Cultura

Apelo

Governadores de 16 estados publicam carta pedindo o fim de ataques políticos e Fake News

Em tom de apelo e crítica, o documento faz referências à desinformação e à onda de agressões fomentadas pela atual crise sanitária

por Vitor Hugo Gonçalves em 30/03/21 22:09

Governadores de 16 estados assinaram uma carta aberta na noite desta segunda-feira (29) intitulada “Queremos Verdade e Paz!”, na qual demandam segurança para prosseguirem com seus trabalhos em meio à “crescente onda de agressões e difusão de Fake News”, acrescida pela pandemia.

Em um trecho do manifesto, os signatários afirmam que, ao lado de servidores públicos e profissionais do setor privado, “estão lutando muito para garantir atendimento de saúde e apoio social à população. Enquanto isso, alguns agentes políticos espalham mentiras sobre dinheiro jamais repassado aos estados, fomentam tentativas de cassação de mandatos, tentam manipular policiais contra a ordem democrática, entre outros atos absurdos.”

No domingo (28), a deputada federal Bia Kicis (PSL-DF), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, publicou uma mensagem em seu perfil no Twitter referente à morte do soldado da Polícia Militar Wesley Soares Góes, baleado após atirar contra agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) que negociavam sua rendição na orla do Farol da Barra, em Salvador. Kicis, que deletou a postagem horas depois, havia dito que o PM foi morto por “seus colegas por se recusar a fazer o indigno trabalho de perseguir e prender trabalhadores”.

Outra crítica foi contra as autoridades federais, que cooperam com “procedimentos repugnantes”, os quais não condizem com as diretrizes democráticas impostas pela Constituição.

Por fim, retomando o enfrentamento à pandemia, os governadores agradeceram os servidores públicos e profissionais empenhados em combater a covid-19, em especial as forças policiais.

Assinaram o documento: Rui Costa (BA), Flavio Dino (MA), Helder Barbalho (PA), Paulo Câmara (PE), João Doria (SP), Ronaldo Caiado (GO), Mauro Mendes (MT), Eduardo Leite (RS), Camilo Santana (CE), João Azevedo (PB), Renato Casagrande (ES), Wellington Dias (PI), Fátima Bezerra (RN), Belivaldo Chagas (SE), Reinaldo Azambuja (MS) e Waldez Goés (AP).

Íntegra da carta:

“CARTA DOS GOVERNADORES: QUEREMOS VERDADE E PAZ!

Os governadores manifestam sua indignação em face da crescente onda de agressões e difusão de Fake News que visam a criar instabilidade institucional nos Estados e no País. Vivemos um período de emergência na saúde, e a vida de todos os brasileiros está em grave risco.

Os governadores, juntamente com os servidores públicos e profissionais do setor privado, estão lutando muito para garantir atendimento de saúde e apoio social à população. Enquanto isso, alguns agentes políticos espalham mentiras sobre dinheiro jamais repassado aos estados, fomentam tentativas de cassação de mandatos, tentam manipular policiais contra a ordem democrática, entre outros atos absurdos.

Registramos especialmente o nosso protesto quando são autoridades federais, inclusive do Congresso Nacional, que violam os princípios da lealdade federativa.

Governadores divulgam carta denominada "Verdade e Paz" solicitando o fim de ataques políticos e Fake News
Governadores divulgam carta denominada “Verdade e Paz” solicitando o fim de ataques políticos e Fake News. Foto: Reprodução: MyNews.

Conclamamos o Presidente da República, os Presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, bem como o Presidente do Supremo Tribunal Federal, para que adotem todas as providências de modo a coibir tais atos ilegais e imorais.

Os Estados e todos os agentes públicos precisam de paz para prosseguir com o seu trabalho, salvando vidas e empregos. Estimular motins policiais, divulgar Fake News, agredir Governadores e adversários políticos, são procedimentos repugnantes, que não podem prosperar em um país livre e democrático.

Finalmente, sublinhamos a nossa gratidão a todos os servidores públicos e profissionais que têm atuado incessantemente para vencermos a pandemia. Merecem especial destaque as forças policiais, que têm a nossa solidariedade e apoio em relação a reivindicações justas quanto à vacinação, pleito em análise no âmbito do Ministério da Saúde pela Comissão Intergestores Tripartite – CIT.

Brasília, 29 de março de 2021.”

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR