O Brasil ainda está longe de controlar a transmissão da covid-19 e precisa intensificar a imunização. Dez Estados e o Distrito Federal precisam vacinar 45% ou mais para diminuir a quantidade de casos. A conclusão é de um estudo do grupo de pesquisa Ação Covid-19.
O levantamento realizou um ranking onde as maiores taxas de transmissão estão em Paraná, Roraima e Rio de Janeiro. A melhor situação está no Maranhão que tem menor taxa.
O professor da UFABC e coordenador do Ação Covid-19, José Paulo Guedes Pinto, explica que o objetivo é alertar os Estados.
“A vacinação anda a passos lentos no Brasil. É um dos países que menos vacina em termos relativos. Nosso estudo expressa as diferenças regionais. Tem estados que tem mais urgência para vacinar que outros. O estudo é um alerta de quais estados podem ter uma piora”, afirmou.
Os pesquisadores calcularam o percentual de vacinados em cada Estado para que a taxa de transmissão do vírus fique abaixo de 1, levando em conta a quantidade de vacinados e o avanço da doença.