Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Ciência e Tecnologia

RETORNO DO YOUTUBER

Banido do YouTube, Monark anuncia volta e pode recorrer à plataforma alternativa

YouTuber que foi demitido do Flow Podcast aposta em rede social onde estatal russa encontrou espaço para seguir com a propaganda pró-Putin.

por Julia Melo em 23/03/22 12:10

“Eu tô de volta, agora com mais liberdade do que nunca”: foi assim que o fundador e ex-apresentador do Flow Podcast, Monark, anunciou na terça-feira (22) que estava de volta. A declaração foi feita no Twitter do youtuber. Monark ficou afastado das redes por um mês, num período que ele mesmo definiu como “férias forçadas de cancelamento”.

Bruno Aiub, que usa o nome artístico de Monark, saiu do Flow Podcast em 8 de fevereiro, após dizer que era a favor da existência de um partido nazista no brasil. As falas aconteceram na gravação de um episódio do Flow no dia anterior com os deputados federais Kim Kataguiri (União Brasil-SP) e Tabata Amaral (PSB-SP). 

Após falar do retorno, o YouTuber deu uma pista do que pode vir a ser a próxima plataforma em que ele vai produzir conteúdo. Proibido de criar canais no YouTube pelas falas no podcast, ele deve apostar na Rumble. A plataforma é um espaço onde se compartilham vídeos e permite a monetização dos conteúdos, como o YouTube. 

Ao comentar um tweet do começo do mês, em que a Rumble anunciou a chegada ao Brasil, Monark disse que a rede respeita a liberdade de expressão. A questão do direito de se expressar independente do teor da opinião sempre foi uma bandeira defendida pelo ex-Flow, que recuou e pediu desculpas após ver a repercussão negativa de sua opinião.  

A Rumble foi fundada em 2013, tem o apoio do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump e se posiciona como uma plataforma que não se envolve em debates políticos ou de opinião nem tem o filtro de desinformação como uma prioridade do negócio. No entanto, a política de uso se diz contra conteúdos ofensivos.

No início do mês, a Rumble se tornou a casa da RT, mídia estatal russa que foi suspensa das redes sociais pela propaganda pró-Rússia e contra a Ucrânia. Pelo veículo controlado pelo governo russo, a invasão da Ucrânia é chamada de “operação especial”, sem citar ataques às várias cidades do país vizinho com a morte de civis e soldados ucranianos. 

Para saber mais sobre a história, confira abaixo a edição do Almoço do MyNews do dia 8 de fevereiro sobre as declarações antissemitas feitas por Monark:

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados.

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR