Cultura

CINEMA

Malta: uma ilha de cinema!

Arquipélago no Mediterrâneo já foi cenário para mais de uma centena de filmes e séries

por Gabriela Lisbôa em 06/02/21 17:50

Eu adoro cinema! E quem não gosta? Imagine, então, a minha surpresa quando cheguei em Malta e descobri que a dona da casa onde eu iria me hospedar tinha sido figurinista de Gladiador, Tróia e outros 22 filmes e séries entre 1972 e 2014.

Dona Yvonne Cousin é uma viúva de 81 anos e tem um álbum de fotografias de dar inveja. No primeiro dia ela me mostrou fotos com Joaquin Phoenix, Angelina Jolie e dezenas de astros. Foi só aí que eu descobri que a ilha já foi cenário para mais de 100 filmes e séries!

Muita gente com quem eu converso nunca ouviu falar sobre Malta, então me deixa falar um pouco sobre esse pequeno paraíso antes de falar de cinema… Malta é uma ilha, na verdade um arquipélago, bem pequena, pouco mais de 300km² e com 400 mil habitantes. Hoje é um país independente, parte da União Europeia, mas foi colônia britânica até 1964. Por isso, o inglês é a língua oficial, junto com o maltês.

Vista da capital Valeta, a partir da vila Sliema, na costa leste da ilha mediterrânica.
Vista da capital Valeta, a partir da vila Sliema, na costa leste da ilha mediterrânica. Foto: J. Victor (Flickr – Domínio Público).

Em mais de 7 mil anos de história, a ilha foi dominada por diferentes povos: fenícios, árabes, romanos, franceses, espanhóis e, claro, britânicos, entre outros.  Por todos os lados existem construções e ruínas de todas essas culturas, prato cheio para quem procura cenários de época, isso sem contar nas praias… Acho que dizer que são cinematográficas é uma pieguice permitida!

As principais praias já foram bem exploradas pelo cinema. Quem não se lembra do filme A Lagoa Azul, clássico dos anos 80? Pois bem, algumas cenas foram gravadas na Blue Lagoon, em Comino, uma ilha que faz parte do arquipélago. Acredite: a água é exatamente como aparece no filme, transparente, com areia branca, um sonho! Para chegar lá você só precisa pegar o ferry no porto de Cirkewwa. Dá uns 30 minutos de viagem e o meu conselho é chegar cedo. A praia fica lotada perto do meio-dia. Eu peguei o primeiro ferry, às 9 horas no verão, e fiquei praticamente sozinha lá a manhã toda. Comino também foi cenário de outro filme: O Conde de Monte Cristo, de 2002. A bastilha onde o conde ficou preso continua lá.

Voltando a falar em dona Yvonne, uma das figuras recorrentes no álbum de fotografias é Brad Pitt, que esteve por lá em 2004 para gravar Tróia. O cenário foi o Fort Ricasoli, um complexo militar do século 17. Muitas construções na região são até mais antigas que Tróia, mas a produção achou melhor construir uma cidade cenográfica em uma área de 40.500m² dentro do forte.  Esse forte é quase um vilarejo e quem também apareceu por lá foi Rusell Crowe, no ano 2000, para gravar cenas do Gladiador.

Brad Pitt ainda voltou à Malta – e encontrou D. Yvonne – para gravar Guerra Mundial Z e À Beira Mar, filme dirigido pela então esposa Angelina Jolie, em que os dois fazem o papel de um casal em crise. Durante as filmagens, a família toda ficou na ilha de Gozo, em uma casa de pedra alugada perto das 3 locações: um restaurante, um hotel e uma praia chamada Mgarr ix-Xinin Bay. Inclusive, essa praia foi fechada para as gravações. Gozo é uma ilha menor do que Malta, mas maior do que a vizinha Comino – as duas são bem próximas e você chega em Gozo do mesmo jeito que chega em Comino.

Se você perguntar para D. Yvonne qual é o filme em que ela mais gostou de trabalhar, ela nem pisca antes de responder, é O Expresso da Meia-noite, de 1978. E ainda conta, toda orgulhosa, que ficou amiga do diretor, Alan Parker. E isso é verdade, ele esteve na ilha durante minha viagem para um festival de cinema e ficou feliz em reencontrá-la.

Yvonne Cousin ao lado do cineasta Alan Parker.
Yvonne Cousin ao lado do cineasta Alan Parker. Foto: Reprodução (Redes Sociais).

Provavelmente você não lembre, mas em 1979 uma jovem promessa chamada Robin Williams gravou seu primeiro longa metragem, Popeye. E adivinha onde foi construída a pequena cidade em que os personagens viviam? Exatamente, em Malta. A Popeye Village ainda existe. Os próprios moradores assumiram a conservação das casinhas coloridas feitas em madeira, uma vila de pescadores que virou um parque aquático com entrada gratuita. E você ainda pode encontrar os personagens da turma do Popeye e assistir filmes e desenhos animados. Tem até um documentário que conta como o lugar foi construído.  O interessante é que a ilha não tem madeira, o material foi importado e tudo foi feito em 6 meses. A vila só não abre no inverno, no mês de dezembro. O filme não foi um sucesso, mas a vila merece uma visita.

Malta foi cenário para muitas outras produções, como o Código Da Vinci, Fúria de Titãs e The Crown. Mas os lugares que eu mais gostei de ver foram os que serviram de cenário para Game of Thrones. Dá pra se sentir uma Stark andando pelas ruas estreitas da cidade medieval Mdina, a antiga capital da ilha. A emoção já começa no portão da cidade, cenário de Porto Real. Do lado de dentro você ainda vai encontrar uma casa bem familiar… É o bordel do Lord Baelish, que fica na Piazza Mesquita. Mdina parou no tempo. A cidade, que tem o melhor bolo de chocolate da ilha, é chamada de cidade silenciosa, e é silenciosa mesmo! Tive a impressão que todo mundo sussurra por lá. Eu fui à tarde e fiquei até a noite, quando a iluminação dá um charme especial às casas de pedra. Se você pretende jantar por lá, prepare-se! Os restaurantes são ótimos, mas caros.

A produção de GOT também usou o Fort Ricasolli e o Convento Dominicano. Mas a locação mais bonita, sem dúvidas, é a Azure Window, que fica em Gozo. Lá foi gravado o casamento de Daenerys Targaryen e Khal Drogo. A má notícia é que a rocha de 50 metros em forma de arco, uma janela para o mar, entrou em colapso e desabou em 2017. Mesmo assim, ainda vale a visita, apesar da água ser absurdamente gelada.

E se você ainda tiver tempo, pode tentar descobrir onde foram gravados tantos outros filmes nessa pequena ilha. Ou simplesmente escolha uma praia para relaxar antes do jantar típico maltês: coelho com vinho branco produzido na região.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR