Internacional

ESTREIA NO MYNEWS

MyNews está na Ucrânia para primeira edição do Manhattan Connection

Programa estreia no canal nesta quinta-feira (31), às 20h30, e será transmitido ao vivo na ponte internacional entre a Lviv, na Ucrânia, e Nova York, nos Estados Unidos.

por em 31/03/22 14:56

Nesta quinta-feira (31), às 20h30, estreia no MyNews o Manhattan Connection, tradicional programa da televisão que volta repaginado em novo formato para o mundo virtual. Com os apresentadores Caio Blinder e Lucas Mendes, o Manhattan conta com uma surpresa especial: parte da transmissão será feita diretamente de Liviv, na Ucrânia, onde estão Mendes, a produtora e repórter Gabriela Lisbôa e o editor de imagens Cezar Fernandes. 

Já a jornalista e sócio fundadora do MyNews Mara Luquet acompanha Caio Blinder diretamente de Nova York. O também jornalista Diogo Mainardi participa do programa de Veneza, na Itália, e o cientista político Felipe Nunes fala de Belo Horizonte, no Brasil.

Confira abaixo o convite feito por Mendes:

A cobertura da guerra in loco foi uma ideia que partiu de Mendes alguns dias antes da estreia do programa. Com o objetivo na cabeça, a equipe do MyNews correu contra o tempo para organizar os preparativos necessários para um cenário de guerra. 

“Foi um processo intenso para organizar questões como seguro de vida, equipamentos como coletes e capacetes, passagens e hospedagem. A ideia é promover uma cobertura ágil e quente sobre os principais fatos da guerra”, disse a sócia fundadora do MyNews Mara Luquet

Já a repórter e produtora do programa Gabriela Lisbôa, que integra a equipe que está na Ucrânia, contou que demorou um pouco para se dar conta da magnitude que é estar em um cenário de guerra fazendo a cobertura de um evento histórico. 

“Acho que nós levamos alguns dias pra realmente entender que viagem era aquela. Os preparativos começaram quase como uma viagem de fẽrias. Procuramos hotel, passagens, informações sobre as cidades, a moeda, malas, casacos, remédios para uma possível gripe no inverno do leste europeu… A ficha só caiu quando chegamos na questão dos coletes à prova de balas e capacetes’’, relatou. 

Repórter e produtora Gabriela Lisbôa. Foto: Cezar Fernandes (MyNews)

A equipe saiu de Lisboa, em Portugal, e teve sua primeira parada em Varsóvia, na Polônia, país que faz fronteira com a região noroeste da Ucrânia. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o local já recebeu mais de 2 milhões de refugiados da guerra. Posteriormente, a equipe se deslocou para Liviv, já na Ucrânia, cidade com 800 mil habitantes e considerada patrimônio histórico da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

“Eu acho que posso dizer que foi a viagem mais tensa da minha vida. […] Lviv é uma cidade que tem sido chamada de cidade refúgio, porque como ela é muito perto da Polônia, as chances dela ser atacada são baixas. Qualquer erro de cálculo seria um ataque à Polônia e à Otan. Mesmo assim ela foi atacada nos últimos dias, não no centro histórico, mas em áreas mais afastadas”, explicou Lisbôa. 

O primeiro momento tenso da equipe foi registrado no momento em que estavam se aproximando de Lviv. “Quando estávamos no trem, recebemos a informação de que a cidade estava sendo bombardeada. Tentei conversar com pessoas que moram aqui, contatos que tínhamos, e essas pessoas estavam em  abrigos subterrâneos, sem informações […] Quando nós chegamos aqui descobrimos que o centro não tinha sido bombardeado”. 

Apesar da cidade de Lviv estar conservada, o cenário é outro na capital ucraniana, em Kiev. “O marido da nossa tradutora, precisou ir para Kiev, capital da Ucrânia, buscar algumas coisas na casa deles e contou que em Kiev os bombardeios acontecem a cada 10 minutos, segundo ele, e ele fez vários vídeos que mostram essa destruição. Kiev está muito destruída”, contou a repórter.

Os contatos entre os ucranianos e a equipe do MyNews têm sido mediados pela tradutora Olena Vladyka, que conversou com o canal ainda nos primeiros dias do conflito, deu seu relato sobre a vida na guerra e teve sua entrevista interrompida devido ao sobrevoo de aeronaves militares (confira vídeo abaixo).

Estreia do Manhattan Connection

O programa de estreia conta com a participação dos apresentadores Lucas Mendes e Caio Blinder, além dos convidados jornalistas Mara Luquet e Diogo Mainardi e do cientista político Felipe Nunes. 

Nunes é CEO da Quaest, empresa responsável pelas pesquisas eleitorais da Genial Investimentos, um dos patrocinadores do programa, e promete trazer notícias em primeira mão sobre as intenções de voto nas pesquisas eleitorais.

A transmissão do Manhattan Connection acontece ao vivo pelo canal do YouTube do MyNews e pode ser acompanhada também pelas nossas redes sociais. É as 20h30 desta quinta-feira (31), não perca!

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR