Novo nome tem origem no verbo latino “stello”, que significa “iluminar com estrelas”
por Rodrigo Borges Delfim em 05/01/21 07:32
Um novo grupo automotivo, congregando 14 marcas e avaliado em US$ 52 bilhões, com vendas que somaram 7,9 milhões de veículos em 2019. Esses são alguns dos números com os quais nasce a Stellantis, conglomerado que vai nascer a partir da fusão entre o grupo ítalo-americano Fiat Chrysler e o francês Peugeot-Citroën.
A fusão, anunciada ainda em 2019, foi aprovada nesta segunda-feira (4) pelos acionistas das duas partes envolvidas. A Stellantis já nasce como a quarta maior montadora do mundo, atrás apenas da japonesa Toyota, da alemã Volkswagen e da aliança franco-nipônica Renault-Nissan-Mistubishi.
De acordo com as empresas, o novo nome tem origem no verbo latino “stello”, que significa “iluminar com estrelas”. A sede do novo grupo ficará na Holanda.
O objetivo almejado por essa nova e extensa aliança global de montadoras é a economia a partir de cooperações entre as marcas, como o acesso a tecnologias e plataformas, além de fortalecer a presença em mercados onde não possuem grande participação.
O grupo francês, por exemplo, terá acesso ao mercado dos Estados Unidos a partir da parceria com o conglomerado ítalo-americano. Vale lembrar que a própria fusão da Fiat com a Chrysler, em meio à crise de 2008, representou igual efeito para a tradicional marca italiana.
A estimativa é de uma economia da ordem de 5 bilhões de euros por ano com essa sinergia entre as companhias e suas marcas, que vão de modelos considerados de baixo custo aos que atendem segmentos premium do mercado.
As marcas que fazem parte desse novo grupo são: Fiat, Chrysler, Maserati, Jeep, Abarth, Alfa Romeo, Lancia, Dodge, Ram, Peugeot, Citroën, Opel, Vauxhall e DS.
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