Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Internacional

FRAUDE?

Conselho declara vitória eleitoral de Maduro, mas oposição contesta

Segundo o presidente do CNE, Elvis Amoroso, atual presidente obteve 51,2% dos votos, contra 44,2% do opositor Edmundo González, com 80% das urnas apuradas

por Sofia Pilagallo em 29/07/24 10:29

Presidente do CNE anuncia a vitória eleitoral do presidente Nicolás Maduro | Foto: Reprodução/CNE

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela anunciou nesta segunda-feira (29) que o presidente Nicolás Maduro venceu a eleição presidencial de domingo (28), mas os resultados foram contestados pela oposição, que denuncia fraude “grosseira”. Segundo o presidente do CNE, Elvis Amoroso, Maduro obteve 51,2% dos votos, contra 44,2% do opositor Edmundo González, com 80% das urnas apuradas.

A apuração demorou mais do que o imaginado e, nas horas de espera, o país mergulhou em tensão, com a oposição denunciando supostas irregularidades no processo e declarando ter vencido o pleito. A demora foi atribuída por Amoroso a supostos “ataques terroristas” ao sistema eleitoral, que serão devidamente investigados pelas autoridades.

Leia mais: Idosa é baleada em centro de votação na Venezuela

Momentos depois do anúncio, a principal líder da oposição, María Corina Machado, que foi impedida de participar da eleição e apoiou González, contestou o resultado. Vencedora das prévias da oposição com mais de 90% de apoio e favorita para vencer o atual presidente no pleito, ela foi inabilitada para ocupar cargos públicos por 15 anos, por decisão alinhada ao governo venezuelano.

“Ganhamos em todos os Estados do país e sabemos o que aconteceu hoje. Cem por cento das atas que o CNE transmitiu nós temos e toda essa informação aponta que Edmundo obteve 70% dos votos”, afirmou María Corina, que denunciou modificações “grosseiras” no resultado.

Segundo o professor Lucas Mondin Scherer, que conversou com o MyNews, “muitas agências de fora da Venezuela criticam o CNE, dizendo que o órgão eleitoral seria “uma extensão do partido de Maduro”. O sistema eleitoral da Venezuela é confiável, mas organizações internacionais como a Organização dos Estados Americanos (OEA), além dos Estados Unidos e da União Europeia, já denunciaram fraude em eleições anteriores. Partidos de oposição foram proibidos de participar, sendo rotulados pelo governo como marionetes “fascistas” alinhadas a potências estrangeiras. Desta vez, o presidente permitiu a participação da coalizão de partidos opositores, em acordo que resultou em um breve alívio nas sanções econômicas dos EUA.

Saiba quem é e como surgiu Nicolás Maduro:

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR