Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Cultura

iNTERNACIONAL

Eleição no Peru segue indefinida e “Bolsonaro peruano” tem chances de segundo turno

Apenas o sindicalista Pedro Castillo está garantido no segundo turno e última vaga é disputada por três nomes

por Gabriela Lisbôa em 13/04/21 14:01

Os últimos dias foram de eleições no Equador e no Peru – dois países que enfrentam situações críticas em relação à pandemia.

No Peru, o caos no sistema de saúde e o medo de se contaminar fez com que muitos decidissem ficar em casa e não sair para votar. O alto índice de indecisos, que chegou a 40% uma semana antes das eleições, e o alto número de candidato, 18, favoreceu uma divisão apertada de votos, e algumas surpresas.

Nesta terça-feira (13), o resultado de 95% das urnas já foi apurado e o candidato mais votado é o sindicalista Pedro Castillo, que não aparecia entre os favoritos, e Keiko Fujimori, filha do ex-presidente e ditador Alberto Fujimori, aparece em segundo lugar. Todavia, apenas Castillo está garantido no segundo turno e Keiko disputa a última vaga com Rafael López Aliaga e Hernando de Soto.

Aliaga é conhecido como o “Bolsonaro peruano”. Ele é membro da Opus Dei, pratica o celibato e diz usar o cilício para conter seus desejos físicos. Enquanto isso, o candidato considerado favorito durante as pesquisas, o populista Yonhy Lescano, aparece em quinto lugar.

No Equador, país que já teve cinco ministros da saúde nessa pandemia, a votação já foi em segundo turno. O resultado deu a vitória para o candidato da direita Guillermo Lasso, com cinco pontos de vantagem. No Twitter, ele agradeceu aos equatorianos pela vitória. Já o candidato da esquerda, Andrés Arauz, reconheceu a derrota e telefonou para Lasso para dar os parabéns.

Lasso tem 65 anos, é ex-banqueiro, conservador, representante da direita considerada tradicional. Essa foi a terceira vez que ele concorreu para a presidência do Equador.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR