Itamaraty confirma compra da vacina de Oxford produzida na Índia Após indefinição
  • du
  • 6 de janeiro de 2021
  • 0 comentários
  • Cultura

Itamaraty confirma compra da vacina de Oxford produzida na Índia


Vacina contra a Covid-19
Vacinas contra a Covid-19 já são aplicadas em dezenas de países. Brasil ainda não começou o processo.
(Foto: Lisa Ferdinando)

O Ministério das Relações Exteriores confirmou nesta terça-feira (5) a importação pelo Brasil de 2 milhões de doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório Astra/Zeneca, que está sendo produzida na Índia. Segundo o Itamaraty, as doses chegam ao país ainda em janeiro.

A importação será feita pela Fiocruz e recebeu aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Vale ressaltar que ainda não há autorização para aplicação da vacina na população.

O imunizante desenvolvido pelas duas instituições é a base do plano nacional de vacinação anunciado em 16 de dezembro pelo governo federal, via Ministério da Saúde.

O Instituto Serum, responsável pela fabricação da vacina na Índia, havia anunciado na segunda-feira (4) que só começaria a exportação do imunizante após vacinação na população local. Nesta terça, em novo comunicado divulgado, o instituto voltou atrás e informou que a exportação será permitida a todos os países.

Além da importação, a Fiocruz também será responsável pela produção da vacina da Oxford no Brasil. O processo de importação das doses vindas da Índia é uma tentativa de acelerar o início da vacinação no Brasil, já que a Fiocruz ainda não terá doses disponíveis para este início de ano.

O Ministério da Saúde estima que a vacinação no país deve começar entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro. No entanto, tal previsão depende que os fabricantes obtenham o registro dos imunizantes junto à Anvisa.

Relacionados