Economia

Mercado de ações

Análise gráfica auxilia na rentabilidade do investidor

Estrategista explica que a metodologia não é “oráculo para o futuro”, mas é fundamental para aferir o humor do mercado e saber onde investir

por Vitor Hugo Gonçalves em 31/01/22 20:45

Como identificar ações com bom potencial de valorização? Essa, certamente, é uma das maiores questões enfrentadas pelos operadores do mercado acionário, podendo até mesmo ser considerada a “pergunta do milhão”. Ainda que não exista um método plenamente assertivo de prever o desempenho de uma companhia listada na Bolsa, há algumas estratégias que podem ser usadas a favor dos investidores. Dentre elas, está a análise técnica.

A metodologia em questão é alicerçada no estudo do mercado, com foco em renda variável, que busca antecipar a tendência de oferta e demanda por intermédio da análise de gráficos, instrumentos capazes de retratar a variação dos preços no passado. Considerando a histórica tendência de repetição observada no “sobe e desce” das Bolsas, pode-se compreender a relevância de uma acertada análise técnica (também denominada como análise gráfica de ações).

Análise gráfica é fundamental para compreender os rumos do mercado de ações.

Análise gráfica é fundamental para compreender os rumos do mercado de ações. Foto: Reprodução

Fabio Perina, estrategista de investimentos do Itaú BBA, esclarece que a abordagem caiu no gosto dos traders, sendo considerada uma das principais estratégias empregadas pelos operadores que buscam lucrar com as oscilações verificadas no curto prazo. A explicação encontra-se na destreza da metodologia de conseguir prever a movimentação dos ativos com agilidade, além da possibilidade de aplicá-la em diferentes mercados – diferentemente da análise fundamentalista, que implica um estudo aprofundado do balanço e dos resultados de cada empresa antes de operar.

“O principal conceito da análise gráfica é estudar o comportamento dos preços, e isso todos falam. Mas por trás desse estudo, você acaba descobrindo que, no fundo, está identificando o que o mercado está pensando. O estudo do movimento implica numa mensagem”, explicou Perina.

O estudo em questão pode ser entendido como um termômetro acerca do otimismo e pessimismo econômico, auxiliando nas projeções a curto e longo prazo. No entanto, é preciso atentar-se aos fatores externos, como questões políticas e macroeconômicas, uma vez que os gráficos, apesar da proveitosa utilidade, não oferecem um prognóstico 100% certo.

“O movimento do preço não é simplesmente um oráculo para o futuro, mas sim uma percepção da forma como os investidores estão enxergando o mercado. Quando o investidor parte para o estudo da análise gráfica e a utiliza para remunerar e rentabilizar seus investimentos, ele está não somente estudando os preços, mas tendo também a percepção de como está o mercado naquele momento, […] conseguindo ter uma conclusão, ou ao menos uma sensibilidade, de onde investir”, afirmou o estrategista.

***

A entrevista na íntegra com Fabio Perina você confere no MyNews Investe desta segunda-feira (31):

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR