Os tempos de juros baixos ficaram para trás e o investidor pode voltar a investir na renda fixa.
por Mara Luquet em 06/06/22 16:13
A renda fixa voltou a reinar na carteira dos investidores brasileiros. Por dois anos, as taxas de juro reais (acima da inflação) foram negativas (2020 e 2021), um comportamento fora do histórico do País se observamos principalmente o período pós Plano Real.
Veja na tabela a tradição brasileira de pagar juros reais positivos e em muitos anos com um retorno bastante sedutor se comparado ao que ocorre em economias estabilizadas.
Mas esses dois últimos anos anos foram atípicos por conta da pandemia do Coronavirus. A brutal queda na atividade econômica por todo o planeta exigiu que os governos afrouxassem suas políticas monetárias, ou seja, reduzissem as taxas de juro e injetassem dinheiro na economia.
Esse tempo parece ter ficado para trás. No Brasil, a alta persistente da inflação faz com que o Banco Central, agora com autonomia, mantenha a trajetória de alta nas taxas e sem pressa para interromper o ciclo.
Esse cenário tem levado os investidores a resgatar suas aplicações em fundos de ações e voltarem para o tradicional caminho da renda fixa, mais conservadora e agora de volta aos juros muito atraentes.
Na indústria de fundos esse movimento já era visível desde o início do ano. Mas maio mostrou que os investidores estão optando por outros instrumentos de renda fixa, como títulos do Tesouro Direto e CDBs, por exemplo.
LEIA TAMBÉM: Criptomoedas: mercado digital, riscos e oportunidades de investimentos
Mais de 45 bilhões de reais saíram dos fundos de investimento em maio. No ano, a captação liquida (aplicações menos resgates) está negativa em 12 bilhões e apenas duas categorias apresentam até agora uma captação positiva no acumulado de 2022: renda fixa, com uma captação líquida positiva de 98 bilhões de reais e os fundos cambiais, com ganho modesto de patrimônio no período de 650 milhões.
Comentários ( 0 )
ComentarEntre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR