País estava entre os pioneiros do tratado. Protestos foram realizados contra decisão
por Liliane Machado em 20/03/21 18:04
Milhares de pessoas protestaram neste sábado (20) na Turquia. O motivo foi a decisão do presidente Recep Tayyip Erdogan de abandonar a Convenção de Istambul. O tratado europeu tem o objetivo de prevenir a violência contra as mulheres.
“Anule a decisão, aplique o tratado!”, gritaram milhares de pessoas reunidas em Istambul, exigindo que Erdogan reverta a decisão de abandonar a convenção, promovida pelo Conselho da Europa e assinada por 45 países em 2011.
A Turquia é o primeiro país a abandonar a convenção, depois de ter sido o primeiro a ratificá-lo. O país estava entre o grupo de 14 Estados pioneiros, que assinaram o documento.
De acordo com críticos políticos, o país nunca implementou a convenção na prática. Já na opinião de críticos conservadores há a defesa de que o tratado impulsiona a homossexualidade por usar termos como gênero, orientação sexual e identidade de gênero.
A Turquia registou 284 assassinatos sexistas de mulheres em 2020, de acordo com estimativas de Bianet, uma ONG responsável por identificar casos há uma década na ausência de números oficiais.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR