se tivesse aceitado a Venezuela [nos Brics] às vésperas das eleições municipais, teria sofrido uma reprovação muito grande, o que prejudicaria ainda mais o desempenho do PT no pleito.”

Depois da cúpula dos Brics, o governo de Nicolás Maduro decidiu convocar, nesta semana, o embaixador da Venezuela em Brasília, Manuel Vadell, para consultas em Caracas. O motivo seriam “as recorrentes declarações de ingerência e grosseiras de porta-vozes autorizados pelo governo brasileiro”, em particular do assessor especial para Assuntos Externos, Celso Amorim, que o regime venezuelano alegou se comportar como “um mensageiro do imperialismo norte-americano”.

Leia mais: Análise: Lula desmoraliza diplomacia brasileira ao evitar chamar Venezuela de ‘ditadura’

Na avaliação do diplomata Rubens Barbosa, o Brasil não deve reagir a essas investidas do governo Maduro e deve manter os canais abertos com a Venezuela. O rompimento das relações diplomáticas não interessa a nenhum dos dois países, que, inclusive, têm afinidades ideológicas e interesses em comum.

Para Barbosa, a convocação de um embaixador para consulta é “um ato sério, mas não final” e, por isso, não deve ser encarado como o primeiro estágio de um rompimento. Em fevereiro, o governo brasileiro também chamou o embaixador de Israel para consultas, depois que o chanceler israelense, Israel Katz, declarou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) persona non grata no país. Mesmo depois disso, os países seguiram mantendo relações diplomáticas.

Entenda por que é grave o movimento da Venezuela com embaixador e se Brasil deve reagir:

O post Análise: Veto à Venezuela tem mais a ver com eleições do que com crise diplomática apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Incêndio de grandes proporções destrói Shopping 25 de Março, em São Paulo https://canalmynews.com.br/brasil/incendio-de-grandes-proporcoes-destroi-shopping-25-de-marco-em-sao-paulo/ Wed, 30 Oct 2024 14:54:57 +0000 https://localhost:8000/?p=48060 Segundo agente, não há risco de as chamas se propagarem para outras edificações; tempo que levará até o fogo se extinguir é incerto e pode passar de 30 horas

O post Incêndio de grandes proporções destrói Shopping 25 de Março, em São Paulo apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Um incêndio de grandes proporções atinge o Shopping 25 de Março desde o início da manhã desta quarta-feira (30). As chamas destruíram a edificação, localizada na Rua Barão de Ladário, no Brás, região central da capital paulista.

Segundo o governo do estado do estado de São Paulo, o Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 6h20 da manhã. Minutos depois, as primeiras oito viaturas começaram a trabalhar no local, controlando as chamas.

Muitos consumidores circulavam pelo bairro quando o incêndio começou, já que este é um dos principais horários de funcionamento do comércio local. No entorno do local também havia uma movimentação intensa de pessoas, que conseguiram deixar a região.

O fogo se alastrou rapidamente e o teto desabou por volta das 8h. Equipes da Defesa Civil foram encaminhadas ao local para dar suporte ao atendimento.

Os bombeiros atuaram no local com 24 viaturas e 76 agentes. De acordo com o capitão Maycon Cristo, que conversou com o MyNews no local, eles confinaram as chamas, para que não atinjam as edificações próximas, que foram evacuadas.

Ainda há focos no interior do prédio, e não há previsão de quanto tempo levará até o fogo se extinguir por completo. Segundo Cristo, o incêndio “pode se encerrar nas próximas horas ou pode passar de 30 horas”.

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) foi acionada, esteve no local e constatou que não há desabastecimento de água para controle das chamas. De acordo com o governo, os hidrantes estão em bom funcionamento e com boa vazão de água.

Incêndio de grandes proporções destrói shopping no centro de SP; veja detalhes

O post Incêndio de grandes proporções destrói Shopping 25 de Março, em São Paulo apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Análise: Direita quer ‘sangrar’ eventual quarto mandato de Lula para acabar com o lulismo https://canalmynews.com.br/opiniao/analise-direita-quer-sangrar-eventual-quarto-mandato-de-lula-para-acabar-de-vez-com-o-lulismo/ Tue, 29 Oct 2024 17:38:56 +0000 https://localhost:8000/?p=48040 Para cientista político, 2030 será marcado por brigas internas para decidir quem sucederá o petista na presidência, o que vai desgastar o campo progressista

O post Análise: Direita quer ‘sangrar’ eventual quarto mandato de Lula para acabar com o lulismo apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A direita e a extrema-direita querem “sangrar” um eventual quarto mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para acabar de vez com o lulismo. Essa é análise do cientista político Rudá Ricci, presidente do Instituto Cultiva, que participou do Segunda Chamada de segunda-feira (28). Para ele, o ano de 2030 será marcado por brigas internas para decidir quem sucederá Lula na presidência, o que vai desgastar o já fragilizado campo progressista.

“O novo mandato será um desastre, e é aí que a direita e a extrema-direita vão avançar. Vão sangrar o quarto governo do Lula”, afirmou Ricci. “Vai ter uma briga interna para saber quem é o sucessor, e alguns dirigentes da direita e da extrema-direita dizem que vai ser a hora deles de acabar com o ciclo lulista.”

Leia mais: ‘Fato mais grave da campanha’, diz Kotscho sobre fala de Tarcísio que ligou Boulos ao PCC

Na avaliação do cientista político, o resultado das eleições municipais de 2024 indicam um certo retorno da República Velha, o que evidencia a fragilidade do governo federal. O período, que foi de 1889 a 1930, ficou caracterizado por fenômenos políticos como o coronelismo, que funcionava por meio de tráfico de influência e corrupção.

À época, latifundiários e oligarcas lideravam campanhas e fraudes eleitorais. Em troca do voto de cabresto, ofereciam algum tipo de recompensa. Nestas eleições, o coronelismo renasceu de outra forma. Partidos do chamado “centrão” distribuíram, ao todo, mais de R$ 6,2 bilhões do orçamento secreto para reeleger pelo menos 140 parlamentares.

Leia mais: ‘Primeiro passo’, diz Kotscho sobre indício de que Lula deve vetar Venezuela nos Brics

“O desenho que se tem das eleições 2024 indica um certo retorno da República Velha, do ‘toma lá, dá cá’, dos feudos regionais, dos deputados vinculados a prefeitos abastecidos por emendas parlamentares. Ou governadores”, disse Ricci.

“Quando se tem esse tipo de fragmentação territorial de lideranças com seus currais eleitorais, é porque o governo central é muito frágil. Com exceção do próprio Lula, o governo é fraco demais”, acrescentou, ressaltando que os setores mais progressistas do governo estão “ameçados” em razão dos últimos escândalos.

Em setembro, o então ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, foi exonerado do cargo após ter sido acusado de assédio sexual por dezenas de mulheres, entre elas a ministra Anielle Franco, que comanda a pasta da Igualdade Racial. No mês seguinte, outras denúncias vieram à tona dentro do Ministério das Mulheres, chefiada por Cida Gonçalves. Funcionárias e ex-funcionárias relataram situações de assédio moral e racismo no órgão. As acusações citam Cida e a secretária-executiva da pasta, Maria Helena Guarezi.

Veja os bastidores de Lula após derrota nas urnas e como isso pode mudar lideranças da esquerda:

O post Análise: Direita quer ‘sangrar’ eventual quarto mandato de Lula para acabar com o lulismo apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
‘Fato mais grave da campanha’, diz Kotscho sobre fala de Tarcísio que ligou Boulos ao PCC https://canalmynews.com.br/opiniao/fato-mais-grave-desta-campanha-diz-kotscho-sobre-fala-de-tarcisio-que-associou-boulos-ao-pcc/ Mon, 28 Oct 2024 21:48:30 +0000 https://localhost:8000/?p=48012 Para comentarista do MyNews, ocorrido foi ainda pior do que o episódio de agressão física no debate da TV Cultura, quando Datena acertou Marçal com uma cadeira

O post ‘Fato mais grave da campanha’, diz Kotscho sobre fala de Tarcísio que ligou Boulos ao PCC apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O “fato mais grave” desta campanha eleitoral foi a declaração de Tarcísio de Freitas (Republicanos) no domingo (27), dia de votação do segundo turno das eleições municipais, afirmou nesta segunda-feira (28) o jornalista Ricardo Kotscho, comentarista do MyNews. Em coletiva de imprensa, o governador de São Paulo associou Guilherme Boulos (PSOL), candidato derrotado à prefeitura da capital paulista, ao Primeiro Comando da Capital (PCC), dizendo que integrantes da facção criminosa teriam orientado familiares e apoiadores a votar nele.

Para Kotscho, a fala de Tarcísio foi ainda mais grave do que o episódio de agressão física no debate da TV Cultura, quando o apresentador José Luiz Datena acertou o adversário Pablo Marçal (PRTB) com uma cadeira. O ocorrido marcou as eleições municipais de 2024 e atraiu a atenção dos brasileiros para o pleito em São Paulo, que adquiriu caráter nacional.

Leia mais: Ricardo Nunes é reeleito prefeito em SP com ampla vantagem em relação a Guilherme Boulos

“[A declaração] foi o fato mais grave desta campanha. Muito se falou do Pablo Marçal, das baixarias, da cadeirada, mas isso que o governador de São Paulo fez foi inadmissível numa eleição, ainda mais em pleno horário de votação”, afirmou Kotscho. “[A fala foi de] uma irresponsabilidade total. [Ele] não apresentou prova nenhuma. Se a eleição estivesse mais acirrada, isso poderia levar até à anulação do pleito.”

Tarcísio deu a declaração em questão no Colégio Miguel de Cervantes, na zona sul, logo depois de votar. Ele afirmou que “houve interceptação de conversas e de orientações que eram emanadas de presídios de uma facção criminosa orientando determinadas pessoas de determinadas áreas a votarem em determinados candidatos.”

Leia mais: Em eleição apertada, Evandro Leitão é eleito prefeito de Fortaleza com 50,38% dos votos

O governador foi então questionado por um jornalista sobre qual era o candidato indicado pelo PCC em São Paulo, ao que respondeu: “Boulos”. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) disse que não recebeu nenhum relatório de inteligência nem nenhuma informação oficial sobre esse caso específico.

Boulos soube da declaração de Tarcísio ao sair do colégio Objetivo, na avenida Paulista, onde foi acompanhar a avó, Dona Cida, na votação. Nas redes sociais, afirmou que a declaração do governador é “irresponsável” e “mentirosa” e a qualificou de “laudo falso do segundo turno”, em referência ao documento falso divulgado por Pablo Marçal (PRTB) que o associava ao uso de cocaína. Na tarde de domingo (27), a campanha do psolista entrou com uma ação na Justiça Eleitoral contra o governador.

Tarcísio se consagrou como o grande vencedor dessa eleição, pois foi o cabo eleitoral do prefeito Ricardo Nunes (MDB), que ganhou a eleição com ampla vantagem em relação a Boulos, com 59,35% dos votos. Apesar disso, para Kotscho, Tarcísio botou tudo a perder depois da declaração, e deve ser julgado exemplarmente pelo crime que cometeu. Juristas acreditam que, no limite, ele pode ser declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Pergunte ao Kotscho | Balanço das eleições municipais, cobertura da imprensa e acusação de Tarcísio contra Boulos:

O post ‘Fato mais grave da campanha’, diz Kotscho sobre fala de Tarcísio que ligou Boulos ao PCC apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Nunes é reeleito prefeito em SP com ampla vantagem em relação a Boulos https://canalmynews.com.br/noticias/com-9161-das-urnas-apuradas-ricardo-nunes-e-reeleito-prefeito-em-sao-paulo/ Sun, 27 Oct 2024 21:51:48 +0000 https://localhost:8000/?p=47983 Com 100% das urnas apuradas, candidato do MDB obteve 59,35% dos votos válidos, contra 40,65% de seu adversário; diferença foi de mais de 1 milhão de votos

O post Nunes é reeleito prefeito em SP com ampla vantagem em relação a Boulos apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Com 100% das urnas apuradas, Ricardo Nunes (MDB), foi reeleito prefeito de São Paulo neste domingo (27), com 59,35% dos votos válidos. Seu adversário na disputa, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), obteve 40,65% dos votos válidos. A diferença entre os dois candidatos foi de 1.069.209 votos.

Nunes e Boulos chegaram ao segundo turno após a eleição mais concorrida da história da prefeitura paulistana no primeiro turno. Nunes terminou a primeira etapa com 29,48% dos votos, enquanto Boulos obteve 29,07%. Pablo Marçal (PRTB) ficou em terceiro, com 28,14% dos votos.

Leia mais: Em eleição apertada, Evandro Leitão é eleito prefeito de Fortaleza com 50,38% dos votos

Na eleição de 2020, Nunes foi eleito vice-prefeito de São Paulo e, no ano seguinte, assumiu a administração da cidade quando o então prefeito Bruno Covas morreu, aos 41 anos, vítima de um câncer. Anteriormente, foi vereador da capital por dois mandatos.

Nunes teve como principal padrinho político o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ex-ministro do governo Bolsonaro. O prefeito contou com o apoio também de uma coalizão de 11 partidos, que formaram uma frente ampla de direita. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apoiou a candidatura do emebedista, mas timidamente, principalmente no primeiro turno. Na primeira etapa da eleição, procurou se distanciar da campanha e chegou a orientar Tarcísio a fazer o mesmo.

Boulos, por sua vez, recebeu o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e tinha como candidata a vice a petista Marta Suplicy. A força de ambos os nomes, porém, não foi suficiente para eleger o candidato do PSOL. Em pronunciamento após a derrota, o deputado federal afirmou que perdeu a eleição, mas que a campanha recuperou a “dignidade da esquerda brasileira”.

Equilíbrio venceu extremismo, diz Nunes no discurso da vitória:

O post Nunes é reeleito prefeito em SP com ampla vantagem em relação a Boulos apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Sem provas, Tarcísio diz que PCC orientou voto em Boulos; psolista afirma que irá à Justiça https://canalmynews.com.br/noticias/sem-provas-tarcisio-diz-que-pcc-orientou-voto-em-boulos-psolista-afirma-que-ira-a-justica/ Sun, 27 Oct 2024 17:28:16 +0000 https://localhost:8000/?p=47974 Declaração foi dada a jornalistas no Colégio Miguel de Cervantes, na zona sul, local de votação do governador

O post Sem provas, Tarcísio diz que PCC orientou voto em Boulos; psolista afirma que irá à Justiça apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou neste domingo (27) que integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) orientaram familiares e apoiadores a votarem em Guilherme Boulos (PSOL) para prefeito de São Paulo. A declaração foi dada a jornalistas no Colégio Miguel de Cervantes, na zona sul, local de votação de Tarcísio. Ele estava ao lado do prefeito Ricardo Nunes (MDB), candidato à reeleição.

Boulos soube da declaração de Tarcísio ao sair do colégio Objetivo, na avenida Paulista, onde foi acompanhar a avó, Dona Cida, na votação. Em nota por meio de sua assessoria, o candidato do PSOL afirmou que o governador responderá na Justiça.

Leia mais: Análise: ‘Churrascada’ mostra que Nunes teme abstenção dos eleitores de Marçal

“É criminosa a atitude do governador Tarcísio de Freitas de criar uma grave fake news em pleno domingo de eleições. Tarcísio é cabo eleitoral de Nunes, faz tal declaração ao lado do prefeito em claro gesto de campanha. Usa a máquina pública de maneira vergonhosa e irresponsável. Isso fere todos os preceitos democráticos”, disse Boulos, que criticou também a postura da imprensa pela publicação da declaração de Tarcísio.

“Tão grave quanto é a imprensa reproduzir tal absurdo como algo normal e não questionar o flagrante propósito eleitoreiro do governador que busca, única e exclusivamente, distorcer a verdade e influenciar o resultado eleitoral. Lamentamos que a Folha de S.Paulo tenha publicado declaração mentirosa do governador sem sequer ouvir a opinião da campanha adversária. Isso fere os preceitos jornalísticos da isenção e imparcialidade. Perde o jornalismo e a democracia”, acrescentou.

O post Sem provas, Tarcísio diz que PCC orientou voto em Boulos; psolista afirma que irá à Justiça apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Análise: Boulos acertou em participar de sabatina promovida por Marçal https://canalmynews.com.br/opiniao/analise-boulos-acertou-em-participar-de-sabatina-promovida-por-marcal/ Fri, 25 Oct 2024 18:26:15 +0000 https://localhost:8000/?p=47946 Encontro, que se desenrolou civilizadamente, foi usado pelo candidato do PSOL para dialogar com aqueles que votaram no empresário no primeiro turno

O post Análise: Boulos acertou em participar de sabatina promovida por Marçal apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O candidato à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL) acertou na escolha de participar da sabatina promovida pelo empresário Pablo Marçal (PRTB), derrotado no primeiro turno, no início da tarde desta sexta-feira (25).

Essa é a avaliação dos jornalistas Lucas Valença, do portal Vero Notícias, e Alice Rabello, do Canal MyNews, que participaram de um vídeo reagindo à sabatina em tempo real, promovido pelo MyNews, e, na sequência, comentaram o encontro.

Leia mais: Análise: ‘Churrascada’ mostra que Nunes teme abstenção dos eleitores de Marçal

Para Valença, a sabatina, que se desenrolou civilizadamente, sem ofensas e ataques pessoais, foi usada por Boulos como uma oportunidade para dialogar com os eleitores de Marçal.

Apesar de o candidato do PSOL e o empresário estarem em campos ideológicos opostos, os eleitores de Marçal, assim como os de Boulos, votaram para tirar Ricardo Nunes (MDB) da prefeitura, o que sinaliza que estão insatisfeitos com a atual administração.

“Boulos conseguiu falar para o eleitorado: ‘Seu candidato [Marçal] não vai votar, mas veja bem, eu tive a coragem de aparecer. Estou aqui, não sou comunista por essas razões’. Ele tentou dialogar a todo momento com o eleitor do Marçal, que é mais à direita, mais bolsonarista”, afirmou Valença.

“Claro que ele não vai pegar boa parte dos votos de Marçal, mas, talvez tenha conseguido retirar votos de Nunes. Isso já é significativo”, acrescentou o jornalista, sugerindo que muitas pessoas poderão se abster de votar no próximo domingo (27).

Para a jornalista Alice Rabello, a princípio, a sabatina parecia uma “aposta perigosa”. Isso porque Marçal foi a figura mais polêmica da campanha de primeiro turno e protagonizou diversos embates com os demais candidatos, inclusive Boulos.

O então candidato do PRTB chegou a inventar que o deputado do PSOL era usuário de cocaína. Às vésperas da votação, divulgou um laudo falso que o acusava de ter tido um surto psicótico por uso da droga.

Na avaliação de Alice, se Boulos não estivesse tão preparado, o encontro teria sido um “tiro no pé”, muito embora ele não tenha muito a perder nesta altura da campanha. A dois dias da eleição, o candidato do PSOL aparece amplamente atrás de Nunes em todas as pesquisas de intenção de voto.

No último Datafolha, divulgado na quinta-feira (24), Boulos marcou 35%, contra 51% de Nunes. Entre os eleitores de Marçal, 83% afirmam que não votariam no deputado federal de jeito nenhum, enquanto apenas 15% dizem que nunca votariam no prefeito.

Assista à live de Boulos com Pablo Marçal para 2º turno | React:

O post Análise: Boulos acertou em participar de sabatina promovida por Marçal apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Análise: Tarcísio de Freitas é o grande vencedor da eleição em São Paulo https://canalmynews.com.br/opiniao/analise-tarcisio-de-freitas-e-o-grande-vencedor-da-eleicao-em-sao-paulo/ Wed, 23 Oct 2024 17:51:17 +0000 https://localhost:8000/?p=47848 Governador esteve ao lado do prefeito Ricardo Nunes desde o início da campanha, mesmo quando foi aconselhado por Bolsonaro a se distanciar do emebedista

O post Análise: Tarcísio de Freitas é o grande vencedor da eleição em São Paulo apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é o grande vencedor da eleição municipal na capital paulista, afirmou o jornalista Fernando Oda, repórter da TV Gazeta, durante participação no Segunda Chamada de segunda-feira (22). Tarcísio foi peça fundamental na candidatura do prefeito Ricardo Nunes (MDB), candidato à reeleição, que aparece à frente em todas as pesquisas de intenção de voto em relação ao adversário Guilherme Boulos (PSOL).

Enquanto lideranças políticas da direita estavam divididas entre Nunes e Pablo Marçal (PRTB) no primeiro turno da eleição, Tarcísio nunca deixou de apoiar a candidatura do prefeito e esteve junto ao aliado desde o início da campanha, mesmo quando foi desaconselhado a selar essa aliança. No início de setembro, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) orientou Tarcísio a se distanciar de Nunes por avaliar que o prefeito poderia sair derrotado da eleição. O governador, no entanto, decidiu se empenhar ainda mais na campanha do emebedista.

Leia mais: ‘É lamentável que Nunes se esconda debaixo da saia do Tarcísio’, diz Boulos

“Tarcísio com certeza ganha muito capital político a partir dessa eleição”, afirmou o repórter Fernando Oda, acrescentando que Tarcísio sai vitorioso em relação à Bolsonaro na eleição em São Paulo. “Chegou a se ventilar essa questão de quem teria vencido entre Bolsonaro e Tarcísio. A especulação que se fazia era de que, se Marçal fosse para o segundo turno e Nunes não, Bolsonaro levaria. Mas como Nunes ganhou com uma margem de sobra, então a vitória foi para Tarcísio.”

Na segunda-feira, Nunes, Tarcísio e Bolsonaro almoçaram em uma churrascaria no Morumbi, bairro nobre de São Paulo, em evento que reuniu diversos aliados do prefeito, entre eles o próprio vice da chapa, coronel Mello Araújo; o deputado federal Baleia Rossi, presidente do MDB; e o ex-presidente Michel Temer (MDB). Na ocasião, Bolsonaro, declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 2030, afirmou que seria candidato à presidência nas eleições gerais de 2026.

Leia mais: Marçal já teve ganho ao se tornar uma alternativa a Bolsonaro, diz cientista político

Tarcísio reiterou que Bolsonaro será o candidato da direita em 2026 e não respondeu se planeja disputar o cargo, alegando que é “monotemático” e que o “foco” dele neste momento era a eleição em São Paulo, no próximo domingo (27). Para o cientista político Rudá Ricci, que também participou do Segunda Chamada, o posicionamento é estratégico. Ao endossar a fala do ex-presidente, ele acredita que o governador usa de ironia e debocha do aliado.

“Ele [Tarcísio] humilhou o Bolsonaro. Em primeiro lugar, ninguém fala que vai ser candidato dois anos antes de uma eleição. Você nunca viu nenhum político experiente fazer isso. Nem Jânio Quadros [presidente do Brasil na década de 1960, conhecido por ter sido um político populista] fazia isso. É como se ele [Tarcísio] dissesse: ‘Tá bom, primeiro você tem que voltar a poder ser candidato pelo Judiciário. Em segundo lugar, você vai precisar de mim. Sozinho você não faz nada, nem comer em churrascaria no Morumbi.'”

Veja bastidores do churrasco de Nunes, Tarcísio e Bolsonaro: falas polêmicas e medo de abstenções:

O post Análise: Tarcísio de Freitas é o grande vencedor da eleição em São Paulo apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Anexo do Supremo Tribunal Federal é evacuado após alerta de incêndio https://canalmynews.com.br/noticias/anexo-do-stf-e-evacuado-apos-alerta-de-incendio/ Mon, 21 Oct 2024 23:15:45 +0000 https://localhost:8000/?p=47799 Foco de fogo em uma das salas do 2º andar do anexo 2A do prédio espalhou fumaça pelo andar e disparou o alarme; pessoas foram retiradas às pressas do local

O post Anexo do Supremo Tribunal Federal é evacuado após alerta de incêndio apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Um foco de incêndio foi detectado nesta segunda-feira (21), por volta das 19h, em uma das salas do segundo andar do Anexo 2A do Supremo Tribunal Federal (STF), que espalhou fumaça pelo andar e disparou o alarme, segundo a assessoria de imprensa da corte. As chamas foram controladas pelos brigadistas do STF, que acionaram o Corpo de Bombeiros.

O jornalista Afonso Marangoni, apresentador do MyNews, estava no Supremo no momento do incêndio e presenciou o ocorrido. Todos os funcionários e pessoas presentes no local foram retiradas às pressas pelas escadas.

Leia mais: Após acidente doméstico, Lula cumpre agenda no Palácio da Alvorada

Uma sala no prédio do Anexo 2A ficou completamente queimada. Imagens compartilhadas por testemunhas mostram que havia muita fumaça perto da biblioteca do STF.

A origem do incêndio será investigado juntamente com o Corpo de Bombeiros. As primeiras informações dão conta de que houve “algum problema no ar condicionado”. Até a última atualização deste texto, a informação era de que seis pessoas foram atendidas devido à inalação de fumaça, mas não precisaram ser encaminhadas ao hospital.

Uma vistoria será realizada na manhã desta terça-feira (22), e só depois disso o segundo andar do Anexo 2A será liberado. Todo o restante do edifício está livre para o trânsito de pessoas.

O post Anexo do Supremo Tribunal Federal é evacuado após alerta de incêndio apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
‘Primeiro passo’, diz Kotscho sobre indício de que Lula deve vetar Venezuela nos Brics https://canalmynews.com.br/politica/primeiro-passo-diz-kotscho-sobre-indicio-de-que-lula-deve-vetar-venezuela-nos-brics/ Mon, 21 Oct 2024 20:58:30 +0000 https://localhost:8000/?p=47769 Presidente sinalizou que deve se posicionar contra o ingresso do país sul-americano no bloco, formado por Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul

O post ‘Primeiro passo’, diz Kotscho sobre indício de que Lula deve vetar Venezuela nos Brics apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O jornalista Ricardo Kotscho, comentarista do MyNews, elogiou a postura do Brasil com relação à entrada da Venezuela nos Brics, durante o programa Pergunte ao Kotscho desta semana. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sinalizou que deve se posicionar contra o ingresso do país sul-americano no bloco, formado por Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul.

Após sofrer uma queda na residência oficial da Presidência, em Brasília, Lula não pôde comparecer pessoalmente à cúpula do Brics, em Moscou, mas teve uma conversa com seu time de articulação internacional, chefiado pelo chanceler Mauro Vieira, que deve representá-lo na reunião. A Venezuela, governada por Nicolás Maduro, descumpriu acordos internacionais que o próprio presidente assinou, ao se comprometer a disputar eleições limpas e auditáveis, o que não se concretizou.

Leia mais: Análise: Nem mesmo a anistia dos EUA seria capaz de tirar Maduro do poder

“Eu acho que este é o primeiro passo para mudar um pouco essa política interna”, afirmou Kotscho, acrescentando que um internauta do MyNews tinha “toda razão” ao questioná-lo se Lula não deveria adotar uma postura mais contundente contra o governo de Maduro. “É um absurdo o Brasil não dar nome aos bois. O Maduro é um ditador, comanda uma ditadura e não tem como fugir disso.”

Em entrevista em meados de agosto, cerca de duas semanas depois da eleição na Venezuela, Lula afirmou, em entrevista à Rádio Gaúcha, em Porto Alegre, que a Venezuela vive um “regime desagradável” sob a administração de Maduro, mas disse que o país vizinho não é uma ditadura. Ao mesmo tempo, não reconheceu o pleito realizado em 28 de julho, em que o presidente venezuelano se declarou eleito sem apresentar as atas eleitorais.

A pesquisa AltaVista, uma contagem independente de votos da eleição na Venezuela, à qual o MyNews teve acesso, aponta a vitória de Edmundo González sobre Maduro por 66,2% a 31,2%. Esta foi uma das quatro contagens independentes que a líder da oposição María Corina Machado declarou ter recebido para contestar o resultado anunciado pelo CNE (Conselho Nacional Eleitoral). Segundo o órgão, o presidente obteve 51,2% dos votos, contra 44,2% de seu opositor.

Pergunte ao Kotscho: 2º turno, Musk na campanha de Trump e fim do inquérito da tentativa de golpe:

O post ‘Primeiro passo’, diz Kotscho sobre indício de que Lula deve vetar Venezuela nos Brics apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Boulos diz que passará a reta final da campanha na rua e que dormirá na casa de eleitores https://canalmynews.com.br/politica/boulos-diz-que-passara-a-reta-final-da-campanha-na-rua-e-que-dormira-na-casa-de-eleitores/ Mon, 21 Oct 2024 16:02:10 +0000 https://localhost:8000/?p=47759 Em estratégia para angariar votos, candidato do PSOL afirmou que vai visitar todas as regiões da cidade e debater com a população olhando no olho das pessoas

O post Boulos diz que passará a reta final da campanha na rua e que dormirá na casa de eleitores apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O candidato à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL) afirmou, em pronunciamento em frente à Prefeitura, na manhã desta segunda-feira (21), que vai passar a reta final de campanha na rua, visitando todas as regiões da cidade e debatendo com a população. Ele disse que vai dormir na casa de eleitores até quinta-feira (24), quando volta para casa para se preparar para o debate da TV Globo, na noite de sexta-feira (25).

Boulos iniciou pronunciamento fazendo a leitura de uma carta, em estratégia similar ao que fez o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2001, quando foi eleito chefe do Executivo pela primeira vez. À época, o documento serviu de sinalização para empresários de que o petista se comprometia a seguir as propostas apresentadas.

Leia mais: Debate: Boulos insiste em apagão; Nunes fala sobre postura do adversário em relação à PM

“Venho aqui, de coração aberto, para falar com vocês. Eu nasci, cresci e formei minha família na nossa cidade. Tive a oportunidade de viver os dois lados da ponte. O que sempre me moveu, desde menino, quando fui atuar junto com as pessoas sem-teto, foi o sentimento de indignação com as injustiças e a convicção de que é possível vivermos numa sociedade melhor”, começou Boulos.

“Muitos ficam assustados com a minha trajetória no movimento social. Outros se questionam sobre se conseguiremos dar conta ou se vamos dialogar com quem tem visões diferentes. E, por isso, ficam receosos de apostar na mudança que representamos, mesmo sabendo que a cidade não está boa. Peço aqui um voto de confiança a vocês. Eu me preparei para governar nossa cidade”, acrescentou.

Leia mais: ‘É lamentável que Nunes se esconda debaixo da saia do Tarcísio’, diz Boulos

Ainda na carta, Boulos afirma que, nesta eleição, São Paulo tem “um risco e uma oportunidade”. Na sequência, chama o prefeito Ricardo Nunes (MDB) de “fraco” e “omisso”. Segundo ele, a vitória eleitoral de Nunes poderia levar a cidade “ao caos”, uma vez que, “quando o governo é fraco”, “os verdadeiros vilões tomam conta”, em referência ao crime organizado.

“Foi assim que o crime organizado se infiltrou no transporte público e em cargos de alto escalão de prefeitura. Já vimos esse filme em outras cidades do país. E não acaba bem”, disse Boulos, que terminou o discurso resgatando o slogan da primeira campanha de Lula: “A esperança pode, sim, vencer o medo”.

Leia mais: Entenda por que Ricardo Nunes não quer o apoio de Pablo Marçal

A Caravana da Vitória, estratégia de Boulos para angariar votos nesta reta final da campanha, começa nesta segunda-feira, pela zona norte. Segundo a equipe do candidato do PSOL, ele encerra o dia na Brasilândia, onde dorme na casa de um apoiador. Nos próximos dias, visita a região central, depois o Grajaú, na zona sul. Na quinta (24), fica em São Mateus, na zona leste, e encerra a semana na zona oeste.

O objetivo, segundo Boulos, é “virar votos” a partir de conversas “olho no olho” com moradores de todas as partes da cidade. A poucos dias da eleição, que ocorre no próximo domingo (27), o candidato do PSOL aparece atrás em todas as pesquisas de intenção de voto. No último Datafolha, divulgado na quinta-feira (24), ele marcou 33%, contra 51% de Nunes.

‘Vai aparecer muita coisa’, diz Boulos após debate com Nunes:

O post Boulos diz que passará a reta final da campanha na rua e que dormirá na casa de eleitores apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>