Processo de importação das doses é uma tentativa de acelerar o início da vacinação no país
por Fernanda Oening em 06/01/21 07:01
O Ministério das Relações Exteriores confirmou nesta terça-feira (5) a importação pelo Brasil de 2 milhões de doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório Astra/Zeneca, que está sendo produzida na Índia. Segundo o Itamaraty, as doses chegam ao país ainda em janeiro.
A importação será feita pela Fiocruz e recebeu aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Vale ressaltar que ainda não há autorização para aplicação da vacina na população.
O imunizante desenvolvido pelas duas instituições é a base do plano nacional de vacinação anunciado em 16 de dezembro pelo governo federal, via Ministério da Saúde.
O Instituto Serum, responsável pela fabricação da vacina na Índia, havia anunciado na segunda-feira (4) que só começaria a exportação do imunizante após vacinação na população local. Nesta terça, em novo comunicado divulgado, o instituto voltou atrás e informou que a exportação será permitida a todos os países.
Além da importação, a Fiocruz também será responsável pela produção da vacina da Oxford no Brasil. O processo de importação das doses vindas da Índia é uma tentativa de acelerar o início da vacinação no Brasil, já que a Fiocruz ainda não terá doses disponíveis para este início de ano.
O Ministério da Saúde estima que a vacinação no país deve começar entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro. No entanto, tal previsão depende que os fabricantes obtenham o registro dos imunizantes junto à Anvisa.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR