PETROBRAS

Petrobras convoca assembleia após indicação de Bolsonaro

Presidente escolheu o general Silva e Luna para substituir Roberto Castello Branco
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O Conselho de Administração da Petrobras autorizou a convocação de uma assembleia de acionistas. O objetivo é destituir o atual presidente da companhia, Roberto Castello Branco, e avaliar o nome do general Joaquim Silva e Luna, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Com a destituição de Castello Branco, automaticamente haverá a troca de outros sete membros do conselho. Por isso, a assembleia geral extraordinária vai eleger oito novos conselheiros.

O presidente Jair Bolsonaro discursa durante cerimônia de posse do General Joaquim Silva e Luna, como diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional.

A data da assembleia geral será definida pelo presidente do conselho de administração, Eduardo Bacellar Leal Ferreira.

Ao todo, o conselho tem 11 integrantes, sendo dois militares da reserva. Entre os conselheiros, sete são indicados pela União, que é acionista controlador, três são indicados por outros acionistas e um nome é escolhido pelos empregados da Petrobras.

Em um comunicado, a estatal destacou que o conselho de administração “continuará a zelar com rigor pelos padrões de governança da Petrobras, inclusive no que diz respeito às políticas de preços de produtos da companhia. Os membros da Diretoria Executiva têm mandato vigente até o dia 20 de março de 2021 e contam com o apoio do Conselho.”

A troca no comando da Petrobras acontece após o presidente Jair Bolsonaro fazer críticas à gestão da estatal devido às altas consecutivas no preço dos combustíveis.

Nesta terça-feira (23), Bolsonaro editou um decreto que obriga postos de combustíveis em todo o país a informar a composição do preço cobrado. O detalhamento deve estar em um painel em local visível.

Relacionadas
Dados do IBGE
Mesmo com nove meses seguidos de crescimento, produção ainda está abaixo de recorde 2011
Debandada?
Fevereiro interrompe três meses consecutivos de saldo positivo de entrada de investimento estrangeiro em meio a avanço da pandemia e risco fiscal e político.
Informação privilegiada?
Movimentação atípica sugere caso de insider trading e congressistas pedem ação da CVM
Mudanças na estatal
Membros do conselho foram indicados pelo Governo Federal e iriam seguir na gestão sob o comando do general Silva e Luna
QUEDA HISTÓRICA
Tombo representa maior queda desde o início da série histórica do IBGE, em 1996
Intervenção do BC
Moeda dos EUA opera em forte alta após mudanças em políticas de preços de combustíveis

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.