CENSO 2021

STF manda governo realizar Censo

Ministro Marco Aurélio Mello atendeu pedido do governo do Maranhão. Governo suspendeu censo por falta de orçamento
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o governo federal tome as providências para realizar o Censo. A decisão desta quarta-feira (28) veio após um pedido do governo do Maranhão.

O censo foi suspenso na semana passada pelo governo que confirmou que não havia recursos no orçamento de 2021. Por lei, o Censo deve ser realizado a cada dez anos e o último foi realizado em 2010.

O ministro Marco Aurélio, do STF. Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF/Fotos Públicas
O ministro Marco Aurélio, do STF. Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF/Fotos Públicas

Depois da decisão, Marco Aurélio determinou que o tema seja levado ao plenário e o julgamento deve acontecer no dia 7 de maio.

“Defiro a liminar, para determinar a adoção de medidas voltadas à realização do Censo, observados os parâmetros preconizados pelo IBGE, no âmbito da própria discricionariedade técnica”, declarou Mello na decisão.

Apesar disso, o sindicato nacional dos servidores do IBGE afirma que a realização do Censo neste ano é inviável.

“A pesquisa censitária é uma operação complexa, que não comporta improvisos, sob risco de comprometer a qualidade dos resultados. O IBGE não pode tirar o Censo da cartola sem garantia de recursos e cumprimento do cronograma necessário para a pesquisa”, afirma a nota do Assibge.

Nelson Marconi, professor da FGV-EAESP e coordenador do Centro de Estudos do Novo Desenvolvimentismo, destacou a importância do censo.

“O censo é fundamental porque ele faz justamente um retrato do país, de quase toda a população. A PNAD é uma amostra montada a partir das informações do censo, assim como outras pesquisas do IBGE. Se o censo não ocorre, a amostra fica desatualizada. E você tem uma série de indicadores sociais, de educação, que só são perguntados no censo. Então, ele é um banco de dados gigante sobre a realidade do Brasil”, afirmou Marconi.

Inscreva-se na newsletter
Relacionadas
Conteúdo patrocinado
Existem alternativas ao sistema público de previdência, confira no Guia do Cooperativismo Financeiro do Sicoob
CORTE NO ORÇAMENTO
Com corte no orçamento, universidades podem paralisar atividades no segundo semestre. Segundo Andifes, nenhuma instituição chega ao fim do ano com verba atual
Meio Ambiente
Desmatamento afeta regime de chuvas, o que prejudica produtividade e causa prejuízos. Estudo brasileiro foi publicado na “Nature Communications”
Comércio
Pesquisa mostra que 19% vão fazer PIX para suas mães. Itens mais citados foram roupas e acessórios
Teorias da conspiração
O deputado federal Fausto Pinato questiona a sanidade mental do presidente e diz que o Brasil está se isolando do mundo
TAXA DE JUROS
Elevação de 0,75 ponto percentual já era esperada pelo mercado. Alta foi motivada pela inflação

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.