Ciência e Tecnologia

TECNOLOGIA

A união da arte e da IA: uma nova era de criatividade

À medida que a tecnologia de IA continua a evoluir e desempenhar um papel maior no mundo da arte, considerações éticas devem ser abordadas.

por Allex Ferreira em 20/07/23 10:43

Arte e inteligência artificial (IA) podem parecer uma combinação improvável, mas sua relação está se fortalecendo a cada dia. Embora a tecnologia de IA possa acelerar o processo criativo, ela não pode substituir a criatividade e a perspectiva únicas dos artistas humanos. Neste artigo, explicarei como os artistas estão utilizando a IA para aprimorar seu processo criativo, as considerações éticas em torno da arte gerada por IA e o impacto que essa tecnologia está tendo no mundo da arte.

Os artistas sempre criaram arte com base em suas experiências e conhecimento. Eles se inspiram em outros artistas e combinam seus conhecimentos para criar algo único. A inteligência artificial (IA) é semelhante nesse sentido. Embora a IA possa analisar dados e gerar ideias rapidamente, ela ainda é baseada em entrada e conhecimento humano. Algoritmos de IA podem ajudar os artistas a superar bloqueios criativos e gerar ideias que eles não teriam pensado de outra forma. A IA também pode analisar o estilo de um artista e ajudá-lo a criar novas obras que são similares, mas únicas.

À medida que a tecnologia de IA continua a evoluir e desempenhar um papel maior no mundo da arte, considerações éticas devem ser abordadas. Uma dessas considerações é quem detém os direitos sobre a obra de arte gerada por IA. Na minha opinião, a pessoa que fornece a entrada para a IA deve ser proprietária dos direitos sobre a obra resultante, pois sem a entrada dela, a imagem não existiria. Além disso, uma vez que a arte é tornada pública, ela se torna parte do conhecimento geral e do patrimônio cultural que deve ser livremente acessível a todos.

Arte e IA

Imagem criada por Allex Ferreira & Midjourney

Vamos dar uma volta pelo passado e imaginar se o Rei do Rock and Roll, Elvis Presley, tivesse que desembolsar dinheiro pelo blues que inspirou sua carreira. É um cenário que faz a mente explodir e levanta algumas questões provocativas sobre o processo artístico. Elvis teria freado sua carreira musical devido ao alto custo dessas influências musicais? Ou ele teria cavado mais fundo em seus bolsos, forçando-o a se apresentar por horas em algum clube sujo apenas para manter as contas em dia?

Mas vamos encarar a realidade, a arte sempre foi inspirada pelo que veio antes dela e é difícil colocar um preço na inspiração. A ideia de pagar pela inspiração criativa pode potencialmente colocar um freio em todo o processo criativo. Afinal, a criatividade não deveria se tratar de enriquecer outra pessoa, mas sim de expressar-se e ultrapassar limites. Ao mesmo tempo, precisamos encontrar um equilíbrio entre proteger os direitos dos artistas e criar um ambiente que promova a criatividade e incentive a inovação.

A IA também está sendo usada como um meio para novas formas de arte. Alguns artistas estão criando instalações interativas que utilizam algoritmos de IA para responder ao ambiente ou às ações das pessoas. Isso cria uma experiência única e dinâmica para os espectadores e abre novas possibilidades para a arte.

“The idea is not to live forever, it is to create something that will”
Andy Warhol

“What is not art?”
Andy Warhol

Apesar dos meus diversos interesses, a fotografia sempre foi minha verdadeira vocação, e constantemente busco novas maneiras de aprimorar minha arte. Por isso, recentemente comecei a experimentar uma incrível ferramenta de IA chamada Midjourney.

Midjourney se tornou minha ferramenta principal para gerar imagens únicas que são criativas e inspiradoras. Com esta ferramenta, posso inserir minhas ideias em prompts e, em questão de segundos, a IA gera uma imagem que se alinha com minha visão. Embora ocorram erros ocasionais, a qualidade geral das imagens é impressionante, e estou constantemente surpreso com os resultados.

Arte e IA

Imagem criada por Allex Ferreira & Midjourney

Como fotógrafo, estou sempre procurando novas maneiras de levar minha criatividade ao limite. Midjourney abriu um mundo de novas possibilidades para mim, permitindo que eu explore novos estilos e técnicas que antes estavam fora de alcance. A capacidade de gerar imagens únicas de maneira rápida e fácil mudou o jogo para meu processo criativo, e estou ansioso para explorar todo o potencial desta incrível ferramenta.

Um dos meus experimentos recentes foi gerar uma imagem com o estilo de Sebastião Salgado como referência, pedindo à IA para produzir uma imagem com sua assinatura de cores. Os resultados foram impressionantes, e aqueles familiarizados com o trabalho de Salgado certamente reconheceriam sua influência na imagem gerada.

Arte e IA

Imagem criada por Allex Ferreira & Midjourney

Sempre fui fascinado pela ideia de capturar a beleza única das tribos africanas. No entanto, devido a vários obstáculos logísticos e financeiros, tem sido um desafio realizar esse sonho. É aí que Midjourney entra em cena. Usando essa incrível ferramenta de IA, posso inserir minhas ideias ou prompts e gerar uma imagem que corresponde de perto ao que eu imaginei. Embora não seja a mesma coisa que estar na África e fotografar as tribos pessoalmente, é o melhor que posso fazer.

Arte e IA

Imagem criada por Allex Ferreira & Midjourney

A arte e a inteligência artificial (IA) ainda estão explorando juntas o seu potencial. As possibilidades são infinitas e empolgantes à medida que mais artistas e pesquisadores experimentam a IA no processo criativo. Embora a IA possa oferecer novas oportunidades aos artistas e ajudá-los a superar bloqueios criativos, a perspectiva única dos artistas humanos sempre será insubstituível. À medida que a tecnologia de IA continua a evoluir e se tornar mais acessível, será interessante ver como os artistas incorporarão isso em suas práticas artísticas e como isso afetará a forma como criamos, visualizamos e entendemos a arte. A IA se tornará uma ferramenta que nos permitirá criar arte além da imaginação humana, ou será apenas uma ferramenta que nos ajuda no processo criativo? Somente o tempo dirá, mas as possibilidades são certamente emocionantes.

Allex Ferreira, um artista visionário e fotógrafo, tem sido um pioneiro na intersecção de tecnologia e arte. Desde 2011, Allex tem explorado a tecnologia blockchain, sendo um dos primeiros adeptos do Bitcoin. Recentemente, voltou sua atenção para a inteligência artificial, integrando-a em seu trabalho artístico. Allex também contribui com escritos sobre blockchain, oferecendo uma perspectiva única sobre esta tecnologia revolucionária. Seja através da lente de uma câmera ou das últimas tendências tecnológicas, Allex sempre busca novas maneiras de unir tecnologia e arte.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR