Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Cultura

Pandemia pelo mundo

Segunda onda de Covid-19 leva premiê a anunciar novo lockdown na Inglaterra

Decisão foi tomada por causa do aumento de casos no país; foram mais de 58 mil nas últimas 24 horas

por Gabriela Lisbôa em 04/01/21 20:41

A Inglaterra foi o primeiro país ocidental a começar a vacinar contra a Covid-19. No entanto, até o momento, a cada 100 habitantes, apenas 1,40 foi vacinado. E com a taxa de vacinação ainda baixa, o país viu o número de casos confirmados da doença bater um novo recorde: foram mais de 50 mil novos casos por dia por sete dias seguidos. Só nas últimas 24 horas, foram confirmados 58.784 novos infectados.

A preocupação com essa disparada fez com que o primeiro-ministro Boris Johnson anunciasse nesta segunda-feira (4), o terceiro lockdown na Inglaterra. As medidas restritivas começam a valer já nesta terça (5) e devem ir até meados fevereiro, não foi anunciada uma data específica.

De qualquer forma, a liberação, segundo o premiê, depende do sucesso da vacinação e da diminuição do número de mortes.

Com o início do lockdown, todo o comércio não essencial, bares, restaurantes e academias devem ficar fechados. A circulação de pessoas também está restrita a situações emergenciais. As escolas devem adotar ensino remoto a partir desta terça.

Lockdown em Londres em razão da Covid-19
Lockdown em Londres em razão da Covid-19.
(Foto: Pixabay)

Outro país que integra o Reino Unido também decidiu decretar lockdown. Em uma audiência especial no Parlamento Escocês, a primeira-ministra Nicola Sturgeon disse que as medidas restritivas começam a valer a partir desta terça (5), e vão até o fim de janeiro. Nesse período, as pessoas só podem sair de casa por motivos especiais. Durante o pronunciamento, Sturgeon afirmou que este é o momento de maior preocupação desde o início da pandemia, em março.

Vale lembrar que foi no Reino Unido que foi identificada uma nova cepa do coronavírus, considerada mais contagiosa que a anterior. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), ela já é responsável por 50% dos novos casos de Covid-19.

Essa variação, já presente em outros países europeus, também foi confirmada nesta segunda-feira no Brasil. Dois pacientes residentes em São Paulo que voltaram do Reino Unido em dezembro foram diagnosticados com a nova cepa, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Outro país europeu a recorrer ao lockdown para frear o avanço da Covid-19 é a Áustria, confinada desde 26 de dezembro. O plano era reabrir o comércio não essencial, bares e restaurantes em 18 de janeiro, mas as autoridades nacionais decidiram adiar a data para o próximo dia 24. 

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados.

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR