Consórcio Brasil Central desiste de compra da Sputnik V Grupo desiste de compra da Sputnik-v, mas reafirma interesse no imunizante contra a covid-19. Foto: Casa Rosada VACINA

Consórcio Brasil Central desiste de compra da Sputnik V

Seis estados e o Distrito Federal optaram por aguardar a decisão da Anvisa sobre o uso emergencial da vacina russa contra a Covid-19

00:00
  • O Consórcio Brasil Central (GO, MA, MT, MS, RO, TO e DF) desistiu da compra da vacina russa Sputnik V via Importação Excepcional Temporária.
  • O pedido de autorização foi protocolado na segunda‑feira, 7, e ainda não recebeu resposta da Anvisa.
  • A decisão segue as exigências da Anvisa, que limitou a vacina a 1 % da população nos estados do Nordeste e impôs restrições de uso.
  • O consórcio mantém interesse na vacina, mas aguardará a definição final da Anvisa sobre o uso emergencial.

O Consórcio Brasil Central, formado pelos estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins e o Distrito Federal, desistiu da compra de doses da vacina russa contra covid-19 Sputnik V por meio da chamada Importação Excepcional Temporária, concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O pedido para essa autorização foi protocolado na segunda-feira (7), e ainda não foi respondido pela reguladora.

Vacinas Sputnik-V chegando no aeroporto
Grupo desiste de compra da Sputnik V, mas reafirma interesse no imunizante contra a covid-19. Foto: Casa Rosada.

Na semana passada, a Anvisa liberou para o Consórcio do Nordeste a compra da Sputnik V, mas em circunstâncias específicas. O uso está limitado a 1% da população de cada estado, de lotes específicos liberados pela agência, sob a condição de ser suspensa a qualquer momento e com a proibição da vacina ser aplicada em quem já tenha tomado outro imunizante de covid-19 e em quem tenha qualquer tipo de hipersensibilidade, além de idosos, lactantes e mulheres em idade fértil.

Diante de tantas exigências, o Consórcio Brasil Central optou por aguardar a decisão final da Anvisa sobre o uso emergencial da Sputnik V, para só então comprá-la. Em nota, o grupo reafirmou seu interesse na compra da vacina.