Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Cultura

Covid-19

Variante do coronavírus identificada no Reino Unido é confirmada em São Paulo

Ocorrência da nova cepa havia sido antecipada no último dia 31 por laboratório

por Rodrigo Borges Delfim em 04/01/21 15:48

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, por meio do Instituto Adolfo Lutz, confirmou a ocorrência de dois casos da variante do coronavírus identificada no Reino Unido.

A identificação da variante havia sido noticiada no último dia 31 pelo laboratório Dasa, que obteve o resultado a partir da análise de cerca de 400 exames realizados desde 8 de dezembro e repassou a informação ao Adolfo Lutz e à Vigilância Sanitária estadual no último sábado (2).

De acordo com o Dasa, a nova cepa do coronavírus foi identificada por meio de sequenciamento genético realizado em parceria com o Instituto de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IMT-FMUSP).

Teste para identificação de Covid-19
Teste para identificação de Covid-19.
(Foto: Unsplash)

Ambos os casos são de pessoas residentes em São Paulo: uma mulher de 25 anos, que se infectou após contato com viajantes que passaram pelo território britânico, e um homem de 34 anos que teve contato com a outra paciente.

Segundo a secretaria, não há mais detalhes sobre quadro clínico e sintomas apresentados pelos pacientes. A investigação epidemiológica sobre ambos os casos está em andamento, prossegue a pasta.

As autoridades sanitárias ressaltam que, até o momento, não há comprovação científica de que esta variante inglesa encontrada no Brasil é mais virulenta ou transmissível em comparação a outras previamente identificadas. Isso porque o vírus pode ter comportamento distinto em virtude de fatores demográficos e climáticos, por exemplo.

Com a confirmação, o Brasil se junta a outros 18 países que já registraram ocorrências da nova cepa do coronavírus: Reino Unido, Portugal, Itália, Dinamarca, Irlanda, Holanda, Noruega, França, Espanha, Suécia, Finlândia, Austrália, Israel, Coreia do Sul, Índia, Hong-Kong, Canadá e Singapura.

No Reino Unido, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a nova cepa já é responsável por 50% dos novos casos de Covid-19. O país foi um dos primeiros no mundo a iniciar a vacinação de sua população, em 8 de dezembro.

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados.

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR