Política

Atuação ideológica

Carlos e Eduardo Bolsonaro entram na mira da CPI

Senadores de oposição querem interrogar os filhos do presidente sobre atuação da ala ideológica no combate à pandemia; Renan resiste

por Juliana Braga em 11/05/21 10:21

Com o início dos depoimentos da ala ideológica à CPI da Pandemia, senadores de oposição começam a avaliar a convocação de Carlos e Eduardo Bolsonaro, filhos do presidente Jair Bolsonaro. Para eles, os dois dão sustentáculo para essa ala do governo mobilizar a estrutura federal a agir contra as recomendações da ciência. A convocação, no entanto, esbarra em um adversário de Bolsonaro: Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI.

O deputado Eduardo (PSL-SP) e o vereador do Rio de Janeiro Carlos (Republicanos) ao lado do pai, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
O deputado Eduardo (PSL-SP) e o vereador do Rio de Janeiro Carlos (Republicanos) ao lado do pai, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Foto: Rafael Carvalho (Governo de Transição – Divulgação).

Nesta quarta-feira (12) está previsto o depoimento do ex-secretário de Comunicação da Presidência da República Fábio Wajngarten. Na próxima semana, no dia 18, será a vez do ex-ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo

Os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Humberto Costa (PT-PE) encabeçam o grupo dos que querem a convocação dos dois. Carlos seria questionado sobre sua participação em reuniões do governo para tratar do combate ao coronavírus. O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, citou a presença do vereador em seu depoimento à CPI.

Já Eduardo seria questionado sobre os ataques públicos à China, também feitos pelo ex-ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Nesse caso, os parlamentares querem entender até que ponto esse direcionamento do deputado federal pode ter atrapalhado as negociações pelas vacinas

As convocações, no entanto, esbarram na resistência do senador Renan Calheiros (MDB-AL). Ao canal MyNews, Renan disse que as próximas duas semanas já estão com a agenda fechada focada na “apuração de fatos”. “Convocar os filhos do presidente seria fulanizar a investigação”, avalia.

Nesta terça-feira (11) os parlamentares ouvem o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres. Para Renan, a Anvisa tem um papel fundamental no controle da pandemia. Seu plano é fazer um pente fino em como as decisões na agência foram tomadas, requisitando, inclusive, as fitas de todas as reuniões da Diretoria Colegiada.

A participação de Carlos e Eduardo Bolsonaro foi pauta do programa ‘Café do MyNews‘ desta terça-feira (11).

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR