Apesar de aumento dos custos, educação universitária é bom investimento, aponta pesquisa Banco Central divulga IBC-Br, com queda na economia nacional em 2020. Foto: Marcos Santos (USP Imagens). EUA

Apesar de aumento dos custos, educação universitária é bom investimento, aponta pesquisa

Segundo pesquisadores do Fed, tempo necessário para recuperar custos em educação superior está em baixa histórica

00:00
  • Pesquisadores do Federal Reserve (EUA) analisaram o retorno do investimento em graduação universitária.
  • O custo para obter um diploma aumentou nas últimas décadas, mas o prazo de recuperação diminuiu.
  • Na década de 1970 eram necessários cerca de 20 anos para recuperar o investimento; em 2013 esse período caiu para aproximadamente 10 anos.
  • O estudo foi publicado em revista acadêmica do Federal Reserve e está disponível online.

Levantamento de pesquisadores do Federal Reserve, dos Estados Unidos, mostra que apesar do aumento do investimento necessário para conseguir um diploma de ensino superior ter aumentado nas últimas décadas, o prazo necessário para recuperar o dinheiro alocado diminuiu.

A pesquisa utilizou dados de 1970 até 2013 para estimar o custo da educação universitária, em valores atualizados. Foi descoberto que, no início dos anos 1980, um diploma tinha um custo médio de US$ 80 mil, o menor valor da série histórica. Desde o final dos anos 1990, o custo do diploma chegou a US$ 300 mil, e registrou pequenas flutuações até o ano final da série histórica, 2013.

Apesar do custo crescente da educação superior, a pesquisa também aponta que o tempo necessário para recuperar esse investimento diminuiu. No final dos anos 1970, eram necessários 20 anos para recuperar o dinheiro gasto, enquanto em 2013 essa janela temporal foi diminuída para cerca de 10 anos.

A pesquisa foi publicada em revista acadêmica do Federal Reserve e pode ser conferida na íntegra no link.

Compartilhar: