Economia

Sistema financeiro

Inter, Itaú e Caixa lideraram reclamações de bancos no 4º trimestre de 2020, diz BC

É a primeira edição do ranking a partir da nova metodologia adotada pelo Banco Central

por Rodrigo Borges Delfim em 19/01/21 17:15

Os bancos Inter, Itaú e Caixa Econômica Federal foram os principais alvos de reclamações por parte de clientes durante o quarto trimestre de 2020. Os dados constam de atualização mais recente do ranking trimestral de queixas, divulgado nesta terça-feira (19) pelo Banco Central.

A classificação é feita a partir de um índice que considera o número de reclamações reguladas procedentes dividido pelo de clientes e multiplicado por 1 milhão. Quanto maior o índice, mais alta a posição no ranking.

Fachada da sede do Banco Central, em Brasília
Fachada da sede do Banco Central, em Brasília.
(Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasi)l

De acordo com esse índice, a liderança do ranking do quarto trimestre do Banco Central coube ao Banco Inter, com índice de 111,52. Operando exclusivamente em meio digital, ele conta com cerca de 8 milhões de clientes e registrou 900 reclamações consideradas procedentes no período.

Em segundo lugar aparece o Itaú (índice 31,00, com 2.594 reclamações e um total de 83,6 milhões de clientes) e, em terceiro, a Caixa Econômica Federal (índice 30,85, com 4.442 reclamações e 143,9 milhões de clientes).

Se considerados o número bruto de reclamações, sem aplicação do índice, a lista é liderada pela Caixa, seguida por Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e Santander.

No período o Banco Central computou um total de 30.780 reclamações de 77 tipos diferentes. A mais recorrente é a de oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada, que responde sozinha por 34% desse total, com 10.518 ocorrências.

BancoÍndiceTotal clientes
Inter111,528.069.837
Itaú31,0083.674.760
Caixa30,95143.971.402
Santander29,9150.947.844
Banco do Brasil22,6369.012.481
Bradesco16,9699.362.077
Votorantim4,4213.112.975
Midway3,1510.768.835
Banco do Nordeste1,078.360.626
Nubank0,0910.124.543
Fonte: Banco Central

Nova metodologia

Essa é a primeira edição do ranking trimestral do BC de reclamações de instituições financeiras sob uma nova metodologia. Até o terceiro trimestre de 2020 as instituições eram organizadas a partir de um corte estabelecido pelo número de clientes.

Uma primeira lista trazia todas as instituições que tinham mais de 4 milhões de contas ativas, enquanto uma outra reunia as demais que não alcançavam esse porte.

Na nova metodologia, a primeira lista reúne as dez maiores instituições financeiras do país em número de clientes, enquanto as demais aparecem em uma listagem secundária.

De acordo com o Banco Central, a nova sistemática traz maior estabilidade à metodologia de cálculo adotada na elaboração das listagens. Dessa forma, não é preciso rever critérios de segmentação por conta da evolução do mercado e do processo de bancarização da população brasileira.

“De posse dessas informações, os clientes e usuários de serviços financeiros podem escolher a instituição que melhor atende a suas necessidades e expectativas”, disse o BC por meio de nota.

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