A interrupção temporária da emissão de vistos foi motivada pela suspensão de voos entre Brasil e Portugal
por Fábio Mallon em 06/02/21 14:31
Em virtude da situação epidemiológica no Brasil, o governo português suspendeu os voos entre os dois países até o dia 14 de fevereiro. Com isso, a tramitação de vistos, que deve ser feita ainda no Brasil, encontra-se paralisada.
Mas para os brasileiros interessados em residir em Portugal, o início do processo de aquisição dos mais diversos vistos de residência já pode começar com a busca dos documentos. Como cada pedido de visto impõe uma lista de documentos específicos, este pode ser o momento ideal para priorizar esta etapa.
Com o fechamento das fronteiras para não residentes e cidadãos portugueses, muitos brasileiros têm optado por adiantar seu processo de visto. Desta maneira podem usufruir da entrada em território europeu.
Vistos mais buscados por brasileiros
Segurança e qualidade de vida são os dois principais fatores que já levaram mais de 150 mil brasileiros a viver legalmente em Portugal. Além disso, o clima mais ameno, a facilidade da língua e novas oportunidades profissionais motivam cada vez mais pessoas do Brasil a atravessar o Atlântico.
Entre os vistos de residência mais procurados está o visto D7 ou visto de titulares de rendimento no Brasil e de aposentados. Ele permite viver em terras portuguesas com uma renda fixa e comprovada no Brasil, como investimentos financeiros, aposentadorias, direitos autorais e aluguéis de imóveis. E ainda possibilita trabalhar legalmente. Por se tratar de um país adaptado para aposentados, Portugal tem regiões que são o sonho de consumo dos idosos, como Cascais e a região do Algarve.
Há também os vistos para empreendedores, que fazem parte do processo de incentivo do governo português para qualificar ainda mais sua economia. O visto D2 para empreender como autônomo é o mesmo para quem deseja abrir um negócio novo em Portugal ou internacionalizar sua atividade do Brasil. Da mesma maneira, alinhado ao cenário efervescente mundial, há o Startup Visa.
Para quem deseja estudar e até trabalhar em Portugal, o visto D4 pode ser solicitado com a matrícula ou carta de aceitação de instituições de ensino em mãos. Acesso a universidades seculares e a chance de incrementar o currículo levam todo ano muitos estudantes brasileiros a fazer pós-graduação, mestrado e doutorado no país.
O visto D1, que é dedicado a trabalhadores contratados, também tem muita procura, porém ele deve ser solicitado ainda no Brasil com o contrato firmado ou promessa de emprego com uma empresa sediada em Portugal.
Já para os investidores estrangeiros, o governo português estabeleceu a Autorização de Residência para Atividade de Investimento desde 2012. O chamado Golden Visa, pode ser obtido através da aquisição de bens de imóveis acima de 500.000 €, transferência de pelo menos 350.000 € para fundos de investimento, entre outros investimentos. Mas as regras para a concessão da autorização de residência tem mudado ao longo dos anos e a partir de julho de 2021 mais exigências serão adicionadas.
Fábio Mallon – www.nacionalidadeportuguesa.com.br
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR