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Entenda o método do marketing de afiliados, um jeito de ganhar dinheiro sem sair de casa

Veja quais são os melhores programas para 2023

por Manuela Castilho Garcia em 13/04/23 09:12

Foto: Pixabay

O marketing de afiliados é um método para ganhar dinheiro online promovendo produtos, serviços, sites ou negócios. O promotor recebe comissões por cada venda realizada. Um exemplo da prática do marketing de afiliados são os links posicionados em blogs ou sites que levam os usuários para um site externo em que ele compra algo e você recebe uma comissão pela compra feita a partir do seu site ou blog ou você ganha uma comissão fixa para cada venda.

As empresas estão investindo cada vez mais nessa modalidade de venda. Os programas de afiliados representam uma boa opção de geração de renda para muitas pessoas. Isso porque trata-se de uma atividade de baixo custo e baixo risco e que pode ser feita sem sair de casa. A tendência é que as oportunidades cresçam e atraiam mais interessados, já que o mercado consumidor brasileiro de e-commerce é estimado em mais de 80 milhões de pessoas – com expectativa de dobrar o volume total de transações até 2026.

Uma breve história
A história do marketing de afiliados começou em 1989, quando o norte-americano William J. Tobin criou para sua empresa, a PC Flowers & Gifts, o primeiro programa do gênero de que se tem notícia. Anos mais tarde, em meados dos anos 1990, grandes empresas do varejo se renderam ao modelo de Tobin e criaram seus próprios programas de afiliados, muitos deles ativos até os dias de hoje.

A ideia é bastante simples: o afiliado usa os seus próprios métodos de marketing e o seu alcance no mercado para atrair compradores e encaminhá-los ao fornecedor dos produtos ou serviços; e a cada venda concretizada, o fornecedor paga um percentual de comissão ao afiliado.

Usando a internet
A versatilidade da internet alavancou o marketing de afiliados, tornando possível a criação de plataformas online para gerenciar todos os aspectos dessa modalidade de negócio. Mais e mais empresas voltaram os olhos para essa nova possibilidade, tanto que, dos cerca de US$ 3,8 bilhões que foram investidos em anúncios em plataformas digitais no Brasil em 2021, mais de US$ 150 milhões foram destinados ao marketing de afiliados, segundo o Awin Report.

Em 2022, as dez principais categorias de produtos negociados por meio do marketing de afiliados tiveram um aumento médio nas vendas superior a 60% em relação ao ano anterior, com algumas delas superando os 100% de incremento. Existem programas de afiliados nos mais diferentes setores do mercado, oferecendo oportunidades para todos aqueles que tenham interesse em atuar nessa atividade. Entre os setores em que existem os programas de afiliados mais competitivos, destacam-se: e-commerce, entretenimento, serviços freelancer.

Foto: Pixabay

Grandes portais de e-commerce há muito já descobriram o potencial desses programas. Neles, os afiliados recebem comissões por levar tráfego e gerar vendas nos maiores e mais diversificados mercados do mundo, com itens que vão desde brinquedos e roupas até produtos educacionais e de software.

No ramo do entretenimento, os sites de apostas em eSports também disponibilizam programas de afiliados para quem deseja atuar atraindo novos apostadores. As oportunidades oferecidas por agências online dão a possibilidade de entrar, por exemplo, para o Clube dos eSports e levar uma quantia de até 25 dólares em uma semana.

Os sites que oferecem serviços de profissionais freelancer também têm tido um aumento na oferta de programas de afiliados. O afiliado pode escolher os profissionais que acredite terem potencial para atrair clientes e gerar seu link de acesso. A cada novo cliente que contratar o profissional por intermédio do link do afiliado, este recebe a comissão.

Quem pode participar
Embora ter acesso a um grande público possa ajudar muito a atrair mais negócios, não é preciso ser um influenciador digital para ter sucesso em um programa de afiliados. Existem programas de afiliados nos mais diversos setores e basta saber escolher o produto ou serviço certo e a abordagem adequada ao perfil de cada afiliado para começar a operar.

Em geral, basta encontrar um programa que trabalhe com produtos que tenham relação com o ramo de atividade do afiliado e criar uma estratégia para inserir os links para os sites de vendas da forma mais natural possível. As vendas podem ser sugeridas a partir de diversas origens, tais como redes sociais, blogs, sites próprios, e-mails e até aplicativos de mensagens, o que abre um leque de abordagens bem diversificado.

Benefícios
O marketing de afiliados, quando realizado de forma bem planejada, beneficia tanto as marcas, que aumentam o alcance de seus produtos ou serviços e, consequentemente, suas receitas, quanto os afiliados, que adquirem uma fonte de renda de baixo custo e risco, realizando a atividade de forma muito mais tranquila e livre de estresse.

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