CPI foi suspensa por sessão do Senado e depoimento será retomado. Primeiro dia foi marcado por contradições
por Hermínio Bernardo em 19/05/21 20:38
O depoimento do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello durou mais de cinco horas na CPI da Covid e não foi encerrado. A oitiva foi interrompida porque o plenário do Senado iniciou sessão, o que paralisa os trabalhos da CPI.
As declarações de Pazuello foram marcadas por contradições e falas imprecisas.
O ex-ministro afirmou em depoimento que nunca foi desautorizado pelo presidente Jair Bolsonaro em relação ao contrato do governo federal para compra da coronavac.
Em outubro do ano passado, Pazuello havia firmado um protocolo de intenção de compra de 46 milhões de doses da coronavac. No dia seguinte, o presidente disse durante uma visita a São Paulo que mandou cancelar o protocolo de intenções.
“Ele [Pazuello] tem um protocolo de intenções, já mandei cancelar se ele assinou. Já mandei cancelar. O presidente sou eu, não abro mão da minha autoridade”, disse Bolsonaro.
Outra contradição foi em relação a crise de oxigênio de Manaus.
Na CPI, o ministro disse que foi alertado no dia 10 de janeiro sobre a crise. Essa data, no entanto, já mudou algumas vezes. Segundo um documento da AGU entregue ao STF, o ministério foi informado sobre o risco da crise no dia 08 de janeiro.
Em uma entrevista coletiva, o próprio Pazuello informou que foi informado no dia 17 de janeiro. O ministro disse também sobre Manaus que a crise havia durado apenas três dias, momento em que fui duramente questionado pelo senador Eduardo braga, líder do MDB, que é do Amazonas.
O cientista político e professor do Mackenzie, Rodrigo Prando, afirma que por um lado Pazuello se saiu bem, por outro nem tanto.
“Na forma, ele saiu relativamente bem, não perdeu a paciência e respondeu às perguntas. No conteúdo, foram inúmeras contradições, declarações e respostas que não condizem com os fatos, especialmente na atuação direta do presidente”, afirmou.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR