Inter, Itaú e Caixa lideraram reclamações de bancos no 4º trimestre de 2020, diz BC Sistema financeiro
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  • 19 de janeiro de 2021
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Inter, Itaú e Caixa lideraram reclamações de bancos no 4º trimestre de 2020, diz BC


Os bancos Inter, Itaú e Caixa Econômica Federal foram os principais alvos de reclamações por parte de clientes durante o quarto trimestre de 2020. Os dados constam de atualização mais recente do ranking trimestral de queixas, divulgado nesta terça-feira (19) pelo Banco Central.

A classificação é feita a partir de um índice que considera o número de reclamações reguladas procedentes dividido pelo de clientes e multiplicado por 1 milhão. Quanto maior o índice, mais alta a posição no ranking.

Fachada da sede do Banco Central, em Brasília
Fachada da sede do Banco Central, em Brasília.
(Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasi)l

De acordo com esse índice, a liderança do ranking do quarto trimestre do Banco Central coube ao Banco Inter, com índice de 111,52. Operando exclusivamente em meio digital, ele conta com cerca de 8 milhões de clientes e registrou 900 reclamações consideradas procedentes no período.

Em segundo lugar aparece o Itaú (índice 31,00, com 2.594 reclamações e um total de 83,6 milhões de clientes) e, em terceiro, a Caixa Econômica Federal (índice 30,85, com 4.442 reclamações e 143,9 milhões de clientes).

Se considerados o número bruto de reclamações, sem aplicação do índice, a lista é liderada pela Caixa, seguida por Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e Santander.

No período o Banco Central computou um total de 30.780 reclamações de 77 tipos diferentes. A mais recorrente é a de oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada, que responde sozinha por 34% desse total, com 10.518 ocorrências.

Banco Índice Total clientes
Inter 111,52 8.069.837
Itaú 31,00 83.674.760
Caixa 30,95 143.971.402
Santander 29,91 50.947.844
Banco do Brasil 22,63 69.012.481
Bradesco 16,96 99.362.077
Votorantim 4,42 13.112.975
Midway 3,15 10.768.835
Banco do Nordeste 1,07 8.360.626
Nubank 0,09 10.124.543
Fonte: Banco Central

Nova metodologia

Essa é a primeira edição do ranking trimestral do BC de reclamações de instituições financeiras sob uma nova metodologia. Até o terceiro trimestre de 2020 as instituições eram organizadas a partir de um corte estabelecido pelo número de clientes.

Uma primeira lista trazia todas as instituições que tinham mais de 4 milhões de contas ativas, enquanto uma outra reunia as demais que não alcançavam esse porte.

Na nova metodologia, a primeira lista reúne as dez maiores instituições financeiras do país em número de clientes, enquanto as demais aparecem em uma listagem secundária.

De acordo com o Banco Central, a nova sistemática traz maior estabilidade à metodologia de cálculo adotada na elaboração das listagens. Dessa forma, não é preciso rever critérios de segmentação por conta da evolução do mercado e do processo de bancarização da população brasileira.

“De posse dessas informações, os clientes e usuários de serviços financeiros podem escolher a instituição que melhor atende a suas necessidades e expectativas”, disse o BC por meio de nota.

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