Cultura

CULTURA EM PORTUGAL

Frida Kahlo é tema de exposição sobre o feminino na modernidade

Exposição com obras inspiradas em Frida Kahlo acontece no Coletivo 284, em Lisboa, até dia 10 de abril. Entrada é gratuita.

por Redação em 24/03/22 18:35

Evento de abertura da exposição Imperfeitas, em março deste ano. Foto: Divulgação

O que é e o que significa ser mulher na sociedade moderna? A partir da resposta de Simone de Beuvoir, que escreveu em sua famosa obra O Segundo Sexo “não se nasce mulher, torna-se”, foi idealizada a exposição “Imperfeitas”, no Coletivo 284, localizado na cidade de Lisboa, em Portugal. A exposição é fruto da reunião de diversos artistas, em sua grande maioria mulheres, que se juntaram para criar, cada um à sua maneira e a partir de sua visão pessoal, uma imagem da pintora mexicana Frida Kahlo. 

A exposição, cuja abertura aconteceu no dia 8 de março, no Dia Internacional da Mulher, segue em cartaz até o dia 10 de abril com entrada gratuita. De acordo com a curadoria da exposição, o objetivo é “exaltar personagens femininas que construíram admiráveis e inspiradoras trajetórias de vida que serviram, e ainda servem, de inspiração para as mulheres diante da luta por espaços socioculturais historicamente dominados por homens”.

Esta é a segunda edição da exposição que foi idealizada enquanto trilogia, com a primeira edição lançada em 2021, a segunda neste ano e a terceira em 2023. Neste ano, 36 artistas participaram da exposição.

Para a artista brasileira Indiara Nicoletti Ramos, participante da exposição,  Frida Kahlo é um ícone social. “Uma grande mulher e uma grande artista transgrediu a dor e transformou suas questões pessoais em uma obra de arte universal. A arte serve para isso, para transpor e transmutar paradigmas, uma transformação pessoal e social. É sempre uma transformação social, uma transmutação através da arte”, declarou. 

Ela disse, ainda, que o projeto “surge a partir de uma obra de Frida Kahlo traz olhares de artistas de diversos países sobre as questões e contextos históricos do nosso mundo contemporâneo, é uma honra e uma alegria participar desse projeto”.

Confira abaixo galeria com parte das obras expostas:

Programação da exposição

O espaço funciona de sexta a domingo e há eventos especiais programados durante o período da exposição. Na sexta-feira (25) o arquiteto Ricardo Zuquete e o artista plástico Luís Espirito Santo produzem uma pintura ao vivo a partir de analogias entre os universos da arquitetura e das artes visuais. De acordo com a curadoria, a ideia é representar a realidade e a subjetividade físico-mental-emocional de Frida. Embalando a apresentação, está programada uma performance musical feita por Joana Anta Lobo. 

No sábado (26), a poetisa Ana Matias apresenta o texto “Frida Kahlo Corpo de Mulher”, cuja inspiração saiu da vida de Frida no calvário de suas limitações corporais, uma das razões pulsantes de seu gênio criativo.

Dia 30 de março, o artista Alireza Karini realiza releituras das obras Van Gogh, comemorando cento e sessenta e nove anos do nascimento do artista, onde Frida convida o mestre holandês a participar da exposição Imperfeita. Para a performance, Alireza vai utilizar inteligência artificial.

Já no dia 2 de abril, é realizada uma leitura encenada da peça “Mulher de Lot”, escrita pelo dramaturgo Tiago Lima. No texto, ele procura representar “a realidade interna do ser humano numa relação autofágica e a consequente anulação do outro”.

O último fim de semana da exposição, foi programado um jantar temático para o dia 8 de abril. Quem comanda o menu é o Restaurante Siesta. Enquanto a degustação acontece, performances e apresentações musicais de Mariachis e de Luís Espirito Santo devem completar a noite.

A exposição se encerra no dia 10 de abril com a apresentação da agência True Sparkle – Actors, em uma minipeça encenada de autoria de Sofia do Espírito Santo. De acordo com o Coletivo 284, é um preview da edição Imperfeita de 2023, onde Frida Kahlo convida  outra grande mulher, que enfrentou e venceu preconceitos e limites socialmente impostos.

Programação completa por dia 

25 de março

Ricardo Zuquete – live painting (aberto ao público da exposição)

26 de março

16h30 Poetisa Ana Matias – “Frida Kahlo Corpo de Mulher” (aberto ao público visitante da exposição)

30 de março

Aniversário de Van Gogh – Artista Alireza Karini (evento para convidados)

08 de abril

Jantar temático by Siesta*

09 de abril

21h Leitura encenada da peça “Mulher de Lot”*

10 de abril

Finissage e apresentação teatral e preview da “Imperfeita” 2023

*eventos com bilheteira

SERVIÇO

  • Exposição “Imperfeita” 1.2 
  • Coletivo 284, Rua das Amoreiras, 72 A, Lisboa, Portugal
  • De 11 de março a 10 de abril de 2022
  • Sexta a domingo das 11h às 19h
  • Entrada gratuita

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR