Câmara dos EUA aciona OEA por “censura” no Brasil e Alexandre de Moraes é alvo POLÍTICA

Câmara dos EUA aciona OEA por “censura” no Brasil e Alexandre de Moraes é alvo

Chris Smith alega ter recebido, na subcomissão do Congresso americano, “graves alegações” de violação dos direitos humanos no Brasil

00:00
  • A Câmara dos EUA solicitou à OEA informações sobre supostas censura, abusos de autoridade e violações da liberdade de expressão no Brasil.
  • Parlamentares de extrema‑direita e bolsonaristas, como Eduardo Bolsonaro e Nikolas Ferreira, viajaram ao Congresso americano para acompanhar a audiência.
  • O grupo acusa o Supremo Tribunal Federal, especialmente o ministro Alexandre de Moraes, de praticar censura.
  • Na delegação também participaram Deltan Dallagnol, Rodrigo Constantino e Allan dos Santos, este último foragido da justiça brasileira desde 2021.

A Câmara dos Estados Unidos enviou à Organização dos Estados Americanos (OEA) um pedido de informações sobre denúncias de “censura”, “abusos de autoridade” e “violações em massa da liberdade de expressão” no Brasil.

Uma comitiva de parlamentares da extrema-direita e bolsonaristas foram ao Congresso americano acompanhar audiência, em forma de missão internacional com objetivo de denunciar a “censura do STF”, promovida principalmente, segundo o grupo, pelo ministro Alexandre de Moraes.

Integram a comitiva nomes como Eduardo Bolsonaro, Nikolas Ferreira, Filipe Barros, Bia Kicis, Eduardo Girão e Gustavo Gayer. No “balaio de gatos”, também estavam Deltan Dallagnol, Rodrigo Constantino e Allan dos Santos, foragido da Justiça brasileira desde 2021.


Confira o debate do assunto no Segunda Chamada:

Relacionados