Corpo do ex-governador de Goiás, Iris Rezende, é enterrado em Goiânia LUTO
  • du
  • 9 de novembro de 2021
  • 0 comentários
  • Brasil

Corpo do ex-governador de Goiás, Iris Rezende, é enterrado em Goiânia


O ex-governador de Goiás, Iris Rezende, foi enterrado na tarde desta terça (9), em Goiânia (GO), com muitas homenagens. Vereador, prefeito de Goiânia quatro vezes – sendo o último mandato entre 2016 e 2020 -, governador por dois mandatos, senador, ministro da Justiça no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em 1994, Iris Rezende dedicou nada menos que 62 anos de sua à política. O político tinha 87 anos e estava internado há três meses, depois de sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), em agosto.

Iris Rezende
Iris Rezende dedicou mais de 60 anos à vida pública. Foi prefeito de Goiânia por quatro mandatos, governador por duas vezes, senador, ministro da Justiça no Governo FHC/Foto: Reprodução/Redes Sociais

Iris Rezende se recuperava do AVC no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. Ele chegou a passar por uma cirurgia no cérebro para conter uma hemorragia e vinha evoluindo em sua recuperação. Entretanto, foi diagnosticado com pneumonia, chegou a ser intubado no final de semana, e não resistiu. Ele deixa a esposa, Iris Araújo, três filhos (Ana Paula, Adriana e Cristiano) e netos.

O corpo do político chegou a Goiânia no início da tarde e seguiu em cortejo num carro do Corpo de Bombeiros até o Palácio das Esmeraldas – sede do governo estadual, onde foi realizado o velório, inicialmente aberto apenas para a família, amigos e autoridades, e depois para a população que foi ao local para homenageá-lo. O corpo de Iris Rezende foi enterrado no Cemitério Santana, em Goiânia.

Políticos lamentam a morte de Iris Rezende

Diversos políticos lamentaram a morte do ex-governador, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Iris Rezende é um exemplo de carreira política digna, defendendo a democracia e o desenvolvimento do Brasil. Teve uma das mais longas trajetórias na vida pública da nossa história, atravessando 60 anos como vereador, prefeito, deputado, senador, ministro e governador. Deixa um legado em Goiânia, em Goiás e no nosso país que supera as divisões políticas. Tive o prazer de ser seu amigo e compartilharmos encontros, conversas e projetos para melhorar a vida do povo do seu estado. A sua esposa Iris, aos familiares, amigos, companheiros e admiradores de Iris Rezende, meus sentimentos e solidariedade”, diz a nota do ex-presidente Lula.

Iris Rezende e Rogério Cruz
Iris Rezende e o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos)/Foto: Reprodução/Redes Sociais

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), também lamentou o falecimento do ex-prefeito e ex-governador de Goiás. A Prefeitura de Goiânia decretou luto oficial por sete dias na capital. “O Brasil perde um de seus notáveis líderes políticos, com dedicação ao país nos postos de Ministro da Agricultura e da Justiça em diferentes épocas. Ao Estado de Goiás serviu como Senador da República e como Governador por dois mandatos. Em Goiânia, onde sua missão política começou e se encerrou, foi o vereador mais jovem da história da cidade e, também, eleito quatro vezes prefeito da capital. Iris inspirou a tantos e fará falta a muitos”, diz a nota do prefeito Rogério Cruz.

O Governo de Goiás publicou em suas redes sociais imagens do primeiro mandato de Iris Rezende como prefeito de Goiânia. As fotos fazem parte do acervo do Museu da Imagem e do Som de Goiás


Relacionados