Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Cultura

BUTANVAC

Governo de SP anuncia a Butanvac, vacina 100% nacional

Imunizante foi desenvolvido pelo Instituto Butantan que pedirá autorização para testes à Anvisa

por Hermínio Bernardo em 26/03/21 10:46

O governo do Estado de São Paulo anunciou a criação de uma nova vacina contra a covid-19. A Butanvac foi desenvolvida pelo Instituto Butantan que vai pedir ainda nesta sexta-feira (26) uma autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para começar os estudos com voluntários.

João Doria (PSDB) anuncia a Butanvac, primeira vacina nacional contra a covid-19.
João Doria (PSDB) anuncia a Butanvac, primeira vacina nacional contra a covid-19. Foto: Governo do Estado de São Paulo (Flick).

“Protocolaremos esse material ainda hoje e vamos dialogar intensamente com a Anvisa para que ela perceba a importância da autorização do início desses estudos clínicos o mais rapidamente possível, para que possamos em um mês e meio, dois meses e meio, terminar essa fase de avaliação clínica e iniciar a produção”, disse o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas.

A expectativa é de que os testes comecem em abril e a produção das doses em maio, mas esse cronograma depende do aval da Anvisa. O governador João Doria (PSDB) disse que 40 milhões de doses estarão disponíveis a partir de julho.

Doria também disse que vai enviar todas as informações da Butanvac para a Organização Mundial da Saúde. O objetivo é de que a OMS acompanhe o desenvolvimento dos testes clínicos desde o início. O governador prometeu ainda vacinar todos os cidadãos de São Paulo até o fim do ano.

Além do Brasil, a Butanvac será testada no Vietnã e na Tailândia. Nas fases 1 e 2, serão 1.800 voluntários. Já na fase 3, serão cerca de 9 mil pessoas participando da última etapa que vai definir a eficácia do imunizante.

Dimas Covas declarou que a Butanvac usa a mesma tecnologia da vacina da gripe com base em ovos de galinha e, portanto, é mais barata e segura.

A vacina tem produção totalmente nacional e começou a ser desenvolvida há um ano.

“Um grande avanço da ciência brasileira a serviço da vida. Fizemos todos os enfrentamentos desde abril do ano passado para colocar a vacina no braço dos brasileiros. E hoje temos a oportunidade de apresentar uma nova vacina. Esperamos poder oferecê-la a partir de julho. A Butanvac é uma resposta aos negacionistas”, declarou Doria.

Vacina Butanvac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em São Paulo.
Vacina Butanvac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em São Paulo. Foto: Governo do do Estado de São Paulo (Flickr).

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR