Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Política

POLÍTICA

Uma embaixada para Marcelo Crivella

O convite para o ex-prefeito do Rio de Janeiro assumir o cargo na África do Sul partiu do presidente Jair Bolsonaro, e tem gerado desconforto no Itamaraty

por Sara Goldschmidt em 08/06/21 16:22

A notícia de que Jair Bolsonaro teria oferecido o cargo de embaixador do Brasil na África no Sul ao ex-prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, abriu margem para especulações e gerou desconforto entre diplomatas. O convite foi feito há dois meses, durante uma reunião entre o presidente e seu aliado político no Palácio do Planalto, e é tratado como sigiloso. A informação foi revelada nesta segunda-feira (7), pela colunista do Correio Braziliense, Denise Rothenburg.

Marcelo Crivella e Jair Bolsonaro
Ex-prefeito do RJ, Marcelo Crivella recebe convite de Jair Bolsonaro para cargo na embaixada do Brasil na África do Sul. Foto: Marcos Corrêa (PR).

O Itamaraty vê a indicação como uma manobra do presidente, e há desconforto pelo fato do atual embaixador, Sergio Danese, ter assumido o posto há cerca de cinco meses. Há ainda uma preocupação em passar a imagem de que a embaixada irá defender os interesses da Igreja Universal. O nome de Crivella depende do aval do governo sul-africano, portanto não há confirmação oficial até a resposta do país anfitrião. 

Segundo avalia a jornalista do Canal MyNews, Juliana Braga, a ida do ex-prefeito à África do Sul atenderia a dois propósitos. O primeiro seria o de Bolsonaro fazer um aceno ao bispo Edir Macedo e à Igreja Universal, à qual são ligados. Segundo fontes ouvidas por Juliana, houve um estremecimento nessa relação após uma crise que a Universal teve em Angola, país onde possuem mais de 200 templos e do qual alguns de seus pastores foram expulsos sob a acusação de lavagem de dinheiro. As lideranças da igreja reclamaram de abandono por parte do governo brasileiro.

O segundo propósito seria o de Crivella se afastar do Brasil, para poder dar um respiro à sua imagem. O ex-prefeito não conseguiu se reeleger no ano passado e chegou a ser preso por denúncias de corrupção dias antes de seu mandato se encerrar. Ele não sabe ainda se disputará as eleições no ano que vem.

Se aprovado pela África do Sul, o nome de Crivella ainda precisa ser ratificado pelos senadores.

Íntegra do programa ‘Café do MyNews‘ desta terça-feira (8), que abordou a possível embaixada sul-africana para Crivella.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR