Cultura

Colapso na saúde

‘Tem fila de paciente esperando para ser internado’, diz prefeito de Porto Velho

Hildon Chaves (PSDB) diz que cidade está em colapso e espera por transferência de pacientes

por Rodrigo Borges Delfim em 24/01/21 19:53

A crise sanitária que levou Manaus a um colapso já afeta também outras cidades brasileiras. O caso mais recente é o de Porto Velho (RO), onde o próprio prefeito, Hildon Chaves (PSDB), assim classifica a situação local.

A capital de Rondônia registra atualmente 100% da ocupação em leitos de UTI e se vê tomando um caminho semelhante ao de Manaus: a necessidade de transferência de pacientes de Covid-19 que estejam em estado moderado para serem tratados em outras cidades brasileiras.

Ao MyNews Entrevista, Chaves disse, no entanto, que até o momento não foram transferidos pacientes de Porto Velho para outras localidades. Há uma expectativa de que ao menos 40 sejam levados nos próximos dias.

“Tem fila de paciente esperando para ser internado”, resume o prefeito de Porto Velho.

Transferência de pacientes

O governador de Rondônia, Marcos Rocha (PSL), por sua vez, disse neste domingo (24) estar em tratativas com o governo federal para transferir de pacientes para outras regiões do país na tentativa de abrir vagas em UTIs para casos mais graves de Covid-19. Tal medida tem sido adotada em relação ao Amazonas, que enviou pacientes internados com gravidade moderada para serem atendidos em outros estados.

Para que a situação dramática de Manaus não se repita em Porto Velho, o prefeito aposta na contratação de novos leitos hospitalares e de médicos, além da transferência dos pacientes menos graves de Covid-19 e de novas medidas de distanciamento social.

“Como esses leitos do estado estão lotados, estamos com uma dificuldade muito grande de dar vazão no fluxo. O estado não nos abre vagas, ficamos com o paciente mais do que as 24 horas recomendadas em unidades de pronto atendimento. E ficamos muito próximos de não conseguir receber o paciente para atendimento inicial por conta dessa situação”.

Hildon Chaves, prefeito de Porto Velho

Perda de ‘timing’

Segundo Chaves, a piora nos casos de Covid-19 em cidades no interior de Rondônia tem levado a essa sobrecarga no sistema de saúde da capital. E vê problemas na gestão estadual da pandemia.

“Acho que o governo [de Rondônia] perdeu o timing, isso deveria ter sido feito no começo de dezembro”, aponta Chaves.

O prefeito afirmou ainda que há um entendimento com os municípios deixou a cargo da gestão estadual a edição de decretos de restrição de mobilidade e distanciamento social. Embora tenham sido estabelecidas medidas duras há poucos dias pelo governo, o prefeito nota que há resistência da população em cumpri-las.

“O fato é que depois das festas de fim de ano estava tudo aberto, inclusive boates, e a conta está chegando agora”, completa Chaves.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde de Rondônia (SESAU), o estado já registrou 116.133 casos de Covid-19, com 2.097 mortes.

Pacientes de Manaus são transferidos para Brasília em aviões da FAB
Pacientes de Manaus são transferidos para Brasília em aviões da FAB.
(Foto: Divulgação/FAB)

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR