Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Cultura

8 mortes confirmadas

Ataque a tiros em escola na Rússia mata alunos e professor

Mais de 20 pessoas ficaram feridas e foram hospitalizadas. Suspeito de 19 anos foi detido pela polícia e uma arma foi apreendida

por Vitor Hugo Gonçalves em 11/05/21 10:35

Sete crianças e um adulto foram mortos em uma escola em Kazan, na Rússia, durante um ataque a tiros na manhã desta terça-feira (11). Um suspeito de 19 anos foi detido juntamente de uma arma, que também foi apreendida.

Atirador abriu fogo contra alunos e funcionários de uma escola em Kazan, na Rússia.
Atirador abriu fogo contra alunos e funcionários de uma escola em Kazan, na Rússia. Foto: Reprodução (Redes Sociais).

A investida começou às 9h30, horário de Moscou (3h30 em Brasília). O atirador invadiu o estabelecimento de ensino, que tem 1.049 alunos e 57 funcionários, e abriu fogo. De acordo com Lazat Jaydarov, porta-voz do governo do Tartaristão, cuja capital é Kazan, além dos óbitos confirmados, 21 pessoas foram hospitalizadas, sendo 18 crianças – seis estão em estado grave na UTI.

Imagens publicadas em redes sociais mostram crianças pulando das janelas do prédio de três andares para escaparem dos disparos. Logo após o início do ataque, a escola foi cercada pela polícia, e os agentes conseguiram imobilizar o suspeito no lado de fora do prédio.

Testemunhas contam que antes das rajadas foi possível ouvir uma explosão. Rustam Minnikhanov, governador do Tartaristão, afirmou que as vítimas são estudantes do oitavo ano: “Perdemos sete crianças, alunos do oitavo ano. Quatro meninos e três meninas”.

Minnikhanov foi até o local e confirmou para a imprensa que o atirador tinha permissão de porte da arma utilizada no crime. “O terrorista está preso, 19 anos. A arma de fogo está registrada em seu nome”. O político completou dizendo que “outros cúmplices não foram identificados e uma investigação está em andamento”, corrigindo o boato de que havia um segundo atirador envolvido na ação.

O Comitê de Investigação da Rússia descartou ainda a hipótese de terrorismo: “O agressor foi detido e sua identidade, estabelecida. É um morador local”, afirmou o comitê em comunicado. A hipótese terrorista corria nas redes devido à região ser de maioria muçulmana – Tartaristão fica no centro da Rússia, e sua capital Kazan fica a 725 km a leste de Moscou e tem mais de 1,2 milhão de habitantes.

Após o ataque, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou a revisão da regulamentação sobre as categorias de armas permitidas para uso civil. O mandatário expressou também condolências às famílias das vítimas e desejou uma rápida recuperação aos feridos.

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados.

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR