MEC cria grupo para detalhar tabela de pontos para o Enem Prédio do Ministério da Educação | Foto: Agência Brasil Educação

MEC cria grupo para detalhar tabela de pontos para o Enem

Decisão está publicada no Diário Oficial de hoje

00:00
  • Ministério da Educação (MEC) criou, por Portaria nº 826, um grupo de trabalho para definir a “Tabela de Aderência” do Enem.
  • A tabela será usada no Sistema de Bonificação, estabelecendo pontuação de referência para vagas em cursos técnicos de nível médio e superiores.
  • Com representantes do INEP, do Conselho Nacional de Educação e de outras diretorias do MEC, o grupo tem prazo de um ano e se reunirá bimestralmente por videoconferência.
  • O relatório final será encaminhado à Diretoria de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica e ao secretário de Educação Profissional e Tecnológica para aprovação.

O Ministério da Educação (MEC) criou um grupo de trabalho para estabelecer como será a chamada “Tabela de Aderência” no âmbito da reformulação que está sendo planejada para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A tabela será utilizada no Sistema de Bonificação do exame, com a pontuação que servirá de referência para as vagas em cada curso.

A Portaria nº 826 detalha competências e composição do grupo, que terá prazo de um ano para a conclusão dos trabalhos. Caberá ao grupo elaborar um relatório detalhando a tabela abrangendo cursos técnicos de nível médio e cursos superiores. Se necessário, serão elaboradas minutas com normativos.

Composição

O grupo será composto por representantes e suplentes de diversas diretorias ligadas ao ministério – em especial ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – e do Conselho Nacional de Educação (CNE).

As reuniões serão bimestrais por videoconferência, e os resultados dos trabalhos serão relatados à Diretoria de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica e ao secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, a quem caberá a apreciação e a aprovação do relatório.

Edição: Kleber Sampaio

Compartilhar:

Relacionados