Coluna do Aquiles

PERFEITA MELODIA

Um trabalho para se ouvir com o coração

Novo álbum de Daniela Neris reúne quinze compositores gaúchos a um só poeta, Alvaro Barcellos; faixas tornam impossível esquecer tragédia que se abateu sobre o RS

por Aquiles Reis em 05/09/24 17:25

Daniela Neris interpreta Alvaro Barcellos em novo álbum | Fotos: Reprodução Instagram / Divulgação

Os Sonhos e os Sons – Daniela Neris interpreta Alvaro Barcellos (clique e ouça o álbum), de produção independente, é o álbum que reúne quinze compositores gaúchos a um só poeta, o também gaúcho Alvaro Barcellos.

A cantora Daniela é afinada e sincera, encaixando-se perfeitamente às melodias dos parceiros de Alvaro. Ela canta luminosamente, amparada que está por arranjos quase minimalistas, em que se destacam, aqui e ali, apenas um piano ou um violino, por exemplo. Segura, ela se entrega aos versos que, mesmo escritos em épocas distintas, têm um fio de força interligando-os à vida. Eis alguns.

Leia mais: Carlos Careqa botou a mãe no meio

Entre Fintas e Canções (Pery Souza* e Alvaro Barcellos)

“Éramos nós com o tom e a voz / Éramos nós a tocar violões / Éramos nós com tantas ideias / Éramos nós com os sonhos e os sons (…)”.

Barroco (Renato Machado e AB)

“Pra proteger a aldeia / Arvoredos e paisagens / Me disfarço entre as areias / E o rio em suas imagens (…)”.

Nas Águas Desse Rio (Lyber Bermudez e AB)

“Mergulho assim nesse rio / De suas águas me alimento / Conheço as suas paisagens / Imagens sombras e ventos / (…) Onde minha voz não se cala (…)”.

Prata Lunar (Raul Ellwanger e AB)                                                                                 

“(…) E em nome de um mundo bem melhor / No tumulto das gentes / (…) Eu que em tanta ocasião / Vivo à margem de tudo (…)”.

Outras Viagens (Pedro Munhoz e AB)

“(…) Nessas andanças e sonhos meus / Vi muita coisa nas longas viagens / E vi matanças e danças e guerras / Caminhos cegos desertos miragens/ Miséria e seca que o horizonte encerra (…)”.

Nas Tramas do Mago (Paulo Timm e AB)                                                                       

“Circulo entre as histórias / Ambientes personagens/ Revisito os lugares / Experimento viagens (…)”.

Ruína (Helio Ramirez e AB)

“(…) Tu que andas por aí impunemente / Tu que para triunfar entras na dança / Tu que pisas as mulheres e suas flores / Tu que sempre machucaste a esperança / (…) É bom que saibas / Teu mundo há de ruir”.

Após final tão belo, é quase impossível esquecer a tragédia que se abateu sobre o Rio Grande do Sul, rincão dos músicos aqui citados; muito menos olvidar a resiliência com que os gaúchos vêm enfrentando o luto, reerguendo suas vidas e cantando à sua terra.

*Quando ainda escrevia este texto, eu soube do falecimento do Pery. Muito triste! Descanse em paz. Minha solidariedade aos seus queridos.

Imperdível: Aquiles fala sobre música brasileira, tempos modernos e revolução:

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR