Política

POLÍTICA

Lula recebe Maduro no Planalto e fala em ‘preconceito’ contra a Venezuela

Chavista não visita o Brasil desde 2015

por Afonso Marangoni em 29/05/23 16:27

Foto: Afonso Marangoni/MyNews

O presidente Lula (PT) se encontrou nesta segunda-feira, 29, em Brasília, com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. O chavista não visitava o Brasil desde 2015, quando compareceu à cerimônia de posse da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Ao discursar, o petista disse que “o preconceito contra a Venezuela é muito grande”.

A Venezuela enfrenta uma grave crise econômica e social. Milhares de venezuelanos deixaram o país nos últimos anos, muitos vieram ao Brasil entrando por Roraima. As eleições no país também enfrentam a desconfiança da comunidade internacional e a oposição acusa a existência de fraudes para beneficiar o chavismo.

Lula criticou a política externa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que reconheceu Juan Guaidó, que se autoproclamou presidente da Venezuela, como representante oficial de Caracas. O brasileiro também lamentou que os líderes europeus tenham deixado de reconhecer Maduro como presidente venezuelano.

“Eu dizia que eu não compreendia como é que um continente que conseguiu exercer a democracia tão plena, como a Europa exerceu quando construiu a União Europeia, poderia aceitar a ideia de que o impostor poderia ser considerado presidente da República porque eles não gostavam do presidente eleito”, disse o petista.

“E o preconceito continua ainda, você tem clareza que o preconceito contra a Venezuela é muito grande”, declarou Lula. “Quantas críticas a gente sofreu aqui durante a campanha por ser amigo da Venezuela, havia discursos e mais discursos que os adversários diziam: ‘Não, porque se Lula ganhar as eleições o Brasil vai virar uma Venezuela, uma Argentina, uma Cuba’, quando, na verdade, o único sonho nosso era ser o Brasil mesmo, a gente queria que Brasil fosse Brasil, melhor, porque nós já fizemos uma vez.”

O presidente brasileiro também disse que se constroem “narrativas contas as pessoas”. “Eu acho, companheiro Maduro, que é preciso, você sabe a narrativa que se construiu contra a Venezuela, da anti democracia, do autoritarismo, eu acho que cabe à Venezuela mostrar a sua narrativa para que possa efetivamente fazer as pessoas mudarem de opinião.”

“Eu vou em lugar em que as pessoas nem sabem onde fica a Venezuela, mas sabem que a Venezuela tem problema da democracia, que o governo não sei das quantas. Então é preciso que você construa a sua narrativa e eu acho que, por tudo que nós conversamos, a sua narrativa vai ser infinitamente melhor do que a narrativa que eles têm contado contra você.”

Lula foi além, criticou as sanções impostas contra Caracas e disse que “os nossos adversários” vão ter que pedir desculpas pelo “estrago” que fizeram na Venezuela. Maduro, por sua vez, em referência às eleições no país, disse que na Venezuela, “quem ganha, ganha, quem perde perde”.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR