Do ponto de vista jornalístico, ao se produzir um conteúdo, algumas práticas são importantes para que o Google reconheça a sua veracidade.
por Rafael Mayrink em 28/07/22 14:17
Estratégias digitais: Informações falsas para favorecer políticos e/ou eleições, teorias da conspiração, incertezas sobre a vacina contra a COVID-19, ataques a empresas gerando notícias que tiram a credibilidade do produto. Tudo isso tem algo em comum: as fake news. O que nem todos sabem é que existem estratégias utilizadas no Marketing Digital que podem (e devem) servir para combater a divulgação dessas falsas notícias.
Entre algumas das estratégias digitais disponíveis para combater as fake news, o Search Engine Optimization (SEO) – que, sem muito “tecniquês”, consiste em posicionar o site/conteúdo nos mecanismos de busca quando o usuário faz alguma pesquisa – faz a diferença no ambiente virtual. Exemplo: ao digitar “informações sobre a Covid-19” em buscadores diversos, o resultado são vários sites (ou vídeos, dependendo da plataforma) sobre o assunto. Contudo, os algoritmos têm se tornado cada vez mais inteligentes para posicionar sites relevantes e verdadeiros nas primeiras posições da busca. Hoje, três anos após o início da pandemia, ao digitar “Covid”, o primeiro resultado será o site oficial com informações verdadeiras vindas das Secretarias de Saúde estaduais.
LEIA TAMBÉM: Como reconhecer um discurso negacionista
Do ponto de vista jornalístico, ao se produzir um conteúdo, algumas práticas são importantes para que o Google reconheça a sua veracidade. Por exemplo, considerar a expertise do autor do texto, descrevendo detalhes e informações sobre o jornalista, inclusive com links para outras notícias que ele já tenha escrito no site. O tipo de conteúdo também é relevante e, para isso, é fundamental que esteja claro que se trata de um um texto informativo, publicitário ou opinativo.
Citar as fontes das informações e dos sites pesquisados, além de trazer referências sobre onde ocorreu determinado fato, com análises e fatos densos daquele local ou comunidade parece óbvio, mas ainda há quem não entenda o quanto isso é fundamental para diferenciar um conteúdo de qualidade de um que pretende apenas viralizar.
Estratégias de SEO podem ajudar e muito na divulgação das notícias verdadeiras. As Big Techs, cientes dos riscos da fake news para a sociedade, estão buscando evoluir cada vez mais e garantir um ambiente virtual seguro. Tanto que Meta, Twitter, Google, Microsoft, TikTok e Amazon assinaram um acordo com a União Europeia, em junho de 2022, chamado “Código de Práticas de Desinformação”, que prevê o fortalecimento no combate às falsas informações, contas nas redes sociais e publicidade política falsa. É uma questão de tempo para que seja cada vez mais rápido identificar as informações mal intencionadas.
*Rafael Mayrink é empreendedor e especialista em Marketing Digital com mais de 15 anos de mercado. Atualmente, é CEO e sócio-fundador da Neil Patel Brasil, braço nacional de uma das mais renomadas multinacionais de Marketing Digital.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR