DEM abandonou candidatura de Baleia Rossi e declarou independência na Câmara. Rodrigo Pacheco é o favorito no Senado
por Fabiana Novello em 01/02/21 15:21
Às 19h horas, Câmara e Senado vão eleger seus novos presidentes. Na Câmara, o clima está quente. O DEM, que apoiava a candidatura de Baleia Rossi (MDB/SP), decidiu declarar independência. Baleia Rossi é o candidato do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia. Seu principal adversário é Arthur Lira (PP/AL), que tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro.
“Tensões políticas tendem sim a ajudar a movimentar o mercado que já vem frágil”, avalia Nathalia Vogado, estrategista-chefe da Ável Investimentos, que participou do programa Morning Call, nesta segunda-feira (1º). Segundo ele, os reflexos devem ser sentidos principalmente na terça-feira (2). “A gente vai percerber no final do dia o que Brasília vai dizer. Partimos do princípio que amanhã vai refletir mais”, afirma.
Na Câmara, além de Baleia Rossi e Arthur Lira, outros 6 deputados lançaram candidatura: Alexandre Frota (PSDB/SP), André Janones (Avante/MG), Luiza Erundina (PSOL/SP), Fábio Ramalho (MDB/MG), General Peternelli (PSL/SP) e Marcel Van Hattem (Novo/RS). Vence a eleição o candidato que tiver a maioria absoluta dos votos mais um, desde que 257 deputados tenham votado. Se isso não ocorrer, haverá segundo turno entre os dois mais votados.
No Senado, cinco candidaturas foram colocadas até agora. Rodrigo Pacheco (DEM/MG), Simone Tebet (MDB/MS), Lasier Martins (Podemos/RS), Major Olimpio (PSL/SP) e Jorge Kajuru (Cidadania/GO).
Simone Tebet era a principal adversária de Rodrigo Pacheco, mas perdeu o apoio de seu partido, o MDB. Pacheco tem apoio do atual presidente da Casa, Davi Alcolumbre, e do presidente Jair Bolsonaro. “Os resultados de ambas as eleições, das duas Casas Legislativas, podem ser fator decisivo para as relações entre governo e parlamento e também para o futuro da agenda de interesses do Palácio do Planalto. E, querendo ou não, essas agendas acabam impactando no mercado, seja num cenário mais positivo ou ou mais negativo do nosso país”, diz Nathália.
Você pode assistir a entrevista completa no link:
Comentários ( 0 )
ComentarEntre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR