Iris Rezende se recuperava em São Paulo de um AVC sofrido no início de agosto. O político morreu aos 87 anos nesta terça (9)
por Redação em 09/11/21 20:43
O ex-governador de Goiás, Iris Rezende, foi enterrado na tarde desta terça (9), em Goiânia (GO), com muitas homenagens. Vereador, prefeito de Goiânia quatro vezes – sendo o último mandato entre 2016 e 2020 -, governador por dois mandatos, senador, ministro da Justiça no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em 1994, Iris Rezende dedicou nada menos que 62 anos de sua à política. O político tinha 87 anos e estava internado há três meses, depois de sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), em agosto.
Iris Rezende se recuperava do AVC no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. Ele chegou a passar por uma cirurgia no cérebro para conter uma hemorragia e vinha evoluindo em sua recuperação. Entretanto, foi diagnosticado com pneumonia, chegou a ser intubado no final de semana, e não resistiu. Ele deixa a esposa, Iris Araújo, três filhos (Ana Paula, Adriana e Cristiano) e netos.
O corpo do político chegou a Goiânia no início da tarde e seguiu em cortejo num carro do Corpo de Bombeiros até o Palácio das Esmeraldas – sede do governo estadual, onde foi realizado o velório, inicialmente aberto apenas para a família, amigos e autoridades, e depois para a população que foi ao local para homenageá-lo. O corpo de Iris Rezende foi enterrado no Cemitério Santana, em Goiânia.
Diversos políticos lamentaram a morte do ex-governador, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Iris Rezende é um exemplo de carreira política digna, defendendo a democracia e o desenvolvimento do Brasil. Teve uma das mais longas trajetórias na vida pública da nossa história, atravessando 60 anos como vereador, prefeito, deputado, senador, ministro e governador. Deixa um legado em Goiânia, em Goiás e no nosso país que supera as divisões políticas. Tive o prazer de ser seu amigo e compartilharmos encontros, conversas e projetos para melhorar a vida do povo do seu estado. A sua esposa Iris, aos familiares, amigos, companheiros e admiradores de Iris Rezende, meus sentimentos e solidariedade”, diz a nota do ex-presidente Lula.
O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), também lamentou o falecimento do ex-prefeito e ex-governador de Goiás. A Prefeitura de Goiânia decretou luto oficial por sete dias na capital. “O Brasil perde um de seus notáveis líderes políticos, com dedicação ao país nos postos de Ministro da Agricultura e da Justiça em diferentes épocas. Ao Estado de Goiás serviu como Senador da República e como Governador por dois mandatos. Em Goiânia, onde sua missão política começou e se encerrou, foi o vereador mais jovem da história da cidade e, também, eleito quatro vezes prefeito da capital. Iris inspirou a tantos e fará falta a muitos”, diz a nota do prefeito Rogério Cruz.
O Governo de Goiás publicou em suas redes sociais imagens do primeiro mandato de Iris Rezende como prefeito de Goiânia. As fotos fazem parte do acervo do Museu da Imagem e do Som de Goiás
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR