Ciência e Tecnologia

Tecnologia sustentável

Mercado de carros elétricos tem forte crescimento e atrai investidores

Apesar das crises econômica e de semicondutores, segmento teve o melhor desempenho na história em 2021. No Brasil, startups de energia sustentável são a grande aposta para o longo prazo

por Vitor Hugo Gonçalves em 22/02/22 19:21

O mercado de carros elétricos não para de crescer mundo afora. Prova concreta disso está nos números de 2021: o ano passado foi o período de melhor desempenho desse segmento na história. De acordo com um levantamento realizado pela Agência Internacional de Energia (IEA na sigla em inglês), a participação dos automóveis zero emissão em 2021 foi de 8,57%, mais que o dobro registrado em 2020 (4,11%).

Nem mesmo a queda produtiva anotada no início da pandemia e a consequente crise dos semicondutores – que afeta não apenas a indústria automotiva, mas também outros setores – foram capazes de impedir o abrupto acréscimo dos carros elétricos no mercado. Na Europa, por exemplo, eles já superam os modelos a diesel.

Em seu último relatório, a IEA ratificou essa disposição e afirmou que “em 2020, o mercado geral de carros contraiu, mas as vendas de carros elétricos contrariaram a tendência, subindo para 3 milhões e representando 4,1% das vendas totais de carros. Em 2021, as vendas de carros mais que dobraram e foram para 6,6 milhões, representando cerca de 9% do mercado global de carros e mais do que triplicando sua participação de mercado em relação a dois anos antes”.

A agência estima que podem existir cerca de 16 milhões de carros elétricos em atividade no mundo. Desse total, 16% estão concentrados na Europa, seguida pela China (14%). Os Estados Unidos, por sua vez, ainda estão atrás nessa disputa, dispondo de apenas 4,5% dos exemplares em uso. A expectativa é de que esses veículos dividam o mercado com modelos a combustão e híbridos até 2030.

Distribuição e participação do mercado de carros elétricos.

Distribuição e participação do mercado de carros elétricos. Foto: Reprodução (MyNews)

Quando olhamos restritamente para o mercado brasileiro, os números também são animadores, apesar de menores: em 2021, os carros elétricos bateram recorde de vendas por aqui. Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o ano passado foi o melhor desse segmento, ao registrar 2.860 emplacamentos – ao todo, entre elétricos e híbridos, o Brasil teve 34.990 emplacamentos, número expressivo para o setor.

Já em 2022, os veículos totalmente elétricos registraram vendas de 368 unidades (em janeiro) e os híbridos 2.190, ante emplacamentos de 140 e 1.181 unidades no mesmo mês em 2021.

Vendas de carros elétricos no Brasil por ano.

Vendas de carros elétricos no Brasil por ano. Foto: Reprodução (MyNews)

E como todo setor em constante crescimento, o de mobilidade elétrica vem atraindo cada vez mais a atenção de investidores e empresas especializadas. Companhias como Raízen e Vibra Energia realizaram aportes em startups com foco em energia sustentável, as denominadas Energy Techs.

No caso da Raízen, junto com a Plataforma Capital, em janeiro foi feito um investimento de R$ 10 milhões na Tupinambá Energia, startup criada em 2019 especializada no desenvolvimento de soluções de recarga elétrica veicular no Brasil.

Davi Bertoncello, sócio-diretor da Tupinambá Energia e diretor da Associação Brasileira do Veículo Elétrico, explicou sobre a funcionalidade desse mercado, que é composto por uma série de vertentes empresariais. “Por trás de cada carro elétrico existe um mercado gigantesco, seja o de energia ou seja o que a Tupinambá promove – a agenda da mobilidade a partir da ideia de infraestrutura de recarga. É o dilema do ovo e da galinha: que vem primeiro, os carros elétricos ou a infraestrutura de recarga veicular? Nós sabemos que é um conjunto de fatores, mas, efetivamente, sabemos também que há a necessidade de uma malha mínima viável para que o consumidor tenha a convicção de que ele já pode fazer essa mudança [para o veículo elétrico]”, falou.

___

A entrevista completa sobre o mercado de energia sustentável e o setor de carros elétricos você confere no MyNews Investe desta terça-feira (22):

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR