Brasil atinge marca histórica na produção de energia solar. Investimento nesse tipo de energia pode ajudar em momentos de crise
por Luciana Tortorello em 31/08/21 20:57
A conta de luz está cada vez mais pesada no bolso dos brasileiros e cada vez mais pessoas têm pensado e investido em energia solar. Além de ser uma energia limpa, nos últimos anos, os equipamentos para produção de energia solar ficaram mais acessíveis para as pessoas.
Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o país ultrapassou a marca histórica de 10 gigawatts (GW) de potência operacional da fonte solar fotovoltaica, em pequenos e médios sistemas instalados em telhados, fachadas e terrenos e em usinas de grande porte, sendo os telhados produtores da maior parte.
Com maior facilidade de acesso e conscientização das pessoas e das empresas, o Brasil entrou para a lista de 15 países com maior potência de geração de energia solar do mundo, do ranking elaborado pela Agência Internacional para Energias Renováveis (Irena). O Brasil está em 14° lugar na lista e é único país da América Latina na lista.
Relatório publicado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) mostra que a geração solar cresceu 14,5% na primeira quinzena de agosto em comparação com o mesmo período de 2020.
Mas será que investir em energia solar é uma boa alternativa? Carolina Reis, diretora comercial do Meu Financiamento Solar, explica que devemos ficar atentos na hora de contratar o financiamento para a instalação do equipamento para captação de energia solar e que após alguns anos o equipamento acaba se pagando.
“Na maior parte dos financiamentos, a parcela pode ser fixa e a inflação da conta de luz é pelo menos 10% ao ano. Então, faz sentido financeiro pensar nessa possibilidade de financiamento. O que é preciso ter atenção: se a parcela, primeiramente, cabe no seu bolso, ela faz sentido para o seu investimento, ou seja, fica muito próximo que você já paga de conta de luz; se as parcelas são fixas, porque isso é um diferencial, porque mantém a sua previsibilidade; e se é uma instituição renomada, que você pode confiar e, principalmente, se você pode antecipar parcela”, avalia Reis.
De acordo com a diretora comercial do Meu Financiamento Solar, os benefícios de investir energia solar não são apenas ambientais, por ser uma energia limpa, mas também financeiros. Ela fala sobre a situação que estamos vivendo atualmente, com uma crise hídrica, vista como a pior em 90 anos – que faz as tarifas ficarem inflacionadas e traz aumentos recorrentes na tarifa de energia, o que acaba saindo do controle do consumidor final.
“Com energia solar, você sabe exatamente a origem e você tem a previsibilidade que você está gerando, aquela quantidade de kW que o sistema está se propondo a gerar. Então você se protege contra a inflação de energia e contra qualquer bandeira vermelha que esteja sendo aplicada. Fazendo um planejamento de energia solar, você consegue ter um retorno entre 3 e 6 anos, dependendo da região do país; e depois o investimento se paga, porque o equipamento permanece com você, com a garantia de pelo menos 25 anos, e depois do fim do financiamento, tem o benefício da sua geração de energia”, argumenta Reis.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR