Enquanto setores tradicionais da economia sofreram com a pandemia do Covid-19, o ambiente digital trouxe oportunidades para inovação.
por Fernanda Oening em 11/02/21 15:20
Uma análise feita pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), mostrou que no segundo trimestre de 2020, 75% das startups foram impactadas negativamente pela pandemia. Com queda de receita, perda de clientes e até mesmo demissões, apenas 25% cresceram dentro desse cenário e foram se ajustando ao longo do ano.
A crise aconteceu após um ano recorde para o mercado das startups brasileiras. Segundo a Associação Brasileira de Startups, o país fechou 2019 com 12 empresas de inovação avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares. O investimentos nas empresas também atingiu valor recorde de 2,3 bilhões a mais que em 2018. Até outubro de 2020, o número já era de 2,5 bilhões de dólares captados por startups.
O diretor do Google for Startups para América Latina, André Barrence, avalia que o crescimento foi grande para um ano de crise e arrisca alguns possíveis motivos para esse aumento.
“Os fundos de investimentos já haviam sido captados para investir em startups nos anos anteriores. Eles apostaram e reinvestiram para que as empresas tivessem fôlego financeiro para passar por esse período de adaptação dentro de cada modelo de negócio, de produtos”, afirma.
Outra questão apontada por Barrence é que os investidores enxergaram que alguns habitos se consolidaram durante a pandemia.
“Haviam startups já bem posicionadas que precisavam desta ingestão de capital para conseguirem acelerar sua trajetória de crescimento. Outro ponto tem a ver com a questão mais macroeconômica: a questão cambial. O capital de fora, investido no Brasil, teve um redimento maior em função da relação dólar e real”, diz Barrence.
Para 2021, Barrence tem uma visão bem otimista. “Quem passou por 2020, saiu muito mais forte como empreendedor e como startup. Todo mundo testou sua capacidade de anti-fragilidade e isso traz para 2021 uma perspectiva que é de voltar a tracionar crescimento, e de fato, consolidar essa aceleração de ecossistema de startups no Brasil. Já em janeiro vimos a continuidade da atividade de investiimento sendo captado por startups, de maneira bastante expressiva”.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR