Haddad afirma que governo discute punição contra fake news sobre Pix FAKE NEWS NO PIX?

Haddad afirma que governo discute punição contra fake news sobre Pix


Nesta quarta-feira (15), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o Governo Federal está discutindo as possíveis consequências criminais contra quem espalhou fake news sobre a suposta taxação do Pix, tema que ganhou destaque nas últimas semanas.

“Estamos discutindo providências, inclusive criminais, contra quem está propagando fake news e contra quem está aplicando golpes. Há casos de golpes no comércio, em que uma pessoa tenta pagar via Pix e acaba sendo cobrada a mais. Isso pode caracterizar crime contra a economia popular”, alertou Haddad após uma reunião com o presidente Lula (PT).

LEIA MAIS: Mais professores: Governo lança programa para alunos de Licenciatura

Além disso, o ministro mencionou que a Advocacia-Geral da União (AGU) foi envolvida para “tomar providências”. Ele foi questionado sobre a possibilidade de um pronunciamento na TV a respeito do tema, mas disse que isso ainda não foi debatido.

Haddad afirma que Lula exigiu medidas contra fake News

“A AGU foi acionada para tomar medidas judiciais contra os golpistas, pois muitas pessoas que divulgam fake news estão patrocinando organizações criminosas no país. Essas organizações estão enviando boletos para a casa das pessoas, cobrando valores indevidos e alegando falsamente que há taxação, o que não é verdade. Isso tem gerado crimes envolvendo o consumo”, explicou o ministro.

Por fim, Haddad afirmou que Lula pediu medidas para encerrar as fake news sobre o tema e comentou sobre a redução no uso do Pix. “O presidente solicitou as providências judiciais cabíveis, sempre dentro da legalidade, e vamos agir nesse sentido. Em janeiro, há uma queda sazonal nas movimentações via Pix em comparação com dezembro. Considerando essa sazonalidade, não temos observado problemas”, concluiu.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Compartilhar:

Relacionados