Ciência e Tecnologia

42º Congresso da Abrapp

Tecnologia e cibersegurança são importantes para empresas de previdência privada

Conferência online visa discutir novas estratégias organizacionais alinhadas à realidade tecnológica e à cultura sustentável. Empresas de previdência privada precisam dialogar com essas ferramentas

por Vitor Hugo Gonçalves em 21/10/21 16:38

Um dos temas debatidos no 42º Brasileiro de Previdência Privada, organizado pela Associação Brasileira de Previdência Privada (Abrapp), a cibersegurança tem sido um gargalo das organizações e que implica em introduzir uma cultura de segurança nas empresas. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a aplicação efetiva de medidas de proteção de informações em ambientes digitais vieram para colocar o tema ainda mais em destaque, ressaltando a necessidade de preservar não apenas os dados e informações sensíveis das empresas, mas também dos seus clientes e potenciais usuários.

Mediado pela jornalista Myrian Clark, o painel que debateu o tema teve a participação de André Miceli, CEO e editor-chefe do MIT Technology Review Brasil; Marcos Nêmi, especialista em segurança online; e Waldemar Gonçalves Ortunho Junior, diretor-presidente da Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Painel falou sobre cibersegurança
Cibersegurança e a necessidade de mudar a cultura empresarial para proteger os dados da empresa e dos clientes foi assunto de conferência do 42º Congresso Brasileiro de Previdência Privada/Imagem: Reprodução/Internet

Um dos assuntos abordados pela mesa foi a eficiência real das aplicações de proteção digital praticadas no meio empresarial. Conforme foi debatido, muitas vezes as companhias investem grandes valores para possuir os melhores sistemas, mas às vezes um pequeno detalhe, como o compartilhamento de documentos via redes sociais, ou até mesmo o acesso remoto por parte de um colaborador, pode abrir brechas significativas para a invasão desses sistemas operacionais.

” A gestão na era de dados deve levar em consideração tecnologias, processos e pessoas. Apesar do crescimento no volume de dados, apenas 48% das pessoas com acesso às informações dizem que usam os dados na tomada de decisão. Essa é a diferença entre empresas geridas através do feeling, empresas conectadas para iniciativas pontuais e empresas ágeis que já sabem usar as ferramentas”, analisou André Miceli.

Miceli acrescentou que a cultura da segurança deve ser seguida por todos os colaboradores das empresas. “Não adianta ter uma baita estrutura de cibersegurança e procedimentos e acessar a rede da empresa do computador de casa, instalar um aplicativo, um software, mallware, achando que está fazendo o recadastramento do banco. Desconfiar de tudo é uma técnica muito eficiente”, pontuou Miceli, acrescentando que a sociedade costuma romantizar a figura do hacker como alguém que está nos porões, lidando com programação e fazendo códigos incríveis.

“Na maioria das vezes o que acontece de fato é que são enviados milhões de e-mails com um assunto que chama atenção das pessoas e as pessoas acabam caindo. Através dessa estratégia, algumas empresas são fortemente afetadas, como temos visto casos de sequestro de máquinas e pedidos de resgates multimilionários para retomar o controle do sistema da empresa. A cultura de defesa é muito importante e vai ser ainda mais. Não voltaremos para os escritórios como antes”, atestou o CEO.

A interferência política no setor tecnológico também foi uma das pautas trabalhadas pelos integrantes do debate. Ortunho Junior ressaltou a aprovação no Senado da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que inclui a proteção de dados pessoais na gama de direitos e garantias fundamentais do cidadão – o plenário da Casa aprovou por unanimidade nesta quarta (20) o projeto em questão.

Em outro painel, Pedro Waengartner e Sandro Magaldi, fundadores da plataforma de empreendedorismo ‘meuSucesso.com’, afirmaram que, pensando da prosperidade institucional, os dirigentes devem permitir que o cliente sente na cabeceira do negócio, uma vez que ele é o elemento vital para o progresso da companhia. A dupla ressaltou ainda que as empresas devem alterar suas estruturas tradicionais, remodelando-se às concepções contemporâneas do mercado, tendo como foco os novos interesses sociais dos clientes.

Waengartner resumiu o congresso dizendo que “nunca foi tão barato sonhar grande”.

Congresso da Abrapp segue debatendo previdência privada até a próxima sexta (22)

Iniciado na última terça-feira (19), o 42º Congresso Brasileiro de Previdência Privada, inciativa promovida pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), expõe os principais temas sobre o universo dos investimentos por intermédio da tecnologia e da informação.

Página inicial do 42º CBPP
Página inicial do 42º CBPP. Foto: Reprodução

Os idealizadores visam proporcionar, durante os quatro dias de evento, uma experiência imersiva ao usuário, que poderá navegar em um ambiente virtual cuidadosamente preparado para que a prática seja, além de rica, agradável – as interações e transmissões ao vivo da programação, realizadas em estúdios modernamente equipados, são conduzidas por especialistas, influenciadores e lideranças renomadas, entre elas as jornalistas Mara Luquet e Myrian Clark, representantes do Canal MyNews na conferência.

Tendo o impulso compulsório pelo progresso social e empresarial como diretriz, o congresso demonstra a necessidade organizacional de estabelecer táticas seguras para a construção de um novo modelo de negócios setorial alinhado à nova realidade, estruturas tecnológicas, gestão empreendedora e uma cultura sustentável.

As sessões proporcionam debates sobre movimentos transformadores, capazes de compartilhar ideias, de maneira disruptiva e fluida, que irão inspirar novas posições e diferentes maneiras de se pensar o setor de investimentos.


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