Em parceria com o Instituto Butantan, município de SP pretende vacinar 30 mil habitantes e atingir imunidade de rebanho
por Vitor Hugo Gonçalves em 17/02/21 10:51
O município de Serrana, interior de São Paulo, dá início nesta quarta-feira (17) ao plano de vacinação em massa contra a Covid-19. Receberão o imunizante voluntários da cidade cadastrados em um estudo clínico inédito do Instituto Butantan, referente à análise efetiva da CoronaVac na diminuição da taxa de transmissão do vírus.
Os pesquisadores pretendem também identificar o impacto sobre as internações, mortes e tempo que a cidade demandará para consolidar o fenômeno da imunidade de rebanho.
Durante a manhã, na Escola Municipal Professora Maria Celina Walter de Assis, uma cerimônia marcou o começo do projeto. Participam do evento o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, e o prefeito de Serrana, Leonardo Capitelli (MDB).
Segundo o cronograma estabelecido, ao menos 30 mil moradores devem receber o antiviral (primeira e segunda dose) até o mês de abril – a cidade possui 45.844 habitantes. A publicação dos estudos, de acordo com o Instituto, está prevista para a segunda semana de maio.
As vacinas utilizadas na pesquisa são exclusivas para a realização das análises clínicas, não interferindo na distribuição e logística dos lotes ao restante do país.
Apenas moradores da cidade estão habilitados para receber as doses (menos mulheres grávidas ou em amamentação, quem teve febre nas últimas 72 horas e portadores de doenças graves).
Em 2020, antes mesmo do anúncio oficial, a prefeitura de Serrana já havia mapeado a população por intermédio de um censo realizado com o Instituto Butantan, o Hospital Estadual e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), para evitar que cidadãos de fora do município se mudassem apenas para conseguirem a vacina destinada ao estudo.
Aqueles que receberem a primeira dose, deverão, antes de serem vacinados, assinar um termo de consentimento, passar por atendimento médico, ter uma amostra de sangue coletada e, por fim, ficar em observação após receber o imunizante – o processo completo pode demorar até uma hora e meia por voluntário.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR